Resenha | A praia infinita, de Jenny Colgan

terça-feira, 9 de maio de 2023

 A vida de Flora mudou completamente após ela se mudar de Londres para Mure, uma pequena ilha na Escócia.

Jenny Colgan

Antes de começar essa resenha, quero ressaltar que "a praia infinita" é a continuação de "a pequena ilha da Escócia", mas não se preocupe: essa é uma resenha sem spoiler.

Flora tinha o emprego dos sonhos e sua carreira era bem glamourosa em Londres. Porém, quando ela teve que visitar Mure, na Escócia, por conta de seu trabalho, ela percebeu que aquele poderia ser o seu novo lar.

Agora, gerenciando uma cafeteria com a família, ela sente que tomou a decisão certa. O que ela não esperava era que além de se apaixonar por Mure, ela também teria o coração roubado por Joel.

Apesar de estar no início de namoro, ela sente que ele está distante e muito fechado para essa relação. Seria realmente um sinal? No meio disso, outros dilemas vão acontecendo e Flora sente que precisa tomar uma decisão e tomar as rédeas do próprio destino.

Jenny Colgan

Li "a pequena ilha da Escócia" logo quando lançou, em 2022, e lembro que gostei bastante do desfecho da trama. Depois li "um lugar muito distante", que é um livro de conto com outra personagem, a Lorna, e finalmente chegamos em "a praia infinita".

E aí você deve estar se perguntando: e eu preciso ler o livro de conto para entender toda a história? A decisão é sua. Em "um lugar muito distante" há uma profundidade de Lorna e Saif e como a história deles desenrolou até o ponto que conhecemos em "a praia infinita". Mas sinto que não é necessariamente obrigatório.

E nesse livro conhecemos melhor a jornada dessas duas mulheres e como tudo vai desenrolando para cada uma delas em busca do final feliz.

Gosto muito da escrita da Jenny Colgan e a forma como ela vai conduzindo a história de uma maneira leve e divertida, porém, devo confessar que em alguns momentos acabo me sentindo um pouco perdida na trama pela presença de tantos personagens.


"Às vezes, uma boa noite de sono dá um jeito em tudo. E, às vezes, você leva dois segundos para perceber que não, tudo continua uma porcaria."

 

A forma como a autora escreve a trajetória de cada um em terceira pessoa, faz com que a gente realmente entenda o contexto e sobre qual personagem está sendo narrado em determinado capítulo, mas em alguns momentos, isso pode acabar se tornando confuso.

Aqui em "a praia infinita", devo dizer que gostei de acompanhar novamente a jornada de Flora e como sua vida seguiu após sua mudança para Mure. No começo me apeguei bastante ao que ela estava passando e fiquei até com o coração levemente dividido.

Flora realmente nos mostra que precisamos recomeçar e nos arriscar, principalmente com relação ao amor. Se queremos fazer uma surpresa, temos que simplesmente ir e fazer. Pronto. Não importa se isso vai ser algo decepcionante ou não. O importante é seguir o coração.

Gostei de como ela acabou tomando certas decisões em sua vida, mas por outro lado, achei que tudo desenrolou de uma maneira sem muita emoção e que não me conquistou tanto. Esperava um desfecho um pouco diferente, principalmente após diversos acontecimentos. Então acaba sendo um desfecho bem imprevisível.

Num contexto geral, "a praia infinita", esse segundo livro da pequena ilha da Escócia, publicado através do selo Romances de Hoje, foi uma leitura que gostei em alguns momentos, me diverti em outros, mas não amei. Porém, recomendo para quem gosta de histórias leves e que o final deixa o coração quentinho.


Você pode gostar também

Resenha de outros livros da Jenny Colgan:


Jenny Colgan
Título original:  The Endeless Beach
Escritora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Ano: 2023
Gênero: chick-lit / romances de hoje
Classificação: +15

SINOPSE:
Quando Flora MacKenzie trocou uma glamourosa carreira em Londres pela remota localidade de Mure, na Escócia, nem sonhava que Joel, seu chefe gato e de personalidade difícil, iria também.

Agora, reunida com a família e gerenciando uma charmosa cafeteria, ela está feliz e satisfeita. A não ser quando pensa em Joel. Apesar de seu namoro ainda estar no início, ele se mostra distante e fechado demais para o gosto dela.

Enquanto isso, sua melhor amiga, Lorna, está angustiada com sua relação com o médico local. Saif chegou a Mure como refugiado depois de ter perdido toda a família, e a notícia chocante que está prestes a receber pode virar a vida dele e a de Lorna de cabeça para baixo de novo.

À medida que as noites frias de inverno se transformam em longos dias de verão, as duas mulheres se apoiam e procuram tomar as rédeas do próprio destino. Será que existe um final feliz reservado para elas na romântica ilhazinha?

Postar um comentário