Resenha | Um Novo Capítulo para o Amor, de Jenny Colgan

terça-feira, 13 de julho de 2021

Você faria tudo pelo seu filho? Em Um Novo Capítulo Para o Amor, escrito pela Jenny Colgan e publicado pela Editora Arqueiro, vamos conhecer Zoe e tudo que ela passou para criar o seu filho sozinha.

um novo capítulo para o amor


 O que mais gosto no selo Romances de Hoje é a forma como as personagens são reais e apresentam problemas reais. Nessa obra, a gente conhece a Zoe, uma mãe solteira e que faz o possível para sustentar a si mesma e seu filho de quatro anos, mas quando o aluguel do apartamento em Londres fica absurdamente caro, ela não sabe o que fazer.

Em meio a esse conflito, é quando a tia do menina sugere que ela se mude para a Escócia e ajude a gerenciar uma pequena livraria. Sair da cidade não era algo que ela tinha em mente, porém, o que fazer quando não consegue lidar com todas essas questões financeiras? E morar em um vilarejo nas Terras Altas é uma grande mudança; não só para ela, mas também para seu pequeno.


"Livros: a única coisa que nunca a decepcionava." (pág. 22)

 

Sem muitas opções, Zoe acaba decidindo se mudar para a Escócia, mas ela acaba ficando balanceada se a decisão foi certa ou não, afinal, seu chefe tem um temperamento meio complicado, assim como seus filhos são completamente malcriados. É nesse ponto em diante que iremos conhecer como a nossa personagem principal irá lidar com todas essas mudanças em sua vida.

 

"Mas se havia uma coisa de que ela entendia, de que ela tinha certeza absoluta, eram livros. Livros que ela amava. Livros que mudaram sua vida. Livros que talvez não fossem os mais bem escritos, mas que ficaram com ela. Livros que deixavam as pessoas geladas de medo, ou faziam o coração bater mais rápido, ou que faziam pessoas tristes rir e esquecer seus problemas apenas por alguns instantes." (pág. 98)

 

Já disse inúmeras vezes o quanto esse selo da Editora Arqueiro me conquista, né? Eu gosto da temática de apresentar mulheres fortes, que enfrentam problemas reais e a gente consegue se identificar claramente com alguns acontecimentos. O melhor de tudo é que são obras independentes, então acaba ficando ainda mais envolvente e incrível.

Porém, aqui vai uma curiosidade: para quem já leu A Pequena Livraria dos Sonhos e for ler essa obra, deixo uma observação que a personagem Nina aparece em alguns momentos de Um Novo Capítulo Para o Amor, afinal, Zoe está se mudando para a Escócia e ajudando na livraria local e essa livraria é da Nina. Você não precisa ler na ordem, mas se você ainda não leu o outro livro, vai pegar algumas coisas de como a vida da Nina seguiu.


"Ela não percebia que, muitas vezes, era justamente quando as pessoas baixavam a guarda, quando sentiam que as coisas estavam ficando um pouquinho melhores, que tudo começava a desandar." (pág. 216)

 

Mas, voltando a falar da obra, esse é aquele livro onde a gente vê o quanto o amor de uma mãe para com filho é incrível. Zoe enfrentou inúmeras coisas para manter o seu sustento e do pequeno Hari. Ela é uma personagem forte e que estava determinada a não desistir, mesmo que em alguns momentos as coisas parecessem difíceis. Isso tudo só me mostrou o quanto uma mãe é capaz de fazer por um filho.

um novo capítulo para o amor

Sem contar que o amadurecimento que ela teve ao longo dos capítulos foi maravilhoso, assim como os personagens secundários. A forma como a Jenny Colgan apresenta todos os acontecimentos, mesmo que narrado em terceira pessoa, deixa tudo bem envolvente e impossível não se aventurar em cada virar de página.

Além disso, nessa obra eu gostei de como a autora apresentou alguns assuntos bem importantes e relevantes. Porém, a forma como tudo é narrado, não torna a leitura pesada, pelo contrário. O livro continua sendo leve, mas deixa aquela reflexão e pequenos detalhes para que a gente preste mais atenção ao nosso redor, principalmente nas crianças e em qualquer sinal que pode apresentar algo mais grave.


"Algumas decisões acontecem para você. Algumas são discretas. Outras, contudo, você consegue identificar." (pág. 364)

 

Apesar de ter adorado demais a obra, minha única observação é em questão que, em alguns momentos, acabei ficando um pouco confusa com a narrativa. Como conhecemos vários personagens em cada capítulo, isso acaba ficando um pouco confuso no começo, mas depois, você consegue entender o rumo da história. Então essa é a minha única ressalva sobre este livro.

Um Novo Capítulo Para o Amor apresenta uma jornada de autoconhecimento, amadurecimento e recomeço. É importante recomeçar a nossa vida, mesmo que seja no mesmo lugar ou não. Precisamos sempre estar dispostos a enxergar novos caminhos e dar uma chance para o que a vida nos reserva. Muitas vezes, podemos nos surpreender.


Confira também:



Outros títulos da Jenny Colgan:


Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original:
Escritora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
Ano: 2021
Gênero: chick-lit / romances de hoje

SINOPSE
Zoe é uma mãe solteira que corta um verdadeiro dobrado para sustentar a si mesma e a seu filhinho de 4 anos, Hari. Quando o valor do aluguel de seu apartamento em Londres se torna exorbitante, Zoe fica sem saber o que fazer.
Então, a tia do menino sugere que ela se mude para a Escócia para ajudar a gerenciar uma pequena livraria. Sair de uma cidade em que se sente tão solitária para morar num vilarejo acolhedor nas Terras Altas pode ser a mudança de que Zoe e Hari tanto precisam.
No entanto, ao descobrir que seu novo chefe, o temperamental livreiro Ramsay Urquart, é um poço de hostilidade, e que os filhos dele são mais do que malcriados, Zoe se pergunta se tomou a decisão certa.
Só que o pequeno Hari encontrou seu primeiro amigo de verdade. Além disso, ninguém resiste à beleza do lago Ness brilhando ao sol de verão.
Sem falar que é em lugares assim que os sonhos começam...

Postar um comentário