Resenha | Vergonha, de Brittainy C. Cherry

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Nunca devemos julgar um livro pela capa, não é mesmo? Mas tenho que confessar que essa capa de “vergonha”, lançamento do grupo editorial record, não me chamava atenção. Porém, após ler a sinopse e ser de uma autora bem-conceituada, dei uma chance e me surpreendi do começo ao fim!

Brittainy C. Cherry

O ENREDO

Vergonha” vai contar a história de dois personagens que estão passando por momentos difíceis em suas vidas e procuram uma forma de amenizar todo o sofrimento.

De um lado temos Grace Harris: uma mulher que passou por diversos abortos espontâneos e acabou de descobrir a traição do seu marido com uma pessoa que ela mais admirava nesse mundo! Completamente perdida e sem saber o que fazer, ela decide voltar para a sua cidade natal e tentar uma nova vida.

Do outro temos Jackson: um homem que está sofrendo desde a morte de sua mãe, há anos. Para piorar, seu pai se tornou um bêbado e a preocupação diária de encontrá-lo morto só aumenta. Todo o seu sofrimento o transformou em outro homem, um homem diferente e que ficou conhecido na cidade por toda a sua fama.

"Tudo bem amar alguém mesmo que essa pessoa tenha lhe feito muito mal. Você não pode fingir que seus sentimentos não existem porque tem medo do que esses sentimentos possam significar. Às vezes, a coisa mais difícil do mundo é amar alguém que partiu seu coração." (pág. 103)
Brittainy C. Cherry
Nessa volta para a cidade e na busca de curar o coração partido, Jackson e Grace irão realmente se conhecer. Vão buscar conhecer o melhor de cada um, deixar todas os problemas entre suas famílias no passado e buscar a força necessária em cada um. Afinal, dois corações partidos juntos podem encontrar uma solução.

E é nessa jornada de autodescoberta que muitas histórias irão se revelar e muitos acontecimentos serão surpreendentes.

OS PERSONAGENS

Como posso descrever dois personagens que estão totalmente feridos por conta dos acontecimentos da vida, mas que buscam força e uma maneira de sempre deixar o outro feliz? Devo dizer que Jackson e Grace são esses personagens criados pela Brittainy.

No começo achei que não me apegaria em nenhum momento ao Jackson devido ao seu jeito de ser. Mas em cada capítulo e cada nova revelação de acontecimentos que o tornou assim, percebi que era apenas uma camada externa que ele criava para não demonstrar fraqueza. E devo dizer: impossível não se apaixonar por ele.

Já a Grace me mostrou aquela mulher totalmente determinada e forte! Sofreu todos os boatos da cidade, enfrentou a traição de seu marido de cabeça erguida e soube dar a volta por cima em tudo. Uma mulher que realmente estava despedaçada, mas pronta para aguentar as “pancadas” da vida. Muita admiração por ela!

Devo dizer que alguns personagens me deixaram completamente irritada, como o caso da mãe de Grace, apesar de todas as suas atitudes iniciais terem sido esclarecidas no final. De qualquer forma, se você for ler este livro, fica a dica para criar a maior raiva do mundo (inicialmente) por ela.

Brittainy C. Cherry

A NARRATIVA

Esse foi meu primeiro contato com a Brittainy C. Cherry e devo confessar que todos os elogios que você encontra dela por aí faz jus ao nome! Ela tem aquela escrita leve e viciante, que prende a atenção desde a primeira página.

O que eu mais gostei na narrativa foi conhecer um pouco mais do ponto de vista de cada personagem. Amo quando um autor traz o ponto de vista de ambos! Isso deixa a história ainda mais emocionante e faz com que viva tudo com mais intensidade.

"Porque amor - amor de verdade - não significava ter as mesmas crenças. Não significava que tínhamos que pensar em todos os assuntos. O amor de verdade significava uma compreensão mútua. Um respeito pelos sonhos, pela esperança, pelos desejos e pelos medos." (pág. 401)

Os capítulos também são curtos, o que deixa a leitura ainda mais fluída. É quase impossível você não se apaixonar pelo Jackson em algum momento ou até mesmo se identificar com a Grace. É possível devorar as páginas em poucos dias.

