Resenha | Por Toda Eternidade (Firefly Lane #2), de Kristin Hanhan

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

 Por Toda Eternidade, continuação de Amigas Para Sempre, publicado pela Novo Conceito e escrito pela maravilhosa Kristin Hannah, vamos conhecer uma história de perdão e novas chances.

Kristin Hannah



RESENHA DO SEGUNDO LIVRO SEM SPOILER


"Mas as histórias chegam a um fim, não? Você perde as pessoas que ama e tem de encontrar uma maneira de seguir em frente." (pág. 11)

 

Falar sobre uma continuação nunca é algo fácil, ainda mais quando evitamos spoiler, mas ao mesmo tempo, quero expressar como foi a minha sensação com essa leitura.

Já falei algumas vezes em como Kristin Hannah é capaz de conquistar meu coração, deixar em mil pedacinhos e ir trabalhando em reconstruí-lo ao longo dos capítulos. Em Por Toda Eternidade ela soube como fazer isso também.


"Você sabia que toda a sua vida pode ser transformada com uma única escolha?" (pág. 63)

 

Após alguns acontecimentos marcantes do livro anterior, a vida de Tully e de outras pessoas próximas acabaram se transformando de uma forma inimaginável. É muito difícil ter que enfrentar algumas situações, principalmente quando alguém que sempre nos apoiou não está mais por lá.

Dói só de realmente pensar nessa possibilidade, então isso fez com que eu criasse empatia pela personagem. Mas, em outros pontos, acabei me incomodando novamente com as atitudes de Tully. Já havia comentado isso na resenha de Amigas Para Sempre e ressalto novamente esse ponto.


"O tempo às vezes pode correr rápido demais, reunindo arrependimentos pelo caminho." (pág. 208)

 

Aqui a autora apresenta alguns pontos do passado e a gente consegue conhecer melhor sobre a personagem e porquê ela tomou algumas atitudes ao longo de sua vida. Mas, ao mesmo tempo, vejo que muitas coisas poderiam ter sido mudadas se ela tivesse seguido um caminho diferente e não tivesse se deixado abater por algumas questões.

Sei que em muitos momentos Tully conseguiu dar a volta por cima de algumas questões que sempre a aflingiram, mas também sei que em outras, ela deixou que isso tomasse conta, mas que poderia ter sido diferente.


"Você pensa que não há universos paralelos, mas há. Eles podem existir dentro de você." (pág. 291)

 

Ainda assim, apesar dessa pequena ressalva, devo dizer que Por Toda Eternidade é uma continuação digna. Se esse livro não existisse, acho que ficaria faltando um certo ponto da trajetória da Tully e em como foi sua vida antes de um acontecimento marcante e como seguiu.

Mas um outro ponto que me fez gostar demais da obra, foi a apresentação de outros personagens. Isso que aconteceu na vida de Tully também afetou a vida de outras pessoas e conhecer esses pontos de vista me deixaram ainda mais conectada com a trama, deixando meu coração apertadinho em muitos momentos.


"Às vezes você simplesmente faz a escolha errada e tem de viver com isso. Você pode apenas mudar o futuro." (pág. 362)

 

Então o que posso dizer da duologia Firefly Lane é o seguinte: leia! Se você assistiu a série Amigas Para Sempre, na Netflix, dê uma chance a obra. Existem grandes diferenças entre ambas e Por Toda Eternidade pode te trazer grandes respostas também.


Esse livro pode conter gatilhos de luto, depressão, automutilação e drogas.




Kristin Hannah
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON


Título original: Fly away
Escritora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Ano: 2014
Gênero: drama 

SINOPSE:
Tully Hart é uma mulher ambiciosa, movida por grandes sonhos que, na verdade, escondem as lembranças de um passado de abandono e dor. Ela acredita que pode superar qualquer coisa ao esconder bem fundo os sentimentos de rejeição que carrega desde a infância... Até que sua melhor amiga, Kate Ryan, morre. Então, tudo começa a mudar para Tully, que se vê escorregando em um precipício cheio de memórias melancólicas e remédios para dormir...

Dorothy Hart — ou Cloud, como era conhecida nos anos 1970 — está no centro do trágico passado de
Tully. Ela abandonou a filha repetidas vezes na infância. Até que as duas se separaram de uma vez por todas. Aos dezesseis anos, Marah Ryan ficou devastada pela morte da mãe, Kate. Embora seu pai e seus irmãos se esforcem para manter a família unida, Marah transformou-se numa adolescente rebelde e inacessível em sua dor. Tully tenta aproximar-se de Marah, mas sua incapacidade para lidar com os sentimentos da afilhada acaba empurrando a menina para um relacionamento infeliz com um rapaz problemático.

Postar um comentário