Resenha | Xeque-mate, de Ali Hazelwood

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

 Já imaginou ter que enfrentar o seu maior inimigo no xadrez? É o que vamos acompanhar em "xeque-mate", de Ali Hazelwood.

Ali Hazelwood


Nessa história nós vamos conhecer a Mallory Greenleaf que não quer mais saber de jogar xadrez. Desde que deixou o esporte de lado, há quatro anos, ela se preocupa em manter seu emprego sem grande chance de crescimento e cuidar da sua mãe doente e irmãs mais novas.

Algo aconteceu em seu passado que a fez ficar completamente afastada do xadrez. Só que tudo muda quando ela participa de um torneio beneficente e acaba derrotando o atual campeão mundial, Nolan Sawyer.

E é de imaginar que essa notícia acabe se espalhando rapidamente pelo mundo do xadrez, né? Questionamentos começam a surgir para descobrirem quem é a novata que conseguiu vencer o campeão mundial.

Só que ainda assim, com toda a repercussão, Mallory não está interessada em voltar para esse mundo. Porém, além de sucesso inesperado e a chance de ganhar prêmios com os jogos, ela vai acabar percebendo muita coisa além do tabuleiro.

Ali Hazelwood

Esse é o primeiro livro da Ali Hazelwood em que ela não apresenta personagens do mundo da ciência. Aqui, Nolan e Mallory são dois personagens apaixonados pelo mundo do xadrez e em como isso mudou e pode mudar ainda mais a vida de ambos.

Gostei de conhecer essa obra e da forma como tudo foi desenrolando ao longo dos capítulos. A autora foi explorando, aos poucos, o motivo da Mallory não ter mais interesse no xadrez e em quanta responsabilidade ela estava carregando nos últimos tempos.

Então "xeque-mate" acaba sendo uma obra de autodescoberta da personagem. Uma obra onde ela vai entender todos os seus bloqueios, vai quebrar várias barreiras internas e vai entender muita coisa sobre si mesma. Apesar de conter romance, sim, ainda acredito que o foco maior ficou na Mallory e toda a sua trajetória.

É perceptível que quando ela escolhe um tema, a autora se aprofunda mesmo, trazendo todas as questões que deseja apresentar, porém, sinto que fica um pouco maçante em determinado ponto da leitura. Então talvez tenha sido esse ponto que não me deixou totalmente conectada com a trama.

Apesar de ter explorado várias questões bacanas e até mesmo divertidas ao longo dos capítulos, senti que algumas poderiam ter sido menos trabalhadas e outras, poderiam ter explorado muito além, sabe? Essa é a minha maior observação sobre a obra.

Mas num contexto geral, "xeque-mate" é uma boa leitura. Como falei, é um livro que vai mostrar a trajetória da personagem e toda a sua paixão por xadrez. Vai mostrar seu amadurecimento e crescimento, assim como também questões do coração que, muitas vezes, mover uma única peça do tabuleiro não resolve muito.


Você pode gostar dessas resenhas também:


COMPRE NA AMAZON

xeque-mate
Título original: Check & Mate
Escritora: Ali Hazelwood
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2023
Gênero: romance contemporâneo
Classificação: +15

SINOPSE
Mallory Greenleaf não quer mais saber de xadrez. Desde que abandonou o esporte há quatro anos, se preocupa apenas em manter o emprego medíocre numa oficina mecânica para conseguir cuidar da mãe doente e das irmãs mais novas.

Tudo muda quando ela se obriga a participar de um torneio beneficente e, sem querer, derrota o atual campeão mundial, Nolan Sawyer.

A notícia de que Nolan perdeu para uma novata desconhecida deixa o mundo do xadrez em choque. E o pior: ele mal pode esperar para enfrentá-la de novo. Mas Mallory não está nem um pouco interessada nisso.

Só que o sucesso inesperado também representa a chance de ganhar prêmios. E, apesar de tudo, ela não consegue evitar a atração pelo enigmático enxadrista...

Quando o amor pelo esporte que ela tanto quer odiar começa a dominá-la de novo, Mallory logo percebe que nem toda disputa acontece no tabuleiro, que a fama é mais difícil do que parece e que às vezes o xeque-mate é só o começo.

Postar um comentário