FINALIZANDO...

Brittainy C. Cherry
Sabe quando dois personagens estão com o coração partido, mas precisam ficar juntos para se conhecer e descobrirem quem são de verdade? Foi o que aconteceu com Jackson e Grace: muitas decepções, mas precisavam encontrar um jeito de enxergar a vida com outros olhos.

O livro tem muitas mensagens importantes, principalmente se conhecer, saber a sua essência e quem você é de verdade. Não precisa de ninguém te dizendo quem você deve ser ou como deve seguir seu caminho. Você só precisa seguir seu coração e se sentir bem com você mesma. Isso é o mais importante!

Vergonha” é um livro muito além da capa! Não podemos julgar um livro pela capa, então aqui eu digo: não julgue este! Ele vai te trazer muitas lições, seu coração vai ficar partido junto com os personagens, mas no final, vai trazer um quentinho no coração. Arrisque-se nessa leitura e viva todas as surpresas.


Avaliação: 4,5 ❤ - adicione no skoob: vergonha
*livro recebido em parceria com o grupo editorial record.

Título original: Disgrace
Escritora: Brittainy C. Cherry
Editora: Record 
Páginas: 420
Lançamento: 2019
Gênero: romance / jovem adulto


SINOPSE
Um amor inesperado que surge de forma inusitada e arrebata a vida de Grace Harris. Grace Harris está perdida e sozinha em sua casa em Atlanta depois que o homem que ela pensou que ficaria a seu lado pelo resto da vida traiu sua confiança, partiu seu coração e saiu de casa, deixando seu casamento em suspenso. Grace resolve, então, passar o verão com a família em Chester, sua cidade natal, para respirar, dar um tempo de tudo. Sua vida está uma bagunça e o que ela precisa no momento é de um pouco de gentileza e compaixão.
Por incrível que pareça, Grace encontra isso na pessoa mais improvável de todas: Jackson Emery, a ovelha negra da cidade. Conhecido como a erva daninha de Chester, ele é sinônimo de encrenca, e não faz nada para mudar essa imagem. Tendo perdido na infncia o que havia de mais valioso na vida, Jackson se tornou um homem amargurado e não dá a mínima para o que pensam dele. Os caminhos de Grace e Jackson acabam se cruzando de um jeito inusitado e a tristeza profunda que carregam atrai os dois como ímã. Ambos sabem que não foram feitos um para o outro, mas, como tudo vai acabar mesmo com o fim do verão, resolvem deixar rolar e se entregar a uma diversão passageira.
Porém, o que Grace não imaginava é que seu coração, já destroçado, seria obrigado a aprender que certos relacionamentos são capazes de causar dores muito profundas, e que é sempre preciso fazer uma escolha.

34 comentários

  1. Oi Fabiana, tudo bem? Esse livro está recebendo ótimos comentários mesmo e isso só me motiva mais a querer ler. Quando li a série Elementos me encantei com a escrita da autora, a fluidez da narrativa e como consegue abordar temas tão intensos em uma história que simplesmente voa pelas páginas. Preciso dizer que essa capa apelativa está terrível e acho que muitas vezes as editoras pecam nisso, mas concordo em não julgar o livro pela capa, mas por favor, né, poderiam ter caprichado mais.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ter sido meu primeiro contato com a autora, já posso afirmar que amei a escrita dela e quero ler mais livros! Infelizmente a editora pecou na capa, pois é realmente apelativa. De resto, é um excelente livro com uma excelente trama.

      Excluir
  2. Já li coisa dela e amei demais, não vai pela capa mesmo xD
    Adorei a ideia desse novo livro e já fiquei foi na torcida pela garota. Ê vida difícil hein...
    Só pelas coisas que ela tem que passar já me interessei demais pela história e imagino que vá ficar torcendo ppr um final feliz pra ela. Mais um da autora na lista de desejados e sei que vou amar. Adoro o jeito da escrita dela, as narrativas sempre me prendem bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala! Não sou fã das outras capas da autora, mas ainda me motivava mais a ler do que essa xD haha. É um livro com uma premissa muito boa e que realmente prende a atenção do leitor do começo ao fim. Garanto que você vai amar!

