Resenha | Um Amor Perdido, de Alyson Richman

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Separados pela Guerra, ligados pela memória. Um Amor Perdido, escrito por Alyson Richman e publicado pela Bertrand Brasil, vai contar uma história envolvente, com acontecimentos de uma época tão trágica e marcante da nossa história.

um amor perdido


Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma estudante de arte, apaixonou-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de sonhos para o futuro, mas com a Segunda Guerra, tudo pode ser ainda mais complicado.

Mas, mesmo com todos os eventos devastadores que estão se aproximando, eles não renunciam aos sentimentos e acabam casando-se. Porém, as escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes.

Tinha um bom tempo que eu não lia nada com essa temática, mesmo amando romance histórico. Quando iniciei essa leitura, já imaginava que ela me causaria uma avalanche de sentimentos e foi exatamente isso que senti ao longo da trama.

Cada capítulo é narrado por um personagem. Conhecemos o passado na visão da Lenka e no presente, os sentimentos de Josef. Então fica muito fácil se apegar ao enredo, aos acontecimentos. Tudo isso toca no coração de uma forma única e me faz refletir que, apesar de ser um livro de ficção, ainda assim muitas coisas podem ter acontecido em nossa realidade e nunca saberemos.

E chega um determinado ponto do livro onde meu coração ficou apertadinho, mas de uma maneira boa. Apesar de toda dor e sofrimento que ambos enfrentaram ao longo da vida, ainda assim mostrou que há esperança. Que nunca devemos desistir de algo ou alguém que amamos.

Então devo dizer que Um Amor Perdido é aquele livro realmente impactante. É aquele livro cheio de dor, sofrimento, mas que também traz esperança, afinal, os piores dias da nossa história foram encerrados, mas sempre com o desejo de dias melhores.

Para quem já curte o gênero, com certeza vai se apaixonar por Lenka e Josef, mas para quem ainda não tem o hábito, é um “prato cheio”.


um amor perdido
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original:
Escritora: Alyson Richman
Editora: Bertrand
Páginas: 336
Ano: 2018
Gênero: romance de época

SINOPSE
Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morre.
Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração.

Postar um comentário