Resenha | Eu estou pensando em acabar com tudo, de Iain Reid

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

 Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo, publicado pelo selo Fábrica 231, da Editora Rocco, e escrito por Iain Reid, nós vamos conhecer a história de Jake que está indo visitar seus pais, em uma cabana, e levando sua nova namorada para conhecê-los.

eu estou pensando em acabar com tudo


Essa viagem de carro era para ser algo tranquilo e até mesmo para Jake e sua namorada se conectarem ainda mais - pelo menos é o que ele espera. Porém, para ela, que está atormentada com uma ligação que recebe constantemente em seu celular de um desconhecido, ela pensa em encerrar o seu relacionamento com o Jake.

Só que muitas lembranças, nomes, lugares e até questionamentos irão surgir e farão com que ela tenha certeza em acabar com tudo.


"Acho que muito do que aprendemos sobre os outros não é que eles nos contam. É o que observamos. As pessoas podem nos contar o que quiserem." (pág. 37)

 

eu estou pensando em acabar com tudo

Antes de começar essa resenha, devo dizer que Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo foi uma leitura que me tirou totalmente da zona de conforto. É um livro que aguça a curiosidade em cada capítulo, nos faz pensar no que poderia ser real ou não e até mesmo nos faz criar algumas teorias.

Porém, apesar de ter me aventurado nessa obra, confesso que a leitura não funcionou completamente para mim. Em muitos momentos, fiquei confusa com o que estava sendo narrado e até mesmo qual seria o objetivo principal da trama.


"Pequenas ações críticas são suficientes? Pequenos gestos nos fazem sentir bem, em relação a nós mesmos, em relação aos outros. Pequenas coisas nos conectam. Elas parecem tudo. Muito depende delas. Não é diferente de religião e Deus. Nós acreditamos em certas construções que nos ajudam a entender a vida. Não apenas a entender, mas a obter conforto. A ideia de que somos melhores ao lado de uma pessoa pelo resto de nossas vidas não é uma verdade inata da existência. É uma crença que desejamos ser verdadeira." (pág. 65)

 

O que mais me impactou foram as frases. Ao longo dos capítulos, somos apresentados com trechos marcantes e que nos fazem refletir de alguma forma. Apesar de ter gostado de acompanhar essa jornada, não consegui me conectar com a protagonista e nem com a trama.

eu estou pensando em acabar com tudo

Eu esperava encontrar um pouco de terror no livro, pois tudo sugeria isso, porém, o livro é um thriller psicológico. É algo que vai acontecendo bem devagar até a gente realmente entender todo o contexto e até mesmo desconfiar de tudo e de todos. A obra, de certa forma, instiga a nossa curiosidade.


"Vulnerabilidade nos faz perder nossa habilidade de pensar com clareza." (pág. 168)

 

Toda a narrativa é feita pela perspectiva da namorada de Jake, onde nós conhecemos realmente o motivo do porquê ela está pensando em terminar essa relação ou ao menos imaginamos isso no começo do livro. Aos poucos, vamos entender o porquê ela está assombrada com alguns acontecimentos do passado e o porquê ela tem certeza de que essa é a melhor solução.

eu estou pensando em acabar com tudo

Recentemente, Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo ganhou uma adaptação para a Netflix, mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Porém, li alguns comentários e vi que a mesma pode parecer confusa também. Mas isso é algo que eu ainda não tenho autoridade para falar.

Então tudo que posso dizer é que esse livro me agradou em certos pontos, me deixou confusa em outros e até gostei de como tudo ocorreu, mas não foi a minha melhor leitura. Talvez para quem já tenha o hábito de ler livros do gênero, goste de conhecer mais essa história.


"Nós não podemos e não sabemos o que os outros estão pensando. Não podemos e não sabemos que motivações as pessoas têm para fazer as coisas que fazem. Nunca. Não totalmente." (pág. 186)

 

"Sei que as pessoas falam sobre o oposto da verdade e o oposto do amor. Qual é o oposto do medo? Os opostos de desconforto e pânico e arrependimento?" (pág. 197)


eu estou pensando em acabar com tudo
Adicione no skoob | Compre na Amazon

Título original: I'm thinking of ending things
Escritor: Iain Reid
Editora: Fabrica 231
Tradução: Santiago Nazarian
Páginas: 224
Lançamento: 2017
Gênero: mistério / suspense

SINOPSE
Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais.

3 comentários

  1. leia de novo pra fazer uma resenha de vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não entendi seu comentário. Se você estiver falando sobre o livro Vergonha, da Brittainy C. Cherry, já tem por aqui também :)

      Excluir
  2. Acho que entendi o que você sentiu. Eu também não gosto de livros/filmes que não nos trazem uma VERDADE, seja ela exposta ou oculta (para ser revelada no fim). Detesto livros 'mimizentos' ou seja, que uma hora dizem uma coisa, outra hora parecem dizer outra, totalmente diferente. Isso gera confusão mental, não condiz com uma boa experiência literária. Não importa se a história em si é forte, aterrorizante, traz sustos, etc. O que importa é que o leitor sinta vontade de prosseguir na leitura. Quando a clima é tal que você se sente irritado ou desconectado da história, o autor errou a mão. Obrigada pela sinceridade! Uma boa resenha tem que ser franca. 😘

    ResponderExcluir