Resenha | Além da magia, de Tahereh Mafi

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Sabe quando um livro repleto de aventura, magia e fantasia consegue prender você do começo ao fim? Foi assim que me senti com "além da magia". Eu precisava de um livro como ele para voltar a amar essas incríveis estórias.


além da magia



"Sentir medo significa que não tem problema nenhum em deixar as boas maneiras de lado. Se sentir medo, não precisa ser gentil, entendeu?" (pág. 15)


Alice Alexis Queensmeadow é a nossa protagonista. Ela não possui nenhuma cor, diferente de onde vive - Ferenwood - que as cores são vivas e predominantes e também diferente de todas as pessoas que estão à sua volta.

Para Alice, apenas três coisas são importantes em sua vida: sua Mãe, seu Pai e magia e cor. Mas tudo começa a ficar diferente em sua vida quando três anos atrás seu Pai desapareceu e levou contigo apenas uma régua. Agora que está prestes a completar 12 anos e passar pelo processo de Entrega (onde todas as crianças mostram a sua magia e recebem uma missão), ela está decidida a encontrá-lo e trazê-lo de volta para casa e sua vida.


"Vermelho era rubi, verde era fluorescente, amarelo era simplesmente incandescente. Cor era vida. Cor era tudo. Cor, entenda, era o símbolo universal da magia." (pág. 31)

Com essa determinação de Alice, ela está pronta para uma aventura e só irá parar quando reencontrar seu Pai. Mas para isso, ela terá que viajar para outro território mítico de Furthermore e lá, nem tudo é o que parece. É um território perigoso, onde os lados não são realmente esquerda/direita, para cima/para baixo podem estar invertidos, o papel possui vida e não dá para confiar nas pessoas que lá vivem.

Junto com Oliver Newbanks, seu maior amigo e inimigo, Alice irá embarcar nessa jornada repleta de magia e perigos. Será que essa estória terá um final feliz para essa adorável garotinha? Será que ela reencontrará seu Pai e seu mundo voltará a ter cor?


"Mãe dizia com frequência que não entendia por que Alice perdia tempo fazendo as coisas que fazia e, agora, mais do que nunca, a menina pensou que não entender era uma maneira muito preguiçosa de amar alguém." (pág. 98)


além da magia



"Apaixonar-se era a forma preferida de passar o tempo." (pág. 116)

Ah, que livro! Acredito que muitas pessoas quando olham essa capa (maravilhosa, por sinal!) devem imaginar que não passa de um infanto-juvenil e que a estória não apresenta grandes aventuras. Errado. O livro vai além do que a capa é capaz de proporcionar. Apresenta aventuras incríveis e que instiga a sua imaginação em cada página.

E a mensagem do livro vai além disso. É possível perceber o modo que a personagem é tratada por não ter nenhuma cor; o modo como agem e falam a sua volta, mas que sempre há uma pessoa completamente diferente para mudar esse ponto de vista.


"O amor a tornava destemida. E veja só... não é curioso? Era muito mais fácil lutar por outra pessoa do que lutar por si própria." (pág. 140)

Alice é aquela personagem inocente e completamente carismática. Apesar da sua idade, ela sabe muito bem como controlar as suas emoções e apenas demonstrá-las no momento certo. Ela também é forte e quando quer algo, demonstra toda a sua determinação e vai atrás do que deseja.

"Além da magia" é um livro que levou meu coração por completo. Faz tempo que eu não lia nada com esse tema de fantasia/magia e que me agradasse tanto quanto esse. Aliás, foi meu primeiro contato com a autora Tahereh Mafi e eu não podia ter ficado ainda mais feliz por ter amado sua escrita leve e descontraída. Ela já me conquistou!




"As pessoas estão tão preocupadas em entender as coias que fazem sentido, mesmo elas sendo as menos interessantes... Fazer magia é muito mais interessante do que fazer sentido." (pág. 156)

A escrita desse livro é diferente do que estou acostumada: mesmo sendo narrado em terceira pessoa, a autora fez dele como um diário, ou seja, ela narra todos os acontecimentos, interage com o leitor no decorrer da leitura, expõe em determinados momentos seu ponto de vista da forma como a personagem agiu e isso prendeu a minha atenção ainda mais. Tem coisa mais mágica do que se sentir dentro do livro?

O desenrolar da estória começa mesmo quando Alice e Oliver já estão em Furthermore para resgatar o Pai da garota. Tudo é mágico e extraordinário por lá. Encantador! Apesar de ter amado infinitamente esse livro, nas últimas páginas eu senti falta de algumas explicações, mas nada que atrapalhe a leitura ou mude seu ponto de vista da mesma.

