Resenha | Amigas para sempre (Firefly Lane #1), de Kristin Hannah

segunda-feira, 22 de março de 2021

Uma amizade é capaz de sobreviver por longos anos, mesmo que tenha alguns altos e baixos? Em Amigas Para Sempre, publicado pela Editora Arqueiro, Kristin Hannah vai nos apresentar uma história sobre amizade, mas também sobre perdão.

amigas para sempre


Nessa obra vamos conhecer Tully e Kate.

Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre e a garota mais popular do colégio. Porém, por trás dessa fachada, ela escondia inúmeras coisas como o fato da sua mãe ser uma viciada em drogas e ela viver sempre aos cuidados da avó. Mas a sua vida mudou quando foi morar na alameda dos Vaga-lumes e conheceu Kate, a garota mais legal do mundo.

Após um acontecimento que mudou a vida de Tully, ela encontrou em Kate o seu porto seguro. Nesse momento em diante, juraram que seriam amigas para sempre. Elas confidenciavam desde as pequenas coisas até as mais intensas. Ao longo de mais de trinta anos, uma sempre ajudou a outra a encontrar a própria beleza e também a enfrentar seus medos. Porém, em 1970, muitas coisas começaram a acontecer e a amizade começou a ficar abalada. 


"Vocês podem ser o que quiserem. Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz." (pág. 27)

 

Kristin Hannah é uma autora que não erra nunca! Nessa obra, a gente conhece a força de uma amizade verdadeira, onde Tully e Katie crescem juntas e amadurecem ao longo da narrativa. É uma amizade sincera e verdadeira, porém com obstáculos. Mostra que nem sempre tudo é perfeito, mas quando amamos e nos importamos com alguém, algumas coisas são apenas detalhes.

A forma como a história é conduzida, nos fazendo vivenciar toda essa amizade desde os 14 anos até os dias atuais, é realmente maravilhoso. A autora soube como desenvolver a trama, fazendo com que o leitor se envolvesse completamente com a trajetória de ambas as personagens.


"Kate conhecia o amor, sabia como era algo capaz de virar a pessoa pelo avesso e secar seu coração. Um amor não correspondido era algo triste e terrível." (pág. 179)

 

Minha única ressalva fica na questão da personalidade da Tully. Em alguns momentos, senti que ela acabava sendo um pouco egoísta. Claro que muitas coisas influenciam, principalmente da forma como as coisas aconteceram em sua vida, mas muitas vezes ela agia pelo calor do momento e isso acabava afetando em diversos aspectos. 

amigas para sempre


"Este era o segredo de grandes amigas. Como irmãs e mães, elas podiam nos deixar furiosas, nos fazer chorar e nos magoar, mas, no fim, quando era preciso, elas estavam lá, nos fazendo rir mesmo nos piores momentos." (pág. 260)

 

De qualquer forma, essa é só uma observação sobre as atitudes da personagem, pois Kate é aquela que a gente consegue se identificar e até mesmo se apegar. Ela tem seus medos e suas inseguranças, mas sabe como consegue idealizar tudo que sempre almejou. Achei uma personagem maravilhosa e bem desenvolvida!

Amigas Para Sempre não me arrancou lágrimas como outras obras da Kristin Hannah, mas devo dizer que o livro possui uma grande carga emocional, principalmente nos últimos capítulos. É aquele livro que nos proporciona uma montanha-russa de emoções.


"Para ter amigas de verdade, você precisa se expor. Às vezes, as pessoas vão decepcionar você, e meninas sabem ser cruéis uma com as outras, mas você não pode deixar que isso a impeça de continuar a amizade. Se você se ferir, precisa levantar, sacudir a poeira e tentar de novo." (pág. 296)

 

Uma história que fala sobre amizade, companheirismo, perdão, além de abordar, ao menos inicialmente, sobre drogas e estupro. Uma obra com bastante sentimento e intensidade, mostrando a força de uma relação tão pura e singela como a amizade.

 

"Amizades eram como casamentos. Rotinas e padrões são estabelecidos cedo e se firmam como decreto." (pág. 340)

 

Conheça outras obras da autora:

amigas para sempre
Adicione no Skoob | Compre na Amazon

Título original: Firefly Lane
Escritora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Tradução: Cássia Zanon
Páginas: 448
Lançamento: 2014
Gênero: drama familiar

SINOPSE
Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? 

2 comentários