Resenha | Nós somos inevitáveis, de Gayle Forman

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

 Você acredita que os livros são realmente um milagre em nossa vida? Eu realmente acredito nisso, mas Aaron não acredita mais, pois sua fé acabou e é o que vamos descobrir mais em Nós Somos Inevitáveis, lançamento da Gayle Forman.

Gayle Forman


Aaron Stein sempre foi viciado em livros, mas depois de um acontecimento muito marcante em sua vida, sua fé acabou. Mesmo trabalhando no sebo da família, não sente mais vontade em falar sobre as obras. O único livro que ele suporta ler ultimamente está relacionado com a extinção dos dinossauros.

Vivendo em uma cidadezinha junto com seu pai, Aaron já espera qual seja o fim da livraria, afinal, ninguém mais aparece por lá. E então, quando se depara com a oportunidade de vender a livraria, ele a aproveita, pensando que aquela é a única maneira de sair de toda a situação que vem enfrentando nos últimos meses.


"Os livros são órfãos, mas são os nossos órfãos, por isso os ajeito em um canto com a ternura que merecem." (pág. 11)

 

O que Aaron não esperava é que Chad, um conhecido da época do colégio e mais um grupo de lenhadores da cidade, vão aparecer e começar a reformar a livraria por conta própria, sem cobrar nada por isso. Cada um tem o motivo para realizar essa reforma, mesmo que ele lute para que isso não aconteça.

E no meio desse turbilhão de emoções e sentimentos, conflitos internos e a venda da livraria que ninguém sabe, apenas ele e a pessoa que negociou, Aaron vai encontrar Hannah, que talvez seja exatamente o tipo de inevitável pelo qual ele vinha esperando a vida toda.

Já tinha um bom tempo que não lia nada da Gayle Forman e quando me deparei com esse lançamento, fiquei realmente instigada em realizar a leitura e fiquei realmente feliz com o desenrolar da mesma.

Aqui a autora abordou muito além do romance. Ao meu ver, isso ficou em segundo plano. Gayle desenvolveu um contexto onde há questões relacionadas ao luto, a sexualidade, dependências químicas e na fé que está abalada após tudo o que o personagem principal vivenciou nos últimos meses.


"- As respostas para todas as perguntas da vida estão nos livros?
- Claro. É isso que faz deles um milagre."

 

Além de tudo que citei acima, ainda é um livro leve. Uma característica que gostei bastante em Nós Somos Inevitáveis foi a forma como ela conseguiu trabalhar nesses cenários de uma forma leve, fazendo com que o livro transite em diversas questões e não proporcionando uma grande carga emocional.

Em muitos momentos fiquei um pouco intrigada com as atitudes de Aaron, principalmente por ele ser desconfiado de tudo, ainda mais quando oferecem ajuda para recuperar a livraria e não o cobrariam nada por isso. Essa é uma das boas ações das quais ele realmente não consegue entender, mas em cada capítulo, vamos entendendo mais o porquê isso afeta tanto sua vida.

O auge da leitura é a forma como há inúmeras referências literárias e a forma como os livros realmente são milagres em nossas vidas. Todo mundo, em algum momento, sempre encontrou respostas, mesmo que de maneira sútil, nos livros. Eu pelo menos já me recuperei muitas vezes com obras incríveis e aqui, Gayle realmente soube como explorar o poder da literatura e em como os livros são capazes de mudar a nossa trajetória. Livros são poderosos!

Nós Somos Inevitáveis foi uma leitura maravilhosa. Um livro que me trouxe algumas reflexões e mostrou que muitas vezes, não precisamos nos livrar de algo completamente, pois nem sempre isso eliminará toda a dor e sofrimento do passado. Muitas vezes, precisamos recomeçar de uma maneira jamais esperada e pode ser um lindo começo.


Você pode gostar também:


Gayle Forman
Compre: AMAZON

Título original: We are inevitable
Escritora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano: 2022
Páginas: 256
Gênero: jovem adulto
Classificação: +13

SINOPSE
Aaron Stein acreditava que livros eram milagres. Mas sua fé acabou. Mesmo trabalhando no sebo da família, o único livro que Aaron suporta ler ultimamente fala da extinção dos dinossauros.
É um tema que ele conhece muito bem, agora que o irmão e a mãe partiram e os amigos o abandonaram, deixando-o sozinho com o pai na loja de uma cidadezinha onde ninguém mais parece ler, à espera do inevitável fim.
Então, quando se depara com a oportunidade de vender a livraria, Aaron a aproveita, pensando que é a única forma de sair daquela situação. O que ele não imaginava era que Chad, um conhecido da época do colégio que agora é cadeirante, e um grupo de velhos lenhadores resolveriam tomar para si o projeto de reconstruir a loja.
E ele com certeza não esperava conhecer Hannah, uma linda e corajosa musicista, que talvez seja exatamente o tipo de inevitável pelo qual vinha esperando.
Todos eles ajudarão Aaron a compreender tudo que perdeu, tudo que ganhou, quem ele é agora e quem deseja ser. E lhe mostrarão que a destruição nem sempre leva à extinção – às vezes, leva à criação de algo completamente novo.

Postar um comentário