Resenha | A vila dos tecidos, de Anne Jacobs

sexta-feira, 28 de julho de 2023

 Quais são os segredos que uma família pode manter? O quanto esses segredos podem afetar a vida dessa família e de outras pessoas envolvidas? É o que vamos desvendar ao longo da leitura de "a vila dos tecidos".

Anne Jacobs


A história começa com a sua narrativa em Augsburgo, 1913. Após uma infância bem difícil, Marie finalmente consegue um emprego como assistente de cozinha na mansão da Vila dos Tecidos. Essa Vila têxtil pertence à família Melzer e é um dos mais importantes na indústria alemã.

Ocupando o posto mais baixo na hierarquia dos criados, Maria precisa lidar com as intrigas e disputas de egos, evitando qualquer inimizade ao mesmo tempo que precisa se impor para conquistar o respeito de seus colegas.

Só que o que está por trás da mansão e de uma família poderosa? Katharina, a caçula dos Melzers, está prestes a ser apresentada à sociedade e já tem um pretendente. Mas a sua irmã, Elisabeth, discreta e intrigante, pretende atrair a atenção do jovem para si mesmo.

Já o herdeiro da família, Paul, é o único que prefere manter distância e se dedicar aos estudos em Munique. Porém, quando ele conhece Marie, sua volta para casa fica cada vez mais frequente e uma amizade começa a surgir entre os dois. 

O quanto isso poderia abalar a estrutura da Vila dos Tecidos? O quanto essa aproximação poderia revelar? E é quando o desenrolar da história começa.

Sabe aquele livro rico em detalhes, que se desenrola aos poucos e você fica realmente preso na trama em desvendar tudo o que está por trás de uma família poderosa e quais são os segredos que eles escondem? Foi essa sensação que "a vila dos tecidos" me proporcionou.

Confesso que comecei essa leitura sem muita pretensão. Esse livro foi me conquistando aos pouquinhos, me deixando bem envolvida com toda a trajetória de Marie, em como a conexão dela com a família Melzers foi se desenvolvendo e como os segredos mudaram bastante o rumo dessa história.

Gostei muito da forma como a Anne Jacbos apresentou com uma riqueza de detalhes todos os acontecimentos ao longo da narrativa. Ela soube como mostrar a jornada da nossa personagem principal, assim como dar vida para os personagens secundários, mostrando em como eles também possuem uma grande importância nessa trama.

Apesar de ter gostado do cenário e todo contexto envolvido nessa história, em alguns momentos senti que a narrativa demorou para se desenvolver. Talvez por se tratar de uma obra com mais de 500 páginas e com diversos detalhes, esse tenha sido algo que me incomodou um pouco, mas que ao mesmo tempo, me instigava em descobrir mais, entende?

O que mais gostei em "a vila dos tecidos" foi conhecer a obra em um cenário da Europa Central no início do século XX. A autora soube como retratar perfeitamente bem os costumes e vivências da época, todo o glamour envolvido em uma família da alta sociedade, mas também os segredos que a mesma escondia.

Um ponto que vale a pena ressaltar é que esse é o primeiro livro de uma série. Pelo o que pesquisei, a série A Vila dos Tecidos é composta por seis obras, sendo que apenas o primeiro livro foi publicado e o segundo, "as filhas da vila do tecidos", será publicado ainda em 2023 pela Editora Arqueiro.

Na minha visão, esse primeiro livro finalizou da maneira como deveria, sabe? Ele soube como ter um início, meio e fim, proporcionando inúmeros acontecimentos e lições. Não sei o que esperar dos próximos da série, mas garanto que serão obras repletas de acontecimentos e momentos marcantes.

Um romance histórico que vale a pena dar uma chance, pois além de tudo que foi citado, ainda há uma grande história de amor com uma boa pitada de drama. Uma história que precisava ser contada e que vai acabar conquistando bastante o coração.


Anne Jacobs
Título original: Die Tuchvilla
Escritora: Anne Jacobs
Editora: Arqueiro
Páginas: 512
Ano: 2023
Gênero: romance histórico
Classificação: +16

SINOPSE

Augsburgo, 1913. Após uma infância difícil num orfanato, a jovem Marie finalmente consegue um emprego como assistente de cozinha na imponente mansão da Vila dos Tecidos. O conglomerado têxtil, que pertence à família Melzer, é um dos mais proeminentes da indústria alemã.

Ocupando o posto mais baixo na hierarquia dos criados, Marie precisa aprender a lidar com as intrigas e as disputas de egos, evitando criar inimizades ao mesmo tempo que se impõe para conquistar o respeito dos colegas.

Enquanto isso, a camada mais abastada da mansão anseia pela temporada dos bailes de inverno. Katharina, a caçula dos Melzers, está prestes a ser apresentada à sociedade e já tem até um pretendente. Mas a discreta e intrigante Elisabeth, que sempre teve inveja da irmã, pretende atrair a atenção do jovem para si mesma.

Já Paul, o herdeiro da família, é o único que prefere manter distância do agito e se dedicar aos estudos em Munique. Depois que conhece Marie, no entanto, ele passa a voltar para casa com cada vez mais frequência, e a amizade que nasce entre os dois poderá abalar para sempre as estruturas da Vila.

2 comentários

  1. INICIEI A LEITURA E CONFESSO QUE A RIQUEZA DE DETALHES DESD POR EXEMPLO O FUNCIONAMENO DAS MAQUINAS.. ESTÁ ME CANSANDO UM POUCO E AINDA NAO ME VI PRESA A HISTORIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história demora um pouquinho para desenrolar mesmo, mas confesso que gostei da trama.

      Excluir