Resenha | O Clube PS Eu te Amo, de Cecelia Ahern

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

O Clube PS Eu te Amo, continuação de P.S. Eu te Amo, é um livro que chegou no Brasil através da Editora HaperCollins e aqui vamos embarcar novamente nesse universo criado pela Cecelia Ahern e toda a jornada de Holly Kennedy.

o clube PS eu te amo


RESENHA DO SEGUNDO LIVRO SEM SPOILER


"Ficamos tão confortáveis falando das nossas vidas, sobre como vivemos, sobre como melhorar a nossa existência, que muitas vezes falar sobre morte é algo estranho, que preferimos evitar." (pág. 17)

 

Já se passaram 7 anos desde a morte de seu marido. Sete anos desde a última carta que recebeu com o "P.S. eu te amo", encorajando-a a seguir com sua vida. Tudo isso marcou a vida da nossa personagem e também a mudou.

Orgulhosa do seu trajeto e decidida a tomar um novo passo em sua vida, sua irmã pede para que ela compartilhe a história das cartas em seu podcast. Relutante com essa ideia, pois sabe que teria que reabrir algumas feridas do passado, Holly decide aceitar, mas não sabia que isso tomaria uma grande proporção.


"Todos temos algo que inesperadamente nos tira do eixo quando estamos caminhando tranquila, animada e ardentemente." (pág. 70)

 

Após o programa ir ao ar, ela descobre que existe um grupo inspirado nas cartas de Gerry, e que se autodenomina Clube P.S. Eu te Amo - da mesma forma como ele finalizava suas cartas. Hesitante em interagir e ajudar esse clube misterioso, aos poucos ela descobrirá que é algo significativo e extremamente importante para essas pessoas.

Ela embarcará em uma jornada onde sua nova vida entrará em conflito com seu passado, mas também desafiará sua noção do que significa amar alguém para sempre. 


"Em um mundo com infinitas possibilidades, deveria ter imaginado que não há fim para as perdas que podemos enfrentar, mas também não há limites para o conhecimento e crescimento que vêm dessas perdas e apesar delas." (pág. 107)

 

o clube PS eu te amo


A primeira vez que eu li P.S. Eu te Amo, lembro-me que gostei da história, mas não cheguei me emocionar. Talvez porque eu já tivesse visto ao filme milhares de vezes, mas em 2018, decidi reler e foi uma experiência diferente e marcante. Agora, anos depois desde a publicação, a continuação de O Clube P.S. Eu te Amo chegou ao Brasil e posso dizer que toda a espera valeu a pena.

No primeiro livro, conhecemos um pouco sobre o futuro incerto de Holly após a sua perda. Já nessa continuação, entendemos sua jornada e sua nova missão, mesmo que, em alguns momentos, ela ainda se sinta perdida em como seguir e continuar com o que estão propondo em sua vida.


Devo dizer que esse livro foi uma continuação digna! A gente percebe que a Holly tem um coração enorme e o seu objetivo em ajudar o próximo é algo lindo de ver, assim como todo o seu foco e determinação nesse novo projeto.


"A vida tem raízes, e, como uma árvore lutando para sobreviver, suas raízes se espalham em busca de água, com o poder de mover fundações e arrancar o que estiver no caminho. Seu alcance é infinito; a presença delas tem um efeito duradouro, não importa como. Você pode derrubar uma árvore, mas não pode matar o que ela criou e toda a vida que surgiu a partir dela." (pág. 162)

 

o clube PS eu te amo


Eu acredito muito que há o momento certo para ler cada livro, então acredito que li O Clube P.S. Eu te Amo no momento exato, pois a forma como me conectei com a personagem foi única! Consegui sentir todas as suas dores, seus medos e receios. Fiquei apaixonada e completamente envolvida com o enredo. Consegui vivenciar cada capítulo com total intensidade e de uma forma única. Foi realmente uma leitura incrível.

E por falar em personagens, a autora apresentar personagens secundários maravilhosos, com histórias emocionantes e que ganham destaque na história, assim como em nosso coração. Todos os membros do Clube possuem uma jornada e uma missão, e conforme Holly está ajudando, nós conhecemos um pouquinho sobre sua trajetória e o que é importante para cada um, mas, sem dúvidas, Ginika foi aquela personagem que se destacou, ganhou uma grande importância e fez uma diferença inimaginável.