      Excluir
  3. Olá,
    Eu quero muito ler esse livro, pois já vi muito gente falando bem dele.
    Não sei o que pensar sobre essa autora, porque já li dois livros dela e gostei muito de um, mas não gostei do outro livro :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que um não tenha te agradado, mas quem sabe esse muda sua opinião?! Como foi meu primeiro contato com a autora, eu digo que me apaixonei!

      Excluir
  4. Também não gosto dessa capa, as capas daquela serie Elementos são bem melhores, mas não julgue pela capa neh. To vendo muito elogios a esse livro, e to pensando em ler o mesmo. O meu preferido dela é "o silencio das aguas". Muuuuito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre acaba julgando um livro pela capa e foi o que aconteceu comigo neste livro :x mas me surpreendi tanto... Ainda não li esse da autora, mas todo mundo ama! Quero dar uma chance.

      Excluir
  5. Olá Fabiana!
    A boa dramatização dos personagens somada à escrita dinâmica da autora corroboram para que a experiência literária seja bem profunda, porém fácil de assimilar. O trabalho de Cherry nos protagonistas é o ponto alto da trama, pois vamos acompanhando o desabrochar de uma nova camada capaz de curar as feridas do passado marcante de ambos, e claro que isso faz com que rapidamente nos peguemos apegados aos personagens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela realmente soube como trabalhar na trama dos personagens. Isso me conquistou infinitamente. Fiquei curiosa para ler mais obra da autora.

      Excluir
  6. Haha... o modelo é lindo, mas para uma capa literária é totalmente desnecessário. Sou fã dessas capas não.
    Mas... em compensação, amo Brittainy C. Cherry.
    Estou desejando esse livro e sua resenha me deixou mais ansiosa para ler.
    Feliz que seja uma história de partir o coração.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou fã dessas capas apelativas. Sempre remete ao hot e por isso geralmente nem leio haha. Mas... eu amei a história e super recomendo a leitura! Espero que o livro te agrade também.

      Excluir
  7. Olá!
    Adorei muito a capa do livro em..(kkk)
    A trama é bem interessante, tem uma premissa ótima e que me deixou muito interessada em ler. Já li muitos comentários super positivos dessa autora e tenho livro dela em minha estante e espero muito ter a oportunidade de ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu já não gosto da capa, mas amei muito a história. Aproveite a oportunidade para conhecer. Nunca tinha lido nada da autora até esse livro e me encantei demais! Com certeza você vai amar.

      Excluir
  8. Olá Fabiana!
    Já ouvi bastante elogios a autora e tenho que admitir que tenho vontade de ler algo dela. A capa não é tão ruim, mas não co diz muito com a mensagem que o livro passa não é? Pelo menos foi o que me pareceu num primeiro momento. Gosto de ver quando os personagens se apoiam um no outro para criar forças e superar as dificuldades da vida. Pode deixar que vou anotar aqui odiar a mãe da protagonista.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O personagem é praticamente como a capa mostra: forte, malhado e garanhão, sabe? Mas, de qualquer forma, toda a trama por trás disso realmente não faz sentindo com a capa. Achei incrível o apoio de um personagem com o outro. Isso é tão importante para diversos momentos!

      Excluir
  9. Olá!
    Por acaso nunca ouvi falar da escritora… Mas o livro parece ter uma mensagem bastante forte e, concordo que a capa tenha a ver com a história. Pois, por vezes, como diz "dois corações partidos", a dica está em entregar-nos novamente para tentar buscar a felicidade noutro lugar.
    Gostei muito do seu artigo e, a forma como explica todo o livro ;)
    Beijinho


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Dê uma chance para a autora. Garanto que você vai se deparar com histórias maravilhosas, assim como essa.

      Excluir
  10. Oi Fabi, tudo bem? EU nunca li nada dessa autora e julguei o livro pela capa. Quando vi este livro pelo instagram na época que foi lançado, imaginei que fosse só mais um hot. E lendo sua resenha me dei conta de assuntos importantes presentes na trama. Admito que se me basear pela capa, perco a vontade. Mas sua resenha me instigou <3 fiquei curiosa e com vontade de ler

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase automático julgar esse livro pela capa, né? haha. Fico feliz que minha resenha tenha despertado seu interesse. Garanto que você vai amar esse livro!

