Resenha | Os quatro ventos, de Kristin Hannah

quinta-feira, 10 de março de 2022

 Amor, heroísmo e esperança durante a Grande Depressão. E é com bastante intensidade que Kristin Hannah descreve todos acontecimentos em Os Quatros Ventos, seu novo lançamento publicado pela Editora Arqueiro.

Kristin Hannah


Após a Grande Guerra, uma nova era de abundância começa a surgir no horizonte, mas para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro para sombrio e incerto. Até que em uma noite ela conhece Rafe Martinelli e sua vida toma um novo rumo.

Treze anos depois, o mundo está diferente: milhões de pessoas estão desempregadas devido à Grande Depressão e a à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando uma intensa tempestade de areia. A cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.


"Livros sempre foram o seu refúgio: romances abriam espaço para ela ser ousada, corajosa, bonita, mesmo que só na sua imaginação." (pág. 19)

 

Em um momento incerto e perigoso, Elsa precisa fazer uma escolha: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família. Qual seria a melhor decisão neste momento?

Acho que já perdi as contas de quantas vezes falei que Kristin Hannah é uma autora maravilhosa, né? E não tem como não elogiar suas obras, afinal, ela sabe escrever perfeitamente bem e tocar profundamente o coração do leitor. E claro que com Os Quatro Ventos ela soube deixar a carga emocional ainda mais intensa.

Um outro aspecto que gosto muito em sua escrita, é a forma como ela aborda assuntos importantes da época, como o caso da Grande Depressão, e nos faz vivenciar cada momento como se realmente estivéssemos em 1921. A forma como narra os acontecimentos, mostrando o ponto de vista da personagem principal, mas também de outros, deixa tudo ainda mais envolvente e marcante.

Do começo ao final do livro, me coloquei no lugar da Elsa. Senti sua dor, seu sofrimento, a luta para conseguir sobreviver aos tempos difíceis, mas também vi uma guerreira. Uma personagem extremamente forte, empoderada e que nunca perdeu a esperança.


"Aparentemente, era impossível deixar de amar algumas pessoas, ou de precisar do amor delas, mesmo quando havia razões para isso." (pág. 80)

 

Consequentemente, por conta de toda a sua resiliência, me conectei com a personagem e com a trama. Criei empatia por toda a sua jornada e em como ela nunca deixou de acreditar que dias melhores estavam por vi. Sua força é algo inimaginável! Confesso que em seu lugar, não saberia muito bem em como lidar com toda a situação.

É claro que além da Elsa, personagens secundários também ganharam vida e a sua importância na história. Amei demais conhecer um pouco mais sobre eles e a jornada contra esses tempos difíceis não teria sido a mesma sem eles. Isso é outro ponto que eu amo nas histórias da autora: ela sabe como desenvolver todos os personagens.

Esse lançamento da Kristin Hannah, sem dúvidas, é para ler com um lencinho ao lado. É aquela obra que vai causar um aperto no coração desde o primeiro capítulo, mas vai te fazer enxergar um mundo diferente, um mundo muito além do que imaginamos. Uma história que mostra a força do espírito humano para sobreviver à adversidade, vista pelos olhos de uma mulher cujo sacrifício e coragem representam toda uma geração.


"Ela já sabia que não adiantava fazer falsas promessas; também sabia que não importa quantas vezes se é derrubado, sempre é preciso de levantar." (pág. 233)


*Prova não revisada recebida em parceria com a Editora Arqueiro.
** Lançamento oficial: 15 de março de 2022.


Kristin Hannah
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: The Four Winds
Escritora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 384
Ano: 2022
Gênero: drama familiar

SINOPSE
Texas, 1921. Passada a Grande Guerra, uma nova era de abundância parece surgir no horizonte. Mas, para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro parece sombrio. Até a noite em que conhece Rafe Martinelli e decide mudar o rumo de sua vida. Com sua reputação em ruínas, ela acaba tendo que se unir a um homem que mal conhece.

Treze anos depois, o mundo é bem diferente: milhões estão desempregados devido à Grande Depressão e à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está morrendo na fazenda Martinelli, inclusive o casamento de Elsa e Rafe, e cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.

Nesse momento incerto e perigoso, ela deve fazer uma escolha angustiante: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família.

Postar um comentário