"Passei a acreditar que, em diferentes momentos da nossa vida, somos levados a certas pessoas por diferentes motivos, sobretudo porque aquela versão de nós está ligada àquela versão delas naquele momento. Se vocês se esforçarem e seguirem em frente, podem crescer na mesma direção juntos. Às vezes, as duas pessoas se afastam, mas acredito que tem uma pessoa certa para todas as diferentes versões de você." (pág. 195)

 

Essa é uma história cheia de ensinamentos e com momentos de esperança. Mais uma vez a Cecelia Ahern conseguiu me conquistar imensamente com suas palavras. Para quem me acompanha, sabe o quanto adoro essa escritora e esse livro me proporcionou tudo que eu gosto: um romance tocante, com muita emoção e pitadinha de humor. Impossível não se encantar com essa sequência.

o clube PS eu te amo

Não sei se me envolvi tanto com a trama, mas senti que o final ficou um pouco aberto. Não sei se por conta da Holly ter completado o prometido ao Clube ou se realmente haverá outro livro. Acho que essa é uma dúvida que ficará por algum tempo em minha mente, mas estou torcendo para que haja uma continuação, afinal, eu adoraria conhecer essa nova fase que a escritora apresentou para a personagem no final do livro.

De qualquer forma, mesmo que não exista uma continuação, O Clube P.S. Eu te Amo é aquela obra completamente emocionante, envolvente e cheia de amor. Uma leitura que proporcionou algumas lágrimas, me causou um apertinho no coração, mas também um quentinho com as escolhas e decisões da personagem. Uma leitura que recomendo de olhos fechados para quem ama um bom romance.


"Não importa quão caótico o mundo seja, todos precisamos dos nossos esconderijos, ou é impossível ouvir os próprios pensamentos." (pág. 239)


Você pode gostar também:

O Clube PS Eu te Amo
Adicione no Skoob: O Clube P.S. Eu te Amo
Compre: Amazon | Americanas | Submarino


Título original: Postscript
Escritora: Cecelia Ahern
Editora: HarperCollins
Tradução:  Giu Alonso
Páginas: 336
Lançamento: 2020
Gênero: romance / drama

SINOPSE:

Já se passaram sete anos desde que o marido de Holly Kennedy morreu — e seis desde que ela leu a última carta enviada por ele, pedindo a ela que tenha coragem de criar um novo caminho para si.
Hoje, Holly sente orgulho de seu trajeto. Está quase decidida a morar com o novo namorado, Gabriel, e a vender a casa que tinha comprado com Gerry. Porém, quando sua irmã pede que ela compartilhe a história das cartas “P.S. Eu te amo” no seu podcast – e revisite as mensagens escritas por Gerry antes de morrer – ela aceita de forma relutante, incerta sobre reabrir as feridas do passado.
Após o programa ir ao ar, no entanto, um grupo inspirado nas cartas de Gerry, e que se autodenomina Clube P.S.: Eu te amo, aproxima-se de Holly para pedir a ajuda dela, que agora se vê de volta ao mundo que se esforçou tanto para deixar para trás. Mesmo hesitante, Holly começa a interagir com o clube e, conforme cada membro pede ajuda para deixar algo significativo para seus entes queridos, ela embarca em uma jornada que desafiará sua noção do que significa amar alguém para sempre…

2 comentários

  1. Oi!
    Eu não li o primeiro livro, mas assisti o filme, chorei no decorrer da trama, pois ela sentia muita a falta de seu companheiro. Agora lendo sua resenha tive vontade de ler o livro "P.S. eu te amo" e dar continuação a esse que é o segundo, a curiosidade é muita para saber a trajetória da Holly e saber mais sobre esse clube. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oieer
    Eu já li uns tres livros da autora, PS eu te amo só assisti o filme, mas chorei tanto que não tive coragem de ler o livro, essa mulher sabe como desestruturar uma pessoa.

    Beijokas

    ResponderExcluir