"E começava a perceber que parte do processo de crescer era tornar-se mais dócil, e que às vezes os segredos envolviam coisas doces para manter as pessoas seguras." (pág. 174)

A forma como a autora termina o livro ("até a próxima, querido leitor") ficou claro que há, sim, uma continuação. Com uma notícia maravilhosa que recebi da editora Universo dos Livros com o modelo da capa do próximo livro, Whichwood - o próximo livro dessa duologia -, será publicado em breve aqui no Brasil. Se eu amei essa notícia? Ah, infinitamente!

Então não julguem um livro pela capa. Embarque nessa aventura junto com Alice e deixe que ela mostre do que ela é capaz. Faça dela a sua amiga e entenda como é viver no mundo sem cor e como isso só a torna única e especial. 




MAIS QUOTES

além da magia

"Oliver não entendia que um coração partido que não recebesse cuidados por muito tempo deixava de bater. E Alice, cujo coração vivia seriamente partido já há alguns anos, precisava desesperadamente de alguém para desafogar sua dor." (pág. 227)


"Era um momento de descontração e, embora fosse possível que tivessem inalado o cheiro de muitas flores e por isso estivessem achando tanta graça de tudo, era mais provável que tivessem descoberto um dos maiores truques da vida: o riso era um bálsamo que tornava mais leves até os momentos mais difíceis." (pág. 263)

"Alice não sabia que ser diferente sempre seria difícil; sabia que não existia magia capaz de abrir a mente fechada das pessoas ou acabar com as injustiças da vida. Mas também começava a entender que a vida nunca era vivida em termos absolutos. As pessoas a amariam e a desprezariam; elas mostrariam tanto gentileza quanto preconceito. A verdade era que Alice sempre seria diferente - mas ser diferente era ser extraordinário, e ser extraordinário era uma grandíssima de uma aventura. Como o mundo a via, isso já não tinha importância. O que importava era como Alice se via. E Alice escolheria amar a si mesma, diferente e extraordinária como era, todos os dias da semana." (pág. 356)



Avaliação: ❤❤❤❤❤
*Livro cedido em parceria com a editora.



Título original: Furthermore
Escritora: Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros
Ano de publicação: 2017
Páginas: 368
Gênero: Fantasia / ficção / Infanto-juvenil / literatura estrangeira


SINOPSE | SKOOB
"Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro.
No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda."


Tem sorteio desse livro no Instagram.

14 comentários

  1. Já falei q suas fotos são lindas né? Pois é *-*
    Eu adoro a Tahereh Mafi, mas confesso q fico com receio de ler infanto juvenis. Mas lerei sim, tenho lido opiniões positivas como a sua!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, muito obrigada *-*
      Foi meu primeiro contato com a autora e foi uma experiência ótima. E até entendo seu receio com esse gênero, mas dê uma chance. O livro realmente é excelente e é uma das melhores fantasias que já li.

      Beijos.

      Excluir
  2. Ameei,tem tudo a ver comigo. Já vou anotar para a lista de desejados. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico muito feliz que tenha gostado. Espero que o livro seja um dos melhores para ti também.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi! Olhando a capa parece infantil, mas fiquei curiosa para saber como vai ser a jornada da personagem atrás do pai. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem infanto juvenil, o que o livro trata, mas a história vai muito além disso. É uma jornada muito interessante e que vale muito a pena ler!

      Beijos.

      Excluir
  4. Não conhecia, mas achei a capa muito bonita, essas ilustrações são lindíssimas, fiquei curioso com esta história =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda, as ilustrações também. É uma ótima história! Vai além do que a capa é capaz de mostrar. Espero que tenha oportunidade de ler.

      Excluir
  5. Ahhh essa edição parece linda demais! E muito bom saber que vai além de um simples infanto-juvenil, quero muito ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é infanto-juvenil, mas vai bem além, sabe? Eu vivi uma aventura incrível junto com a personagem e me apaixonei pelo enredo. Foi um dos melhores livros de fantasia!

      Beijos.

      Excluir
  6. Oii, as fotos ficaram lindas, quero mt ler esse livro , fantasia mais aventura é a combinação perfeita hahahahaha
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é! Se você gosta do gênero, com certeza vai amar infinitamente esse livro. Espero que tenha oportunidade de conhecer!

      Beijos.

      Excluir
  7. Estou quase na página 200 e fiquei fascinada por esta estória tão emocionante e delicada eu já estava mais da metade do livro e perdi infelizmente, mas consegui e recomecei. Super recomendo para quem gosta de estórias dramáticas, emocionantes e fascinantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é tão lindo, né? Me encantei com a forma que a Tahereh escreve e apresenta todo o contexto. Que bom que recuperou sua obra e amou <3

      Excluir