      Excluir
  11. Oi, Fabiana!
    Nunca li nada da Brittainy C. Cherry mas tenho interesse em conhecer sua escrita... Em relação a Vergonha, gostei da trama; amo personagens iguais a Grace, forte e determinada, que mesmo passando por problemas segui de cabeça erguida... Bom saber que há o ponto de vista de ambos os protagonistas, prefiro quando o livro é narrado dessa forma.
    Eu sinceramente não gostei muito da capa mas pretendo ler Vergonha com certeza!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a capa não me agradou em nada também, porém o enredo é muito bom! Intercalar a narrativa no ponto de vista de ambos os personagens é algo essencial e mais envolvente. Garanto que pode ser um excelente primeiro contato com a autora, assim como foi comigo.

      Excluir
  12. Sua resenha ficou ótima! Super completa, muito obrigada pela dica! ♥

    Para ser sincera a capa e a sinopse não me chamaram a atenção, mas a resenha sim rsrsrsrs

    Só não sie se terei tempo por agora,estou cheia de livros novos para ler e hoje comprei mais dois ! Mas acho que da para entender né? XD

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha totalmente compreensível! Mas fico realmente feliz que a resenha tenha chamado sua atenção para o livro <3

      Excluir
  13. Oi! Eu vi sobre o lançamento desse livro e fiquei animada, confesso. Li dois livros da autora, dos elementos, e fiquei simplesmente apaixonada pela escrita dela. A maneira que ela consegue colocar situações dramáticas na história, sem apelar ou ficar superficial me conquistaram. Sm mencionar o casa, que sempre parece se encaixar de um jeito lindo. Estou muito afim de ler este!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico ainda mais empolgada em ler outros livros da autora por conta do seu comentário. Realmente ela coloca o drama na medida certa e deixa tudo bem envolvente.

      Excluir
  14. Oiii ❤ Ahhh, esse livro! Estou muito ansiosa pra lê-lo. Simplesmente amo a escrita da Brittainy C. Cherry, que me impressionou tanto com Sr. Daniels quanto com a série dos 4 elementos. A sensibilidade dela em suas histórias me fascina ❤
    Quero muito saber como Grace e Jackson se conhecem e como seu relacionamento se desenvolve. E claro, descobrir porquê Jackson é considerado a ovelha negra da cidade.
    Vou começar a ler esse livro o quanto antes ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive oportunidade de ler outros livros da autora, mas preciso confessar que depois de ler 'vergonha', quero ler tudo dessa mulher. Realmente tem uma escrita bem envolvente! Espero que esse livro te conquiste, assim como foi comigo <3

      Excluir
  15. Olá! Como amo a escrita da Brittainy! Apesar de ter lido apenas Sr.Daniels, sou encantada pela sua escrita e seus personagens muito bem construídos. Adoro o fato de como ela consegue tratar tão bem sobre temas mais delicados.
    Sinto que preciso ler esse livro o mais rápido possível, pois até agora só ouvi coisas positivas sobre ele.
    Espero que Jackson e Grace consigam se recuperar de suas dores e traumas. Estou ansiosa para ver como os protagonistas se conhecem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li esse livro dela (até o momento), mas já percebi como ela aborda perfeitamente bem assuntos delicados. Espero que leia esse livro em breve e se apaixone pelos personagens <3

      Excluir
  16. Eu sou apaixonada pela autora, mas ainda não li esse livro, tenho escutado muitos elogios e estou doida para ler ele, afinal os elogios tem sido imensos. Amei saber que você gostou e não deixe de ler mais livros dela, você vai se encantar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois desse livro quero ler todos da autora! Realmente ela tem uma escrita maravilhosa e viciante.

      Excluir
  17. Olá, confesso que estive com receio de ler este livro até o momento por um pré julgamento, achei que fosse mais um clichê, entretanto lendo sua resenha fiquei mais empolgada para desenvolver a leitura logo, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo. Eu tive o mesmo receio, principalmente pela capa, mas o livro me surpreendeu em muitos aspectos. Espero que seja uma leitura maravilhosa para ti também.

      Excluir