Resenha | Na estrada com o ex, de Beth O'Leary

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Você daria carona para o seu ex? Essa é uma pergunta difícil de responder. Mas e se você tivesse batido no carro dele, no meio da estrada, às 4h da manhã, você daria carona? 

Beth O'Leary

No meio desses questionamentos vamos conhecer Addie e Dylan. Eles não estão juntos há quase dois anos após alguns acontecimentos que deixaram marcas em ambos. Eles também não pretendiam se reencontrar, mas Addie bateu no carro de Dylan quando estava indo para o casamento de uma amiga em comum.

Seria acaso ou destino? É difícil saber. Mas como estavam seguindo para o mesmo lugar, Addie acaba cedendo à ideia de ter Dylan por longas horas de viagem ao seu lado. O que ela não esperava era que nessa jornada, mais imprevistos e descobertas irão acontecer.


"Não tenho dúvida de que esse sentimento é mesmo amor. Como pode ser outra coisa? É torturante, eufórico, tão grande que não consigo colocá-lo no papel." (pág. 110)

 

Já imaginou seiscentos quilômetros junto com o seu ex, irmã, o melhor amigo dele e um desconhecido que também estava indo para o local, tudo no mesmo carro, falando sobre diversas coisas e fazendo Addie questionar se realmente ela e Dylan precisavam ter um ponto final na relação? Sinto a cabeça realmente explodindo só de imaginar nessa possibilidade.

Na Estrada com o Ex é um livro que vem dividindo opiniões e até consigo entender o porquê algumas pessoas não gostaram da obra. Confesso que, para mim, a leitura foi bem fluída e me conquistou bastante, mas claro que teve ressalvas.

O primeiro ponto que gostei bastante durante a obra foi a forma que me identifiquei com a personagem. Em muitos momentos e situações, me vi ali na Addie. O livro, apesar de ser um chick-lit, apresenta, mesmo como pano de fundo, a temática de uma relação tóxica, seja ela amorosa ou de amizade. Então acredito que quando há essa conexão, é bem difícil não gostar do desenrolar.

O segundo ponto foram os capítulos curtos e intercalados entre o "antes" e o "agora". A Beth O'Leary narrou perfeitamente todos os acontecimentos, fazendo com que o leitor realmente entendesse a jornada do passado do casal e como eles estavam na situação do hoje. E confesso que adoro quando isso acontece em livros, pois sinto que tudo flui ainda melhor.


"Então, isso é amor. Explica muito sobre várias atitudes irracionais cometidas ao longo da história: todo homem que já foi à guerra deve ter gostado muito de alguém." (pág. 123)

 

Em contrapartida, ao mesmo tempo que adorei conhecer o presente e o passado, senti que a autora demorou muito para desenrolar todos os acontecimentos. Tudo foi acontecendo e a explicação para isso acabou deixando para os últimos capítulos. Então se você ainda não leu, já fica essa dica.

Além disso, uma das explicações sobre Marcos, personagem secundário, mas com bastante importância na história, não fez sentido para mim. Entendo tudo o que ele enfrentou em sua vida, mas precisava ter sido explorado um pouco mais por conta de suas atitudes que ocasionaram dor e sofrimento para outras pessoas.


"Às vezes chorar é bom. Às vezes a gente precisa chorar." (pág. 276)


Apesar desses pequenos dois pontos, Na Estrada com o Ex foi uma leitura que acabou me conquistando. Claro que adoraria que a autora tivesse explorado um pouco mais alguns pontos, principalmente quando ela aborda sobre assédio. De qualquer forma, outras questões acabaram fazendo com que a leitura valesse a pena.

Então se você também tem vontade de conhecer esse livro, leia e tire a sua conclusão. Lembre-se que a experiência é única e exclusiva para cada pessoa. Apesar de não ser o meu livro favorito da Beth O'Leary, ainda recomendo.


Você pode gostar também



Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: The Road Trip
Escritora Beth O'Leary
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2022
Gênero: chick-lit / romance

SINOPSE
Dylan e Addie se apaixonaram há alguns verões, sob o sol da Provença, na França. Quase dois anos atrás, porém, o relacionamento acabou, e eles pararam de se falar.
     Às vésperas do casamento de uma amiga em comum, os caminhos dos dois se cruzam novamente. Ou melhor, colidem. Quando, logo no início da viagem para a festa, o carro em que Dylan vai com um amigo bate no que Addie está com a irmã e um sujeito que pediu para ir junto, os planos mudam. Addie se vê obrigada a oferecer carona para a dupla, e, espremidos no carrinho, os cinco retomam a jornada.
     Com muitos imprevistos no trajeto e seiscentos quilômetros pela frente, Dylan e Addie serão forçados a confrontar as escolhas que os separaram e refletir se ter colocado um ponto-final no relacionamento foi a melhor decisão.

2 comentários

  1. Tenho curiosidade de ler esse livro, mas não esperava que ele abordasse esses assuntos tão delicados. Essa questão de relacionamento abusivo, é com os personagens principais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um ponto que gosto muito na escrita da autora. A questão da relação tóxica é visivelmente mostrada nos personagens principais e secundários, mas em Marcus é onde conseguimos enxergar algumas coisas além.

      Excluir