Resenha | Nasci para brilhar, de Lyla Lee

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Sabe quando um livro te tira da zona de conforto, mas ao mesmo tempo, é capaz de conquistar em cada virar de página? Foi assim que me senti com Nasci Para Brilhar, esse lançamento da Plataforma 21 e escrito por Lyla Lee.

nasci para brilhar


Aqui nós conhecemos a história da Haneul, mais conhecida como Skye Skin. Ela quer ser a nova estrela do K-pop, mas para que isso aconteça, ela terá que lidar com todos os "padrões" impostos pelos jurados do programa. Para eles, há uma regra a ser seguida: você não pode ser dançarina ou cantora se estiver acima do peso. Para essa indústria, segundo eles, é algo inaceitável.

Porém, mesmo enfrentando essa gordofobia dos jurados e até mesmo de muitos telespectadores, Skye tem esse enorme sonho e ela irá provar para a sociedade que não há regras para isso. Ela pode ser quem ela quiser ser, independente do que digam.


"A questão é que eu me aceito do jeito que sou." (pág. 16)

 

Quando finalmente entra para o reality show, ela terá treinamentos incontáveis, performances impressionantes e todo o drama por trás do programa. Mas, junto com ele, Skye encontrará amizades maravilhosas e toda a força necessária para continuar lutando por aquilo que sempre sonhou.

nasci para brilhar

"Meninas gordas não sabem dançar. Não podem vestir cores vibrantes. Não devem chamar a atenção para si mesmas."⁠ Esse é o primeiro trecho do livro, logo quando iniciamos a leitura. Através dele, já conseguimos imaginar o impacto que esse livro terá ao longo de cada capítulo, né? E foi exatamente isso que aconteceu.

A autora Lyla Lee aborda muitas questões importantes ao longo da sua narrativa, como o bullying que Skye sempre enfrentou, a forma de buscar a representatividade para todas aquelas garotas que também tenham o mesmo sonho e mostrar que é possível superar qualquer preconceito. A autora também aborda sobre sexualidade e como Skye aprendeu a lidar com tudo isso, até mesmo por não ter o apoio necessário dentro de casa.

Esse último ponto foi o que mais mexeu comigo. Imagina você ter um grande sonho e as pessoas dentro da sua própria casa falando que você deveria desistir, pois não irá conseguir? É algo que machuca; que dói. Mas a força que a Skye tem é impressionante! Mesmo magoada e sem apoio, ela soube como construir a sua personalidade e com sua determinação, conseguiu entrar para o reality show e provar do que ela é capaz.

nasci para brilhar

Outro ponto abordado em Nasci Para Brilhar, é a questão de comentários maldosos na internet. Me fez refletir em como as pessoas ficam tão "afiadas" em falar mal de alguém. Não pensa que ações geram reações e só querem saber de atacar e pronto. Isso é algo comum em nossa sociedade, mas que não deveria existir. Palavras machucam e ninguém sabe o quanto pode machucar a pessoa que está lendo aquilo.

Além disso, durante a obra, é perceptível como tudo o que aconteceu ao longo do programa só fortaleceu a Skye e provou que, apesar de existirem pessoas maldosas, existem pessoas maravilhosas e que estão dispostas a lutar com você e por você. As amizades que ela criou foi algo que marcou muito a sua trajetória.


"Vou provar para você e pra todos os recalcados por aí que tamanho não importa. Eu sou boa na dança e no canto, ponto. O fato de ser gorda não significa que eu não possa fazer coisas. E vou mostrar pra todo mundo que não deixei ninguém, nem você, me impedir." (pág. 195)


E além de tudo que já foi comentado aqui, devo dizer que conhecemos mais sobre outra cultura. Eu confesso que nunca tinha lido nada da cultura coreana e isso foi uma baita surpresa para mim. Acabei me envolvendo de uma forma única com tudo que foi descrito e me conquistou bastante.

nasci para brilhar

Apesar de amar um YA (young adult), confesso que esse livro acabou me tirando um pouco da zona de conforto e eu amei essa experiência. Nunca tinha lido nada no universo K-Pop e conhecer a trajetória dessa personagem incrível, foi realmente uma excelente experiência. Skye mostrou como é possível seguir seus sonhos, independente do que estão dizendo ou dos obstáculos que colocam no meio do caminho.

Então se você busca uma leitura rápida, viciante e com uma garota completamente empoderada, você com certeza precisa conhecer Nasci Para Brilhar.


nasci para brilhar

Título original
: I'll be the one
Escritora: Lyla Lee
Editora: Plataforma 21
Tradução: Regiane Winarski
Páginas: 336
Lançamento: 2020
Gênero: jovem adulto

SINOPSE

Skye Shin quer ser a nova estrela do K-Pop. Mas terá que lidar com os padrões altamente gordofóbicos da indústria do K-pop, a fama repentina, o escrutínio da mídia... e uma paixão por seu principal rival.
Skye Shin já ouviu de tudo.⁠
⁠"Meninas gordas não sabem dançar. Não podem vestir cores vibrantes. Não devem chamar a atenção para si mesmas."⁠
Mas Skye sonha ser uma estrela do K-pop e, para isso, precisará quebrar os padrões que a sociedade impõe a garotas como ela.⁠
Quando a jovem finalmente tem a oportunidade de competir em um programa de TV que vai lançar a nova superestrela K-pop, ela se depara com treinamentos incontáveis, performances impressionantes e, claro, todo o drama desse tipo de reality show.⁠
Assim, Skye também terá que lidar com os padrões gordofóbicos da indústria do K-pop, a fama repentina e o escrutínio da mídia.

Postar um comentário