Resenha | De férias com você, de Emily Henry

sexta-feira, 3 de março de 2023

 Livro com amigos que se apaixonam? Amo/quero! E "de férias com você", da Emily Henry, cumpre perfeitamente esse papel, deixando o leitor envolvido em cada virar de página.

Emily Henry


"Nas férias, você pode ser quem quiser. Como um bom livro ou uma roupa incrível, estar de férias também nos transporta a outra versão de nós mesmos."

 

Poppy e Alex são melhores amigos e há pelo menos 10 anos eles fazem viagens de verão. Esse é o momento mais aguardado por ambos, afinal, não importa em como esteja a vida naquele momento, a viagem é algo para "renovar as energias" de cada um.

Seria estranho dizer que apesar de melhores amigos eles não possuem nada em comum? Poppy tem vontade de conhecer diversos lugares e escrever sobre cada um deles em seu blog. Já Alex é um cara mais reservado, que prefere ficar lendo um bom livro. Mas apesar das diferenças, eles se completam.


"Mas às vezes, quando tiramos conclusões sobre pessoas, podemos estar muito errados." (pág. 63)

 

E essa amizade caminhava perfeitamente bem, até que dois anos atrás, eles estragaram tudo. Algo aconteceu para que todo e qualquer vínculo que possuíam, se quebrasse.

Só que chegou o momento em que Poppy tenta consertar as coisas que ficaram estranhas e então tenta convencer Alex a saírem de férias mais uma vez e tentar resolver todo e qualquer problema que ficou entre eles. Será que essa é a melhor maneira de reconstruir essa amizade? Será que algo ainda pode dar errado?

Sabe aquela obra que você cria muitas expectativas?

Exatamente assim que comecei "de férias com você": cheia de expectativas.

Desde quando li o outro livro da autora (leitura de verão), fiquei apaixonada por sua escrita e pela forma como ela consegue envolver o leitor em cada página e proporcionar diversos momentos divertidos e com quentinho no coração. 

Não posso negar que eu amo livros com personagens que vão de amigos à amantes. Amo a forma como de uma grande amizade pode surgir um grande amor e a forma como a Emily Henry descreveu Poppy e Alex, a amizade que eles têm, me deixou com o coração transbordando de emoção.


"Você pode amar alguém e, mesmo assim, saber que o futuro que teria com essa pessoa não funcionaria pra você ou para a pessoa, talvez para ambos." (pág. 302)

 

A diferença entre os personagens é gritante. A gente percebe claramente em cada capítulo o que Poppy almeja para a sua vida e o que Alex deseja para seu futuro. Mas isso seria um empecilho para a jornada de cada um? Com certeza não. Dizem que os opostos se atraem, né? E é praticamente essa linha que a autora seguiu.

Com os capítulos intercalados entre o passado e o presente, a autora me transportou para diversas férias desses melhores amigos. Fez com que eu entendesse perfeitamente bem como a amizade surgiu, como as coisas foram acontecendo ao longo dessas férias de verão e em como eles estavam nos dias atuais.

Então posso dizer que o livro atendeu as minhas expectativas?

Com toda certeza sim!

A forma como a história foi conduzida entre passado e presente me deixou totalmente envolvida na trama e me fez entender o que levou a tal acontecimento, sabe?

Então estamos dispostos a abrir mão de algumas coisas em nome do amor? É possível arriscar uma grande amizade para atender aos pedidos do coração? É possível consertar qualquer erro do passado e fazer com que as coisas voltem a ser como eram antes?


"E, mesmo naqueles dias em que um de nós, ou ambos, não estivermos bem, nós vamos estar aqui, onde somos completamente conhecidos, completamente aceitos pela pessoa cujos lados amamos todos, com todo o coração." (pág. 386)

 

A Emily Henry soube como trabalhar perfeitamente bem os capítulos intercalados, os questionamentos citados acima e, é claro, o desenvolvimento de cada personagem. Ela soube como descrever claramente suas personalidades, diferenças e como tudo isso era o match perfeito para a conexão deles.

Posso afirmar que essa autora tem se tornado uma das minhas queridinhas! Estou amando conhecer suas obras, sua escrita e sinto que leria até a sua lista de supermercado!

Então para quem gosta de uma comédia romântica, com personagens que são amigos e possuem sentimentos ocultos um pelo outro, com certeza vai adorar conhecer a jornada de Poppy e Alex.


Emily Henry
Compre na AMAZON

Título original: People we meet on vacation
Escritora: Emily Henry
Editora: Verus
Páginas: 392
Ano: 2022
Gênero: romance contemporâneo
Classificação: +15

SINOPSE

Poppy e Alex. Alex e Poppy. Eles não têm nada em comum. Ela é uma garota rebelde; ele usa calça cáqui. Ela tem um desejo insaciável de viajar; ele prefere ficar em casa lendo um livro. E de alguma forma, desde uma fatídica carona na faculdade há muitos anos, os dois são melhores amigos.

Durante a maior parte do tempo, Poppy e Alex moram longe um do outro ― ela em Nova York, ele em sua pequena cidade natal ―, mas todo verão, há dez anos, embarcam juntos em uma semana deliciosa de férias.

Até dois anos atrás... quando eles estragaram tudo. E, desde então, não se falaram mais.

Poppy tem todas as coisas de que precisa, mas se sente estagnada. E, se alguém lhe pergunta quando foi a última vez que se sentiu realmente feliz, ela sabe que foi naquela viagem final com Alex. Por isso decide convencer seu melhor amigo a saírem de férias juntos mais uma vez ― pôr tudo em pratos limpos, fazer dar certo. Milagrosamente, ele concorda.

Agora Poppy tem uma semana para consertar as coisas. E, quem sabe, contornar a grande verdade que permanece em silêncio no meio de sua amizade aparentemente perfeita.

Será que algo mais ainda pode dar errado?

Postar um comentário