Resenha | As mil partes do meu coração, de Colleen Hoover

quarta-feira, 30 de março de 2022

 Uma família cheia de segredos e totalmente peculiar. Em “as mil partes do meu coração”, escrito por Colleen Hoover e publicado pela Galera Record, vamos entender melhor sobre a família Voss e tudo o que acontece nessa família.

Colleen Hoover

A cerca branca ao redor da casa é a única coisa normal por ali. Merit Voss e sua família completamente inusitada mora em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão e o pai e o restante da família, no andar de cima – e nessa família inclui a nova esposa, ex-enfermeira de sua mãe, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e sua irmã gêmea, Honor.

Além da família completamente diferente, Merti é viciada em troféus que nunca ganhou. Sempre acumula em seu quarto de alguma conquista que ela sabe que não venceria. E, ainda por cima, a casa fica um pouco mais cheia com a chegada do excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Tem como tudo isso ser ainda mais estranho?

Cansada de esconder milhares de segredos que todos pedem para ela, Merit decide que é hora de revelar tudo e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu. E será a hora de dar uma segunda chance para sua família e, principalmente, a ela?

Não existe família perfeita e sabemos disso. Ninguém também é perfeito. Cometemos erros e carregamos o fardo da culpa por muito tempo, até que a gente consiga se perdoar de alguma coisa. E esse foi um dos pontos importantes ao longo da leitura, porém, devo dizer que fiquei bem dividida com alguns acontecimentos.

Sabemos, também, que Colleen Hoover é uma autora que acaba dividindo opiniões, principalmente por sempre abordar assuntos impactantes em seus livros. Em “as mil partes do meu coração” eu já esperava que fosse isso, ainda mais por trazer uma temática bem recheada de segredos e acontecimentos.

Não vou dizer que não gostei do livro porque gostei, sim, ainda mais no começo. A forma como a autora narra os acontecimentos, me deixou completamente envolvida na trama e isso é sempre bom. Confesso que essa é uma das características que mais gosto em sua escrita, mas depois de uma revelação, fiquei realmente incomodada com a leitura.

A família não é nada tradicional e é perceptível com a sinopse, mas acontece tantas coisas além do que somos capazes de imaginar que me impactou de certa forma. E nesse acontecimento específico, do qual não vou citar para não estragar experiência de leitura, não conseguia entender. Senti que minha cabeça explodiria a qualquer momento.

Mas não só desse específico, mas como num todo. Existem tantas coisas que acontecem em cada capítulo que é impossível não ficar totalmente imerso na leitura e tentando descobrir o que realmente vai acontecer na próxima página. Claro que isso não altera o fato de ter me incomodado, mas a curiosidade em saber como tudo iria acabar falou mais alto.

É como falei no começo: ninguém é perfeito, sempre cometemos erros e precisamos aprender nos desculpar. Mas até que ponto é necessário dar uma segunda chance? Até que ponto precisamos tolerar certas atitudes ou consequências por ser da família? Foram esses questionamentos que me fisgaram ao longo do livro.

As mil partes do meu coração” foi uma obra que gostei por mostrar a evolução de Merit e como ela lidou com todas as situações que guardou por tanto tempo, mas senti que poderiam ter explorado um “depois” dos segredos revelados, sabe? Senti que a personagem enfrentou muitas coisas ao longo da sua vida e não teve a atenção necessária após “colocar tudo para fora”.

De qualquer forma, é uma história com uma carga emocional bem forte e que também contém gatilhos como depressão e tentativa de suicídio.


Colleen Hoover
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: 
Escritora:
Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Ano: 2018
Gênero: drama / jovem adulto

SINOPSE
Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali.

Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu.

Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma.

Postar um comentário