Resenha | Um Dia em Dezembro, de Josie Silver

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Duas pessoas. Dez oportunidades. Seria acaso ou destino? Um Dia em Dezembro, escrito por Josie Silver e publicado pela Bertrand Brasil, vai contar uma história de amor em uma das melhores épocas do ano.

um dia em dezembro


Você acredita em amor à primeira vista? Laurie, com certeza, não. Afinal, a vida não é uma cena de filme romântico, por mais que a gente queira acreditar que sim. Mas sua visão sobre o amor muda quando, em uma manhã de dezembro fria e neve, um ônibus de dois andares para em um ponto e ela o vê. Seus olhos cruzaram com o rapaz mais lindo que já viu na vida.

Ela acredita que apesar de ter feito seu coração bater mais forte, não passa disso. A esperança está esvaindo aos poucos, principalmente após ter passado vários meses o procurando. E é quando, um ano depois, na festa de Natal da sua melhor amiga, Sarah aparece com seu novo namorado e o mundo de Laurie parece está fora dos eixos.


"Natal é para ser um tempo de esperança, amor e, acima de tudo neste momento, sonecas." (pág. 9)

 

É ele. O rapaz que ela passou um ano procurando. Mas no que adianta agora? Laurie não pode tomar nenhuma atitude a não ser esquecê-lo, afinal, ele não pertence a ela, por mais que seu coração diga ao contrário. Mas será que o destino tem outros planos?


"Não deve ser difícil entender que qualquer um assistindo à televisão na noite do dia dos namorados é solteiro e, possivelmente, amargurado, então não sei por que alguém resolveria que Diário de uma Paixão seria uma escolha apropriada." (pág. 61)

 

Dezembro é uma das minhas épocas favoritas do ano – após meu aniversário, claro – afinal, como não amar leituras nesse clima? É como se a gente pudesse sentir que tudo é possível nessa época do ano. E é exatamente como me senti com Um Dia em Dezembro.

Esse livro conta uma história de amor que acontece da forma bem diferente. Seria possível mesmo se apaixonar por alguém que você viu apenas uma única vez, não sabe nome, nem se é uma boa pessoa e nem nada dela, mas fica procurando em todos os lugares? Acredito que é a magia do Natal ou até mesmo do amor à primeira vista.


 "As coisas são como são. Talvez a vida tivesse seguido um rumo diferente, quem sabe se eu o tivesse encontrado primeiro, ele estaria com o braço ao meu redor agora, prestes a me beijar enquanto chegamos ao topo da roda. Talvez estivéssemos perdidamente apaixonados. Ou talvez formássemos um casal péssimo, e o melhor resultado para todos nós seria o que acabou acontecendo mesmo. Ele está na minha vida, e fico feliz. Isso basta." (pág. 87)

 

E foi dessa forma que fiquei totalmente fisgada na trama. A autora intercala a narrativa no ponto de vista da Laurie e do Jack, o cara do ônibus. E assim fica mais fácil entender um pouco da vida de cada um, assim como os sentimentos conflitantes, afinal, é realmente difícil controlar o amor, ainda mais quando ele não pode ficar com você por razões óbvias.

Só que além desse romance, Josie Silver também apresentou uma pitadinha de drama na medida certa. Algumas coisas acontecem ao longo da história que me deixou com o coração apertadinho, mas que me fez pensar em como a vida pode acontecer em um piscar de olhos e de uma forma completamente diferente da qual traçamos. É realmente impossível controlar, mas acredite: tudo tem um porquê para acontecer.


"Éramos muito diferentes. Tenho certeza de que, às vezes, isso não importa quando o amor é forte o bastante; os opostos se atraem, como dizem." (pág. 374)

 

Um Dia em Dezembro foi a minha última leitura de 2021 e eu adorei! Apesar de em alguns momentos lembrar um pouco Um Dia, do David Nicholls, ainda assim achei a leitura bem interessante, marcante e de certa forma, comovente. Então se você já leu o outro livro que citei aqui, com certeza vai se apaixonar por essa obra também.



um dia em dezembro

Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original
: One day in December
Escritora: Josie Silver
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392
Ano: 2018
Gênero: romance

SINOPSE
Laurie não acredita em amor à primeira vista. Afinal de contas, a vida não é a cena de um filme romântico. Mas, então, em uma manhã de dezembro fria e com neve, o ônibus de dois andares em que voltava para casa para em um ponto. Ao olhar para baixo, ela o vê. Por um segundo transcendental, seus olhos se encontram... e então o ônibus começa a andar. Depois de muitos meses com a esperança de cruzar novamente com ele, Laurie acha que nunca mais verá o garoto do ônibus.

No entanto, um ano depois, em uma festa de Natal, sua melhor amiga, Sarah, apresenta o novo namorado, o grande amor de sua vida. Para seu profundo desespero e surpresa, ele é ninguém menos que o garoto do ônibus. Determinada a esquecê-lo, Laurie segue com sua vida. Mas e se o destino tiver outros planos?

Postar um comentário