Resenha | Oceano Entre Nós, de Tahereh Mafi

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

 Oceano Entre Nós, publicado pela Universo dos Livros e escrito pela Tahereh Mafi, vai contar uma história impactante, onde o amor terá que superar todos os choques culturais. 

oceano entre nós


Após o acontecimento marcante da história, 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos passam por um momento bem turbulento, mas para Shirin, uma garota muçulmana de 16 anos, essa turbulência sempre esteve presente em sua vida: ela não aguenta mais ser estereotipada.

Para se proteger dos olhares atravessados, dos comentários degradantes e muitas coisas piores, ela constrói suas próprias barreiras e não permite que ninguém se aproxime o suficiente para machuca-la. Só que tudo isso muda quando ela conhece Ocean James, a primeira pessoa que demonstra que quer conhece-la além da sua etnia.

Apavorada com isso e com tudo que pode ocasionar em sua vida e na de Ocean, Shirin não sabe como seguir e se conseguirá baixar a sua guarda e deixar com que os problemas não impactem mais em sua vida.

Quando li outros dois livros da autora – Além da Magia e A Magia do Inverno –, fiquei totalmente encantada com sua escrita e a forma como ela aborda assuntos importantes, mas de uma forma mais delicada. Porém, com Oceano Entre Nós, Tahereh Mafi foi muito além e me surpreendeu mais do que eu esperava!

Aqui a gente conhece uma personagem que sempre passou por momentos preconceituosos por ser muçulmana e que sempre teve que enfrentar isso de alguma forma. Seus pais não enxergam isso como algo tão grave, afinal, na época deles, passaram por momentos ainda piores, mas Shirin sabe a dor que carrega no peito.

E eu peguei essa dor para mim. Senti que estava na pele da personagem, vivenciando todo o seu sofrimento, compartilhando momentos angustiosos e torcendo para que ela conseguisse abrir seu coração e deixasse que pessoas se aproximassem. Não sei explicar, mas a forma como a autora descreveu numa riqueza de detalhes incríveis, senti que fazia parte dessa trajetória.


"A felicidade é a única coisa que esses idiotas não suportam." (pág. 106)

 

Já é perceptível o quanto esse livro causa emoções, né? Confesso que por se tratar de um jovem adulto, não esperava por toda carga emocional, mas ainda assim, acredito que a obra é perfeita para ajudar muitos jovens que passam ou já passaram por situações similares e também enxerguem que a vida vai muito além das aparências. Não devemos julgar ou criticar ninguém por sua etnia! Devemos olhar a verdadeira essência de cada um.

Li essa obra em apenas um dia, pois era impossível largar. Cada final de capitulo era uma emoção diferente e que me instigada a descobrir qual seria o fim dessa história. Então, sem dúvidas, é aquele livro que vale cada virar de página e merece ser panfletado, sim!



oceano entre nós
Título original: A Very Large Expanse of Sea
Escritora: Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 304
Ano: 2021
Gênero: jovem adulto

SINOPSE
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América passam por um momento muito turbulento. Mais turbulento ainda para alguém como Shirin, uma garota muçulmana de 16 anos que está cansada de ser estereotipada.
Shirin não se surpreende mais com as atitudes horríveis das pessoas. Está cansada dos olhares atravessados, dos comentários degradantes - até mesmo da violência física - que ela suporta como resultado de sua etnia, de sua religião e do véu que ela usa todos os dias. Para se proteger de tudo isso, ela constrói barreiras ao seu redor e não permite que ninguém se aproxime dela o suficiente para machucá-la. Mas tudo muda quando Ocean James surge em sua vida – a primeira pessoa que realmente demonstra querer conhecê-la de verdade. E isso a apavora, pois eles parecem vir de dois mundos irreconciliáveis. Shirin está com a guarda levantada há tanto tempo que não tem certeza se será capaz de baixá-la.

Postar um comentário