Resenha | Lugar feliz, de Emily Henry

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

 Seria possível mentir que você ainda tem um relacionamento, passando principalmente as férias com seus melhores amigos? É o que Harriet e Wyn vão precisar fazer em "lugar feliz".

Emily Henry


Faz cinco meses que Harriet e Wyn terminaram. Eles eram considerados o casal dos sonhos desde a faculdade, pois sempre foram perfeitos juntos, mas por algumas razões, eles não se falam mais e seus melhores amigos não sabem disso.

Como em todo ano, eles e seus amigos vão para o Maine, na casa de férias de Sabrina, e acabam dividindo o maior quarto. Eles ainda não estão preparados para contar aos amigos que não estão mais juntos, afinal, esta será a última semana para ficarem juntos no paraíso já que a casa está à venda.

Então para que estragar o clima contando a verdade? Harriet e Wyn vão continuar fingindo que está tudo bem, onde ela continua sendo aquela pessoa motivada e que jamais começa uma briga, e ele, um cara descontraído que nunca deixa transparecer seus problemas.

Mas será possível esconder isso por muito tempo, ainda mais daquelas pessoas que vocês tanto amam?

Emily Henry se tornou uma das minhas autoras queridinhas desde quando li "leitura de verão" e fiquei completamente encantada por sua escrita cativante. E em "lugar feliz" ela soube como me conquistar ainda mais através das páginas.

Intercalado entre passado e presente, nomeados como "lugar feliz" e "vida real", a autora soube como mesclar perfeitamente bem os acontecimentos dos personagens que os levaram até o momento da separação. Ela foi desenvolvendo tudo aos pouquinhos para que nós, leitores, conseguíssemos entender todos os motivos que os levaram até ali.

Nos capítulos do passado (lugar feliz), a gente vê uma Harriet de uma forma, onde tudo aquilo se tornou o seu porto seguro e ela acreditava que jamais seria destruído. Já nos capítulos atuais (vida real), vemos o quanto esses ocorridos do passado afetaram a sua jornada e até mesmo moldaram um pouco da sua personalidade.

Gostei muito de ver esse desenvolvimento da personagem, afinal, quantas vezes algo acontece em nossa vida e nos faz refletir sobre diversas situações e até mesmo sobre nós mesmos? A maneira como a Emily trouxe isso através das suas palavras me conquistou de uma maneira única.

Emily Henry
Mas não é só isso que percebi nessa obra. É um livro que vai retratar, sim, essa jornada da Harriet, mas também vai mostrar em como muitas vezes podemos nos autossabotar em uma situação. Em como o amor pode estar nos pequenos detalhes e até mesmo a falta de comunicação pode atrapalhar todo e qualquer tipo de relacionamento.

Também é um livro que fala sobre amizade. Em como devemos tomar cuidado com as palavras porque elas podem ferir. Nunca sabemos completamente o que um amigo está enfrentando em determinado momento da sua vida, então cuidar para que ele fique bem ao invés de julgá-lo por qualquer atitude, é uma das maiores provas de amizade.

Tanto é que tem uma frase no livro que fala assim: "Você só precisa se importar com o que a outra pessoa sente. Você tem que se importar mais com a outra pessoa do que com estar certo" e é exatamente isso que acredito, sabe? Como falei acima, nunca sabemos quais momentos sombrios alguém está enfrentando.

Então posso dizer que "lugar feliz" foi uma leitura que mexeu muito com meu coração. É aquele livro que aborda sobre questões de amizade, amor, crescimento, amadurecimento e mudanças. Um livro que, provavelmente, vai te fazer enxergar algumas situações de uma maneira diferente e ainda deixar o coração bem quentinho.


Você pode gostar também:


Emily Henry
Título original: Happy place
Escritora: Emily Henry
Editora: Verus
Páginas: 420
Ano: 2023
Gênero: romance contemporâneo
Classificação: +16

SINOPSE
Harriet e Wyn são o casal dos sonhos desde a faculdade ― eles sempre foram perfeitos juntos, como sal e pimenta, mel e chá, queijo e goia­bada. Só que agora ― por razões sobre as quais não conversam ― eles não combinam mais.

Faz cinco meses que Harriet e Wyn terminaram, e ainda não contaram aos seus melhores amigos.

Assim, continuam dividindo o maior quarto da casa no Maine onde sua turma de amigos passa férias há uma década. Todo ano, por uma semana vibrante e colorida, eles dão uma pausa na rotina e vão beber vinho, se empanturrar de queijo e frutos do mar e curtir a praia com as suas pessoas favoritas.

Só que este ano Harriet e Wyn estão mentindo na cara dura enquanto tentam disfarçar que ainda se querem desesperadamente. Porque a casa no Maine está à venda, e esta é a última semana que os amigos terão para ficar juntos no paraíso. Harriet e Wyn não querem estra­gar as férias, então fingem que está tudo bem. Ela vai continuar sendo a médica-residente motivada que jamais começa uma briga, e ele, o cara charmoso e descontraído que nunca deixa transparecer os problemas.

É um plano infalível ― se você olhar bem de lon­ge e com óculos de sol com manchas de protetor solar nas lentes. Depois de anos apaixonados, não deve ser tão difícil fingir por apenas uma semana, na frente das pessoas que conhecem os dois como ninguém… certo?

Postar um comentário