Resenha | O silêncio das águas (Elementos #3), de Brittainy Cherry

quarta-feira, 3 de maio de 2023

 O quanto nossa vida pode se transformar após um trauma, principalmente na infância? É exatamente o que acompanhamos ao longo da leitura de "o silêncio das águas".

Brittainy Cherry

Esse é o terceiro livro da série Elementos, mas as obras são independentes.
Os livros podem ser lidos em qualquer ordem. Então essa resenha não contém spoiler.


Começamos essa história conhecendo Maggie May, uma personagem que, inicialmente, tem 6 anos e se mudou para uma nova casa e agora tem uma nova família. Era o momento certo dela e seu pai recomeçarem.

Quando ela chega nessa nova casa, ela conhece sua nova irmã e irmão e, consequentemente, o amigo de seu irmão que também é vizinho e sente que se casará com Brooks Griffin.

Ele, é claro, nega que casará com ela em algum momento. Afinal, ele apenas fez um gesto fofo com ela e a acha uma garota irritante, que vive dando risadinhas e falando muito.

Mas quando eles chegam aos dez anos, Maggie prepara o casamento deles em um lugar muito especial. Mas enquanto Brooks não chega (e ela nem sabe se ele irá aparecer), Maggie explora o local e é quando presencia um acontecimento aterrorizante à margem de um rio e isso afeta completamente a sua vida, deixando-a sem voz.

E a partir desse acontecimento que mudou completamente sua vida que vamos conhecer o crescimento de uma personagem com ataques de pânico, com medo de sair de casa e seu único refúgio são nos livros.

    

Se tem livro mais intenso do que esse da Brittainy Cherry, acho que desconheço. Logo quando comecei a leitura de "o silêncio das águas", já fiquei realmente presa na trama, pois percebi que a autora iria explorar desde a infância da personagem até a sua vida adulta.

Logo no começo temos toda a inocência e amor infantil de uma personagem cheia de sonhos. Uma criança de seis anos que ficou completamente apaixonada pelo amigo de seu irmão através de um gesto fofo e cuidadoso, só me deixou com o coração quentinho.

Mas claro que estamos falando de Brittainy, né? E ela não perde tempo em colocar drama e traumas na vida dos personagens. E foi exatamente o que aconteceu, quando a personagem estava com dez anos, que ela viu algo que mudou completamente a sua vida. Aquilo era o início da sua nova jornada.

E é doloroso e difícil de absorver tudo isso, sabe? Porque o que foi relatado é algo realmente chocante e apavorante, e que acabou mudando completamente a vida de uma criança, fazendo com que ela não conseguisse falar sobre o que viu e muito menos conseguisse usar sua voz de novo.

Além disso, o trauma causado na Maggie a deixou isolada do mundo. Ela não conseguia sair de casa, não conseguia se comunicar com outras pessoas. Tudo que ela fazia era escrever em seu quadro branco para expressar alguns pensamentos. Mas o seu maior refúgio foi através dos livros.

Quando leio algo assim, vendo personagens enfrentando situações delicadas e encontrando respostas atrás de obras, isso aquece meu coração, pois mostra o verdadeiro poder dos livros. Mostra em como palavras podem nos ajudar nos momentos mais escuros de nossas vidas. Livros são e sempre serão um dos maiores refúgios.

E aí, ao longo dos anos, ela e Brooks foram criando uma conexão muito forte de amizade. Ele, é claro, tem sentimentos ocultos por ela, assim como ela tem por ele. Mas como seria possível fazer uma relação dar certo? Ela jamais privaria Brooks que viver seus sonhos, principalmente com sua música. Então é por isso que eles mantém tudo na friend zone.

Brittainy Cherry foi explorando as diversas fases da vida da personagem ao longo dos capítulos. Acompanhamos Maggie na infância, na adolescência e também na fase adulta que é quando diversas coisas desenrolam na história. E sem dúvidas isso me deixou completamente envolvida e presa na trama.

Agora vamos falar de Brooks? Se logo na infância já percebemos um personagem todo carinhoso com outra criança, isso não diz muito sobre o homem que ele irá se tornar? Foi exatamente o que aconteceu! Acredito que ele tenha sido o personagem masculino mais maravilhoso que já li nas obras da autora.

Fiquei realmente apaixonada com a forma que ele foi trabalhado. Aquele personagem que não tem medo de expor seus sentimentos, que faz o possível para proteger as pessoas que ele ama, principalmente a Maggie. Um personagem que tem um coração enorme e que é muito fácil de se apaixonar.

Minha única ressalva com o livro foi na questão do final, quando descobrem o que atormentou a vida inteira de Maggie. Aqui eu achei que a Brittainy se perdeu um pouco em revelar algo que não fazia sentido, afinal, já haviam passado 20 anos. Como tal coisa seria possível ainda? E depois dessa revelação, tudo aconteceu de uma maneira muito rápida.

Exceto isso, "o silêncio das águas" é, sem dúvidas, o meu xodó da série Elementos. É aquele livro que traz um aperto gigantesco no coração, mas também aquece em diversos momentos com atitudes incríveis e que nos mostra que não importa como um trauma afeta nossas vidas, precisamos encontrar maneiras de usar a nossa voz. Não necessariamente falando, mas sempre temos muito o que dizer e sempre haverão pessoas para ouvir. É preciso ter esperança e nunca desistir.


*Obra disponível no Kindle Unlimited. Se você não é assinante, teste grátis por 30 dias!


Você pode gostar também:

Resenha de outros livros da Brittainy Cherry:


Brittainy Cherry
Título original:
Escritora: Brittainy Cherry
Editora: Record
Páginas: 350
Ano: 2022
Gênero: drama / romance
Classificação: +16

SINOPSE
Com apenas 10 anos, Maggie May já tem certeza de que se casará com Brooks Griffin, o melhor amigo de seu irmão. Ele foge dela a todo custo, mas, no fundo, até que gosta daquela garota irritante, que vive dando risadinhas atrás dele. Porém, Maggie presencia um acontecimento aterrorizante à margem de um rio, e o trauma é tão grande que ela acaba perdendo a voz. Ao longo dos anos, Maggie aprende a conviver com os ataques de pânico e, sem conseguir sair de casa, encontra refúgio nos livros. A única pessoa capaz de compreendê-la é Brooks, que está sempre ao seu lado. A paixonite da infância se transformou em amor. Mas será que o forte sentimento que os une poderá resistir a um acontecimento inesperado, que os forçará a navegar por caminhos diferentes?

Postar um comentário