Resenha | O Caminho para Casa, de Kristin Hannah

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

 O Caminho para Casa, livro publicado pela Editora Arqueiro e escrito por Kristin Hannah, vai contar uma história emocionante, onde mostra a importância da família e a coragem necessária para perdoar as pessoas que amamos.

o caminho para casa


Jude sempre colocou as necessidades de seus filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que os gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Ou é o que ela acha. Mia sempre foi aquela menina quieta e que tinha atenção de todos por ser irmã de Zach, o cara popular do colégio. Mas era só questão de tempo para tudo isso passar e eles irem para a faculdade.

Por outro lado, conhecemos a Lexi, uma menina que tem um passado bem conturbado. Foi criada em lares adotivos temporários e depois de anos, descobriu que havia uma tia que nunca foi mencionada. Com isso, ela vai morar com sua tia em Pine Island e começa a frequentar um colégio com a bolsa de estudos.


"Eu não sabia que se apaixonar era como se jogar em uma cachoeira de água quente." (pág. 89)

 

Esse colégio é o mesmo que Mia e Zach frequentam e assim, ela acaba conhecendo os irmãos e viram grandes amigos. Jude gosta de Lexi logo de cara e vê o quanto a amizade dela é importante para eles, principalmente para Mia, mas também sabe que o último ano do ensino médio é difícil manter o controle sobre os jovens e a preocupação sempre está ali, presente.

E em uma noite de verão, uma decisão dos jovens muda completamente o destino de todos. Uma decisão que trará inúmeras consequências.


"O amor é uma escolha. Eu sei que você é jovem, mas isso não significa nada. Você acredita no que sente? É isso que importa." (pág. 109)

 

o caminho para casa


Mais um livro da Kristin Hannah que me fez chorar.


Não é novidade que venho lendo as obras da autora desde ano passado, né? E em cada livro, eu sinto como a autora consegue envolver completamente o leitor em seu livro e mais uma vez, a Kristin Hannah soube como envolver e emocionar. Trabalhou perfeitamente os pontos, proporcionando inúmeras lágrimas ao longo de cada capítulo.

Nessa história a gente conhece adolescentes e que tem um futuro brilhante pela frente. A amizade construída entre Zach, Mia e Lexi é algo incrível e maravilhoso. Apesar de Zach e Mia possuírem uma grande estabilidade financeira, Lexi é totalmente o oposto e para eles, isso não importa. Essa empatia é algo muito bem explorado e cativante. Senti aquele quentinho no coração em ver isso sendo desenvolvido perfeitamente bem ao longo das páginas.

"O fim do primeiro amor. É quando se aprende, de uma vez por todas, que o amor pode não ser permanente." (pág. 119)

Tudo fica ainda melhor que mesmo com um passado traumático de Lexi, ela é aquela personagem que tem esperança e que não se deixa abalar por isso, mesmo que, às vezes, fica se comparando com o que aconteceu com a sua mãe. Mas acredito que isso é algo normal, afinal, há traumas que não conseguimos superar completamente.

o caminho para casa




Assim como os outros livros da autora, ela aborda sobre dramas familiares, mas nesse, foi um pouco além: mostrou os estágios da dor, a culpa por uma decisão errada; uma vida marcada por medo, insegurança e dor. O leitor já está completamente envolvido na trama e todos os relatos, aí uma decisão muda completamente o rumo da história, causando uma dor absurda. Faz tempo que não chorava tanto com um livro como chorei nesse.

Com uma narrativa em terceira pessoa, consegui sentir fortes e diversas emoções através de cada personagem. É impossível não se apegar aos personagens e tudo o que ela está apresentando ao longo da narrativa. A gente cria empatia, se apaixona pelos personagens, entendemos todos os conflitos de ir para a faculdade e que é o último ano, e precisam aproveitar o máximo possível.

"Ela não sabia se todos tinham razão e seu amor por ele um dia começaria a se esvair como uma fotografia velha - como ela iria saber?" (pág. 217)

Durante a história a gente consegue enxergar, mesmo em terceira pessoa, vários pontos de vista, pois a autora soube como trabalhar cada emoção, sendo da Mia, Zach, Lexi ou até mesmo da Jude. É algo completamente indescritível.

