Resenha | Intensa, de Tahereh Mafi

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

A vida de Shadi está desmoronando, seu povo perseguido e o seu coração está partido. Seria possível encontrar esperança em meio a um cenário de guerra? É exatamente o que Tahereh Mafi mostra em Intensa.

Tahereh Mafi


Meses depois de os Estados Unidos declararem guerra ao Iraque, o mundo político está de ponta-cabeça.

Tempos difíceis, ainda mais para Shadi que está afogando-se em seus próprios problemas, além de lidar com a discriminação: seu irmão está morto, o seu pai está quase morrendo, sua mãe está desmoronando e ela perdeu a sua melhor amiga. Para deixar tudo ainda mais doloroso, seu coração está partido.

Ela precisa tentar sobreviver ao seu mundo cheio de ruínas enquanto trava uma batalha totalmente silenciosa. Mergulhada na própria dor e tudo que acontece, ela irá explodir.

Já li tantas obras da Tahereh Mafi que fico sempre chocada em como ela consegue abordar contextos da realidade e ainda trabalhar em outras questões que deixam o coração em muitos momentos, em pedaços.

Intensa é uma obra que aborda bastante essa questão política, de quando os Estados Unidos declarou guerra ao Iraque e como tudo seguiu após esse momento. São momentos que realmente chocam e nos faz questionar quantas pessoas/famílias sofreram com esse momento.

Mas não é só. A autora também trabalha outras questões. A gente percebe o quanto Shadi tem passado por momentos delicados e que ela precisa conseguir absorver tudo aquilo. Mas como lidar com a nossa própria dor em um cenário como esse? É muito difícil e não é à toa que chega um momento em que tudo desmorona ainda mais em sua vida.

Em alguns momentos fiquei um pouco confusa com a obra, principalmente quando a Tahereh começou a intercalar entre passado e presente. Apesar disso estar bem dividido na história, ainda assim senti que acabava "perdendo" o rumo da mesma. O que é uma pena, pois acredito muito que esse livro poderia ter sido muito, mas muito mais explorado. Há muito o que explorar nele.

Apesar da obra não ter me conquistado tanto quanto eu esperava, Intensa é um livro que aborda muitas questões importantes e ainda consegue causar um certo aperto no peito, afinal, estamos falando de relatos que mexem bastante com o mundo e muitas pessoas.

Essa é uma obra que vai mostrar uma família muçulmana após momentos traumáticos, mas também uma menina lidando com questões de identidade, luto, saúde mental e preconceito. Uma menina em busca da sua felicidade após tantos acontecimentos tristes em sua jornada. 


Você pode gostar também:


Tahereh Mafi
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: An emotion of great delight
Escritora: Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 208
Ano: 2021
Gênero: jovem adulto
Classificação: +13

SINOPSE
Em 2003, meses depois de os Estados Unidos declararem guerra ao Iraque, o mundo político norte-americano está de ponta-cabeça. A tensão é palpável, há ocorrências crescentes de crimes de ódio, agentes do FBI estão se infiltrando nas mesquitas locais e a comunidade muçulmana passa a ser mais perseguida do que nunca.

Nesse contexto, Shadi mantém a cabeça baixa. Está ocupada demais afogando-se em seus próprios problemas para conseguir um tempo e lidar com a discriminação. O nome de Shadi remete à alegria, mas ela está atormentada pela tristeza. Seu irmão está morto, seu pai está morrendo, sua mãe está desmoronando e sua melhor amiga misteriosamente saiu de sua vida. Para completar, é claro, há a pequena questão de seu coração – que está partido.
Shadi tenta sobreviver ao seu mundo em ruínas enquanto trava uma batalha silenciosa. Ela devora sua própria dor, a cada dia mergulhando mais fundo em si mesma até que, finalmente, um dia, tudo muda.
Ela explode.

Postar um comentário