Resenha | Quando você voltar, de Kristin Hannah

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

 Todos os casamentos passam por crises. Todas as famílias enfrentam problemas. Todas as guerras têm um preço. Esse começo define praticamente tudo que o leitor vai encontrar ao longo de "quando você voltar", da Kristin Hannah.

Kristin Hannah


Jolene é aquela personagem que tem um passado muito delicado, pois desde quando perdeu seus pais muito nova, ela teve que procurar maneiras de sobreviver e acabou entrando para a carreira militar, pois lá ela tinha uma família.

Quando seu caminho cruzou com o de Michael, eles se apaixonaram e ela viu a possibilidade de construir um futuro, ter a sua própria família. E foi exatamente o que aconteceu. Eles casaram e tiveram duas menininhas.

Mas com o passar do tempo, às pressões do dia a dia foram tomando conta da Jolene e Michael e agora estão vendo o casamento de 12 anos desmoronar. Ele nunca a apoiou em sua carreira militar e nunca esteve tão presente com suas filhas. Já ela, faz o possível para que ele continue sendo exemplo para as meninas e que a relação sobreviva.


"Ninguém consegue nos magoar se não permitimos. A melhor defesa é o ataque." (pág. 14)

 

Tudo muda quando Jolene é convocada para a guerra após o atentado de 11 de setembro. Ela sabe que não pode simplesmente não ir. Precisa pilotar o avião, levar os soldados até os locais de confronto e precisa ficar viva para voltar para a casa.

E é no meio disso tudo que a história começa acontecer. Jolene vai para a guerra com o coração partido, principalmente após uma dura declaração de Michael e ele, fica em casa, adaptando-se à sua nova rotina e com a culpa assombrando sua vida, afinal, e se ela não voltar? Como ele vai carregar o peso daquelas palavras?


Kristin Hannah sabe como deixar o leitor totalmente preso em suas histórias, com o coração despedaçado em diversos momentos e proporcionar um misto de emoções em cada virar de página. "Quando você voltar" era o único livro da autora que eu ainda não tinha lido, mas posso dizer que fiquei totalmente presa e destruída com essa obra.

Aqui a gente vê claramente como a guerra é capaz de mudar a vida das pessoas. Vemos que toda guerra tem um preço, independente de qual seja. Jolene é uma mulher forte, enfrentando todos os seus medos e sempre pronta para o combate. Vê-la ali, tentando passar segurança para sua família, mesmo com medo do que poderia acontecer, só me mostrou a força dessa personagem.

Além disso, acredito que essa seja a primeira obra que leio onde uma mulher está na guerra como piloto. É um livro que aborda sobre o atentado, algo que realmente marcou a história, então ver esses dois pontos foi algo que me tocou bastante e que gostei de ler. A autora trabalhou perfeitamente bem em tudo isso.


"As coisas raramente eram perfeitas."(pág. 25)

 

Só que além da guerra, ainda temos as questões pessoais de cada personagem e a gente realmente não entende o Michael antes de Jolene ser convocada. A gente não vê todas as suas camadas, mas quando ela parte para a guerra, conseguimos realmente entender um pouco mais e até mesmo as dificuldades de sua vida. 

E tudo isso que "quando você voltar" é capaz de proporcionar, é uma triste realidade de que muitas pessoas passaram por momentos assim. Algumas pessoas nem voltaram para casa; outras voltaram e tiveram sequelas. É impossível ir para a guerra e voltar do mesmo jeito. A guerra muda a vida das pessoas e mudou totalmente a vida de Jolene e Michael.


Se eles tiveram um problema na relação ao longo desses anos, a família enfrentou uma batalha ainda maior após essa experiência que Jolene vivenciou. Todos tiveram que encarar seus maiores medos, tiveram que reaprender muitas coisas e tudo foi sendo trabalhado aos poucos e com paciência.

Então posso dizer que essa obra me conquistou muito. Kristin Hannah soube como trabalhar uma história de cumplicidade, heroísmo e também de esperança. Mostrou que mesmo após momentos terríveis, é possível encontrar a luz no fim do túnel. É preciso ter fé, principalmente em si mesma, para lidar com dias conflituosos e delicados.


"Às vezes temos que perdoar aqueles que amamos." (pág. 51)

 

Recomendo muito esse livro para quem gosta de histórias marcantes, de recomeços e segundas chances.


Você pode gostar também:

Resenhas dos livros:


Kristin Hannah
Compre na AMAZON

Título original: Home front
Escritora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Ano: 2013
Gênero: drama / drama familiar
Classificação: +15

SINOPSE

Como tantos casais, Michael e Jolene não resistiram às pressões do dia a dia e agora estão vendo seu relacionamento de doze anos desmoronar. Alheio à vida familiar, Michael está sempre mergulhado no trabalho, não dá atenção às duas filhas e não faz a mínima questão de apoiar a carreira militar da esposa. Então Jolene é convocada para a guerra.

Ela sabe que tem um dever a cumprir e, mesmo angustiada por se afastar de casa, deixa para o marido a missão de cuidar das meninas e segue para o Iraque. Essa experiência mudará para sempre a vida de toda a família, de uma forma que ninguém poderia prever.

No front, Jolene depara com a dura realidade e precisa, mais do que nunca, recorrer à sua força e inteligência para se tornar uma heroína em meio ao caos. Em suas mensagens para casa, ela retrata um mundo cor-de-rosa, minimizando os horrores que vivencia com o objetivo de proteger todos do sofrimento.

Mas toda guerra tem um preço, e ela acaba se vendo protagonista de uma tragédia. Agora Michael precisa encarar seus medos mais profundos e travar uma batalha em nome da família.

Postar um comentário