Fica até difícil expressar em palavras o quanto esse livro me causou fortes emoções. Eu me coloquei no lugar dos personagens e vivenciei cada momento com total intensidade, assim como eles. Eu sofri, sorri e senti esperança de que tudo terminasse perfeitamente bem.

"Era isso que todas aquelas pessoas que pregavam o pensamento positivo não compreendiam: há coisas que nunca podem ser recuperadas." (pág. 245)

o caminho para casa


Fiquei imaginando quantas vezes uma decisão pode mudar completamente o rumo de nossa vida, né? E se a gente escolhesse por outro caminho? E se tivéssemos a chance de voltar no tempo e ter feito tudo diferente? E se... A vida é cheia de "e se", mas que nem sempre temos a chance para uma nova escolha.

O Caminho para Casa é uma perfeita montanha-russa de emoções e quando achamos que não seremos mais surpreendidos, há uma reviravolta mudando todo o cenário. E a lição mais valiosa do livro é que o amor sobrevive à tudo. Não importa os erros do passado, as mágoas, a dor. O que é verdadeiro permanece intacto.

"Quando se ama alguém... e se perde essa pessoa, você também pode acabar se perdendo." (pág. 305)

Esse é aquele livro que eu recomendo de olhos fechados, principalmente para quem busca uma leitura impactante e com fortes emoções. Kristin Hannah nos apresentou uma obra comovente, com questões profundas sobre maternidade, identidade, amor e perda.

"As pessoas pensam que amar é um ato de fé. Às vezes, é um ato de vontade." (pág. 322)

Você pode gostar também:



o caminho para casa
Adicione no skoob: O caminho para casa

Título original
: Night Road
Escritora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Lançamento: 2012 (uma nova reimpressão saiu em 2017)
Gênero: drama / romance

SINOPSE:
Durante 18 anos, Jude pôs as necessidades dos filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que seus gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Quando Lexi começa a estudar no mesmo colégio que eles, ninguém em Pine Island é mais receptivo que Jude. Lexi, uma menina com um passado de sofrimento, criada em lares adotivos temporários, rapidamente se torna a melhor amiga de Mia. E, quando Zach se apaixona por ela, os três se tornam companheiros inseparáveis.

Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar.

Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam. Uma decisão muda seus destinos, e cada um deles terá que enfrentar as consequências - e encontrar um jeito de esquecer ou coragem para perdoar.

4 comentários

  1. Acredita que eu nuca li nada da autora?
    Eu tenho uma amiga que é doida por ela e lê tudo que ela escreve e sempre chora hahahahha Confesso que adoro um drama, aqueles livros bem destruidores mesmo sabe. Acho que vou apostar nela, parece ser uma história muito bonita e muito forte, já adorei!
    E ah, amei suas fotos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Nem conheço a autora, mas fiquei curiosa para saber mais sobre a história e, especialmente, sobre as personagens. Gosto de tramas em que adolescência e vida adulta se misturam, acho que pode nascer várias histórias lindas a partir disso. Faz muitos anos que não leio nada da editora, por isso até me desacostumei a saber sobre os lançamentos, mas vou deixar este na minha wishlist, com certeza! Eu amo um livro que me faz emocionar, independentemente da situação. Adorei conhecer o livro, obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa eu preciso demais ler alguma coisa da autora, sinto isso porque tem tudo para que eu ame seus dramas! Eu já ouvi falar MUITO desse livro, mas nunca dei oportunidade. Agora com a autora em alta de novo, quero ver se consigo escolher alguns títulos para iniciar essa minha empreitada por ela, e O Caminho Para Casa é um dos que mais me chama atenção. Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas sempre vejo muitos elogios para os livros da autora. Inclusive, tenho um aqui na estante para ler. Esse parece ser uma leitura muito intensa e que vai além de um simples drama familiar. Acredito que seja um livro que realmente mexe com o leitor e emociona muito. Adorei sua resenha e vou adicionar o livro na minha lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir