Resenha | Ás de Espadas, de Faridah Àbíké-Íyímídé

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

 Viciante e extremamente necessário é o que resume Ás de Espadas, escrito por Faridah Àbíké-Íyímídé e publicado pela Plataforma21.

Faridah Abike Iyimide


Chiamaka e Devon são alunos da Academia Particular Niveus e são selecionados como parte da alte herarquia escolar e passam a ser chefes da turma - o que é um excelente começo para ambos e também para seus currículos para entrar nas boas unviersidades. Porém, antes disso acontecer, alguém chamado "Ases" começa a enviar mensagens para todos os alunos da escola, revelando segredos de ambos.

E não são coisas simples, não. São detalhes íntimos de suas vidas, ameaçando seus futuros que eles planejaram com tanto esforço. Tudo isso até parece uma brincadiera, mas acaba se transformando em um jogo perigoso e que pode destruir a vida de ambos.

Apesar de ninguém acreditar neles, Chiamaka e Devon vão fazer o possível para impedir que isso tome uma proporção maior.

Sabe aquele livro que envolve do começo ao fim, lhe deixando completamente envolvido na trama e querendo saber quem é "Ases" e como tudo irá acabar? "Ás de Espadas" é, sem dúvidas, essa obra.

Com uma mistura de Pretty Little Liars e Gossip Girl, a autora soube criar um contexto único e repleto de mistério. Intercalando entre a visão de Devon e Chiamaka, conseguimos entender melhor o que se passa na vida e na mente de cada um.

Mas o que eu mais gostei dessa obra foi em como tudo foi explorado muito além. Esse livro, além de tudo, é uma crítica social. Um livro que mostra como o racismo é forte ainda nos dias de hoje e como isso vem de anos e pode acabar passando para outras gerações. Sem contar que também aborda sobre homofobia e preconceito.


"Dizem que amor e ódio são a mesma coisa, apenas lados diferentes da mesma lâmina." (pág. 152)

 

Durante a trama, comecei a desconfiar de alguns personagens que poderiam ser "Áses" e confesso que até descobri, mas ainda assim, tudo foi narrado de uma forma que me conquistou demais e o plot foi melhor do que esperado. Foi um livro que eu não senti vontade de largar até chegar na última página.

Posso dizer que esse young adult com pitadinha de mistério conquistou imensamente meu coração. É um livro que julgo como necessário, pois por trás de tudo, tem muitas questões que precisam ser discutidas em nossa atualidade.


Faridah Àbíké-Íyímídé
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: Ace of Spades
Escritora: 
Faridah Àbíké-Íuímídé
Editora: Plataforma21
Páginas: 448
Ano: 2021
Gênero: jovem adulto / mistério

SINOPSE
Quando Chiamaka e Devon, alunos da Academia Particular Niveus, são selecionados como parte da alta hierarquia escolar e passam a ser chefes de turma, parece um excelente começo de ano para os dois. Afinal, isso representa muito em seus currículos para entrar em boas universidades. Pouco tempo depois da importante nomeação, no entanto, alguém chamado “Ases” começa a enviar mensagens para todos os alunos da escola, revelando segredos dos dois jovens. São detalhes íntimos de suas vidas, ameaçando seus futuros planejados com tanto esforço. E o que parecia apenas uma brincadeira de mau gosto rapidamente transforma-se em um jogo perigoso e assustador. Com todas as cartas contra eles, Chiamaka e Devon serão capazes de parar Ases? 

Postar um comentário