Resenha | Leitura de Verão, de Emily Henry

segunda-feira, 20 de junho de 2022

 Dois escritores com bloqueio criativo e uma temporada na praia. O que poderia acontecer?

Emily Henry


Nessa história, nós vamos conhecer dois escritores com gêneros completamente diferentes, mas que se submetem à um grande desafio. Augustus Everett é um aclamado escritor de ficção literária. Por outro lado, conhecemos January Andrews, uma escritora best-seller de livros de romance.

January está passando por um bloqueio criativo após perder o seu pai. O problema é que a dor da perda não é a única coisa que a assombra: outras revelações que aconteceram após esse trágico acidente, rondam sua mente e ela precisa resolver essas questões.


"Quando o mundo parecia escuro e assustador, o amor podia nos resgatar e levar para dançar; risadas podiam levar embora parte da dor; a beleza podia esburacar o medo." (pág. 9)

 

Augustus também está passando por um bloqueio em sua escrita. Diferente de January, ele não perdeu ninguém, pelo menos de uma forma tão trágica. E ele busca inspiração para continuar esse escrevendo sua obra, já que precisa entregá-la o quanto antes.

Ambos não possuem nada em comum, além de que, durante três meses, não morar em casas de praia vizinhas, ambos falidos e paralisados na escrita. Até que, em uma noite, Augustus faz a proposta de que ele escreva um livro com final feliz e January escreva o próximo clássico da literatura. 

Fugindo completamente da zona de conforto, ela vai levá-lo a viagens de campo dignas de comédia romântica, e ele a acompanhará em entrevistas com sobreviventes de um culto de suicídio. A dúvida maior é: como tudo isso irá acabar?

Confesso que ao mesmo tempo que eu amo um livro hypado, também tenho receio de iniciar a leitura e não gostar, mas com "leitura de verão" foi totalmente diferente! Agora eu entendo perfeitamente o porquê estão falando tanto dessa obra.

Logo de cara já gostei dos personagens, inclusive, eles já se conheciam da época da faculdade, mas acabaram se distanciando e nunca mais se encontraram - até aquele momento. E isso já foi um bônus para mim porque eu adoro obras com esses reencontros do acaso (ou destino).


"A vida é, essencialmente, uma sequência de momentos bons e ruins até a hora em que a gente morre. Que é, basicamente, um momento ruim. O amor não muda isso." (pág. 75)

 

Ao decorrer da história, dividindo a vizinhança das casas de praia, fui me apegando ainda mais em ambos e adorando conhecer mais sobre suas trajetórias e o motivo real por trás de todo o bloqueio criativo. As saídas de campo para explorar mais sobre cada gênero também me proporcionaram uma leitura bem divertida e envolvente.

Ver January, uma escritora de romances desacreditava no amor e Augustus, um escritor de ficção sufocado pela rotina, mudando os papéis e quebrando qualquer barreira que eles tinham sobre cada gênero, foi realmente maravilhoso de acompanhar! A forma como Emily Henry descreve todos os acontecimentos, faz com que o leitor fique preso desde o primeiro parágrafo até finalizar a leitura.


"Quando a gente ama alguém, quer fazer este mundo parecer diferente para essa pessoa. Dar um sentido a todas as coisas ruins e amplificar as boas." (pág. 289)

 

A história conseguiu ir bem além do que esperava, falando de uma forma mais em segundo plano sobre luto e outros sentimentos correlacionados, assim como também é capaz de proporcionar um quentinho no coração. E preciso confessar que meus olhos ficaram marejados no último parágrafo. Foi quase impossível controlar porque eu realmente me apeguei à trama, aos personagens, à todos os fatos narrados.

"Leitura de verão", como já deve ter percebido, é uma comédia romântica para deixar todos os fãs do gênero felizes, proporcionando uma leitura extremamente envolvente, cativante e maravilhosa. Uma obra que vai fazer você se apaixonar do começo ao fim.


"Nós nunca podemos conhecer totalmente as pessoas que amamos. Quando as perdemos, sempre haverá mais que poderíamos ter visto." (pág. 311)


Você pode gostar também:


Emily Henry
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: Beach read
Escritora: Emily Henry
Editora: Verus
Páginas: 364
Ano: 2022
Gênero: chick-lit

SINOPSE
Augustus Everett é um aclamado autor de ficção literária. January Andrews escreve romances best-seller. Enquanto ela cria seus “felizes para sempre”, ele mata todos os seus personagens. Eles definitivamente são polos opostos. A única coisa que têm em comum é que, durante três meses, vão morar em casas de praia vizinhas, ambos falidos e paralisados por um bloqueio criativo. Até que, em uma noite nebulosa, uma coisa leva à outra e eles fazem um acordo que tem o objetivo de arrancá-los da zona de conforto: Augustus vai passar o verão redigindo um livro com final feliz, e January vai escrever o próximo clássico da literatura. Ela vai levá-lo a viagens de campo dignas de uma comédia romântica, e ele a acompanhará em entrevistas com sobreviventes de um culto de suicídio (obviamente). Cada um vai finalizar um livro e ninguém vai se apaixonar. Será?

Postar um comentário