Resenha | Depois daquele verão, de Carley Fortune

quarta-feira, 17 de maio de 2023

 Como uma amizade tão forte pode ser abalada? Sam e Percy se encontram todo verão, mas algo acontece em suas vidas que só começa a trazer dor. É com essa premissa que adoro que vamos conhecer a jornada desses personagens em "depois daquele verão".

Carley Fortune

Amores da adolescência começam exatamente em férias de verão. Já repararam isso? E quando Percy e Sam estão juntos, a amizade deles é algo bem forte, mostrando como tudo isso pode ir além. Mas com o passar dos anos, vai se transformando em um sentimento maior e quando estão separados, pensam um no outro.

Mas isso não é falado em nenhum momento, afinal, ela nunca teve coragem de abrir seu coração, assim como seu melhor amigo também não. Então os sentimentos ficam ocultos, assim como todas as inseguranças de quebrar a barreira da amizade.

Algo acontece e muda completamente a amizade entre eles e somente anos depois, quando Percy volta para Barry's Bay para o funeral da mãe de Sam, ela tem a chance de reencontrá-lo e as emoções do passado vem a tona. Seria essa a oportunidade para corrigir um erro do passado?


"Depois daquele verão" foi uma leitura que me cativou logo de cara. Com capítulos intercalados entre presente e o passado, vamos conhecendo melhor a jornada de Percy e Sam, e tudo que aconteceu nos verões que estiveram juntos para chegar no momento em que a amizade ficou abalada.

Confesso que adoro quando há capítulos apresentados dessa forma e a autora Carley Fortune soube como trabalhar muito bem essas questões, mostrando como tudo começou há 17 verões atrás e como tudo foi acontecendo. Então conhecemos os personagens desde a infância até a adolescência.

Além disso, os personagens secundários apresentados ao longo da narrativa também me conquistaram. São personagens que acabam ganhando um bom destaque e bastante importância na história, afinal, estamos falando da melhor amiga da Percy e do irmão do Sam. Todos acabam conectados de alguma forma.

Então quando todos se conhecem em algum verão, principalmente a melhor amiga de Sam que foi apresentada para o seu grupo de amigos, é quando a história começa a desenrolar de uma outra maneira. Ela é totalmente diferente de Sam, mas de alguma forma, acabam possuindo uma grande conexão e essa diferença fica bem clara nos acontecimentos a seguir.


"Eu gostava de constatar que cada livro era previsível e único, reconfortante e inesperado. Seguro, mas nunca chato."

 

Quando conhecemos Sam e Percy no presente, mais velhos, é perceptível como existe uma barreira entre eles, sabe? Como se eles quisessem retomar aquela amizade que tinham há anos, mas o acontecimentos específico impedisse isso. Mas como adultos resolvem as questões, afinal? Fugindo? É necessário abrir o coração e expor exatamente o que tanto magoa.

Só que a autora não revela o grande plot logo de cara, não. O leitor vai se envolvendo na trama, se envolvendo no presente e passado dos personagens, criando teorias e tentando entender o que realmente pode ter acontecido para que uma amizade de verão acabasse e devo confessar que gostei da forma como conduziu esses acontecimentos.

E eu gostei muito de "depois daquele verão". Apesar de ter a sensação de que o final foi um pouco corrido, ainda assim é um livro que fala sobre amor, amizade e principalmente sobre amadurecer e ser capaz de fazer as pazes com o destino. É uma história que nos faz refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas, mas que de alguma forma, acaba trazendo um quentinho no coração.

Recomendo bastante essa leitura para quem gosta de romance, com pitadinha de drama e de conhecer a fundo o passado dos personagens para entender perfeitamente o que aconteceu em suas vidas.


  • Obra disponível no Kindle Unlimited. Se você não é assinante, teste grátis por 30 dias clicando aqui.


Carley Fortune
Título original: Every summer after
Escritora: Carley Fortune
Editora: Buzz
Páginas: 313
Ano: 2022
Gênero: romance / drama
Classificação: +15

SINOPSE
Uma garota e um garoto passam as férias juntos e pensam um no outro quando estão separados: é assim que muitos amores da adolescência começam. Anos depois, essas lembranças só trazem dor para Percy. Ela nunca teve a chance ― ou a coragem ― de se abrir com Sam, seu melhor amigo e primeiro amor, sobre o motivo de ter magoado seu coração. Ao voltar a Barry’s Bay para o funeral da mãe de Sam, Percy tem a chance de se reencontrar com a inocência do passado, quando planos eram feitos e mergulhos no lago nunca eram temidos. Mas pode ser também a oportunidade para corrigir um erro que fez vidas antes conectadas tomarem direções opostas e refazer laços que pareciam desfeitos para sempre. 

Postar um comentário