Conheça Daya Alves, autora de Estarei Aqui

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Em fevereiro, convidei a autora de Estarei Aqui e Amor Abstrato, Daya Alves, para contar um pouquinho mais sobre ela e também o lançamento Continuarei Aqui.


entrevista


PS AMO LEITURA: Oi, Daya! É um prazer enorme entrevistar você para o PS Amo Leitura! Depois de ter lido suas obras e ter me divertido horrores com “estarei aqui”, quero que todos conheçam um pouquinho mais sobre você.

Para começar, gostaria de saber como é o processo de escrita para você. Você dedica algum tempo do seu dia para escrever, anota o que vem em sua mente... como funciona?

DAYA: Primeiro, quero agradecer o carinho e oportunidade.
Sou a desorganização em pessoa, escrevo no celular; nos metrôs da vida e filas de banco, anoto as ideias em um grupo que tenho comigo mesma no celular, pois quando anotava em bloco de notas nunca encontrava nada rsssss.



PS AMO LEITURA: E já que falamos sobre como é seu processo de escrita, o que te inspira a escrever seus livros? O que te motivou a se tornar escritora?

DAYAMe inspiro em tudo e todos ao meu redor, em muitas vezes o enredo nasce nas situações mais adversas. Escrevo desde criança, porém só mostrei ao público em geral, após passar por um período de depressão e ser incentivada por minha terapeuta de tirar os rascunhos da gaveta e mostrar para possíveis leitores.






PS AMO LEITURA: Assim como os seus livros já publicados – estarei aqui, amor abstrato, bem me quero –, você também participa de antologias como “momentos inesquecíveis”. Como é participar de um projeto com mais autores? Me conta sua experiência?

DAYANa verdade tenho participação em dezoito antologias, algumas como convidada, outras porque me apaixonei pelo projeto, tema ou capa. É enriquecedor a troca de experiências e vivências com autores e editoras diferentes.



entrevistaPS AMO LEITURAComentei acima sobre seus livros publicados, sendo que “estarei aqui” teve sua primeira publicação através da editora Coerência – hoje é publicado pela The Books Editora. Como foi para você ver pela primeira vez seu livro sendo lançado por uma editora?

DAYAFoi incrível, um sonho realizado. Foi meu primeiro romance e logo na estreia presenciar minha obra sendo admirada por diversos leitores é de uma alegria inexplicável.






PS AMO LEITURAE já que estamos falando de “estarei aqui”, nada melhor do que falar de sua continuação, né? “Continuarei aqui” é o segundo livro dessa série e o que nós, leitores, devemos esperar? Confesso que foi o livro que mais me arrancou risadas e que consegui me identificar muito com a personagem principal.

DAYA: Na verdade ele foi lançado como livro único, porém os leitores não conseguiram se desapegar da Paloma e companhia, então resolvi escrever um spin off com uma personagem que aparece ao final do livro, após isso acabou virando uma série onde terá um novo romance com a Carmem (irmã do Enrico) como personagem principal. Ainda sem previsão de divulgação ou lançamento pois ainda está um embrião.



PS AMO LEITURAEm “amor abstrato”, a amizade de Jaque e Léo é algo bem lindo. Fiquei emocionada quando vi todos os acontecimentos e como a amizade era forte. Em sua vida, existe alguém que você possui uma amizade tão grande, assim como os personagens?

DAYA: Tenho duas amigas desde a época do colégio, Glaucia e Cristiana, são como irmãs para mim. Além de muitos amigos que a literatura me deu, mas não citarei os nomes para não correr o risco de magoar alguém.






PS AMO LEITURAÉ perceptível em suas obras o quanto você ama um romance e chick-lit (e quem não ama?), mas além desse gênero, existe algum que você adoraria escrever?

DAYA: Verdade amo chick-lit, mas adoro também romances de época, tenho um livro descansando, pois não me achei preparada para lançá-lo, achei muito difícil a adequação de linguagem, contextos históricos e sempre paro em algum ponto do enredo para fazer pesquisas.



entrevistaPS AMO LEITURAE já que você comentou de um gênero que adoraria escrever, existe algum que você não lê de forma alguma ou algum que você tem muita vontade de conhecer?

DAYANão gosto de fantasia, distopias e terror. Mas, se for algo desperte meu interesse acabo colocando esse gosto de lado. Acredito que não exista algum gênero que ainda não tenha conhecido.






PS AMO LEITURAEu estou tentando escrever meu primeiro conto (vamos ver haha) e acho muito bacana conversar com outras pessoas que já estão acostumadas com processo de escrita, que nem você. Existe alguma dica que você acredita ser essencial para quem está começando a escrever?

DAYAA única dica que dou é liberte-se, escreva, coloque tudo o que deseja no papel. Escrever é um exercício, uma terapia, além de que precisamos dar vida aos enredos em nossa cabeça. O restante vem com o tempo, mas se você colocar primeiro de tudo paixão nem sua escrita, o restante virá como consequência.

Participe de grupos de autores, converse com pessoas que te entenda, vai se enturmando aos poucos para estar a par dos bastidores da produção de um livro (e estou a disposição para o que precisar).



PS AMO LEITURAE para finalizar, gostaria muito de agradecer sua participação! Foi um bate-papo bem bacana e conhecer mais um pouquinho sobre você foi excelente.

Para finalizar, quais são os seus projetos para 2020? Existe alguma novidade da qual você pode compartilhar com a gente?

DAYA: Tinha a pretensão de me aposentar kkkkk, mas como ainda não posso, além da recém lançado Continuarei Aqui, estou participando da Antologia Santas com lançamento previsto para a Bienal, estou concluindo um novo romance sem previsão de lançamento (saíra esse ano), sou mentora da Antologia Laços Vermelhos com previsão para dezembro. Além de muitos eventos literários ao longo do ano, onde organizo junto ao Robson Cuer do livro, Diário de Erasmo.

Quero deixar registrado meu agradecimento, por blog como o seu que valorizam e apoiam o autor nacional.

Beijos e me siga no Instagram kkkk

@daya.s.alves


12 comentários

  1. Ah que fofa!! Adorei conhecer um pouco mais sobre a autora e achei engraçado ela falando que queria se aposentar mas tem um monte de projetos em andamento kkkkkkk
    Realmente, apoiar os autores nacionais é uma coisa que a gente precisa fazer cada dia mais! Adorei o papo de vocês e ela pareceu ser uma ótima pessoa, vou até procurar os livros dela por aqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Daya é uma pessoa muito querida! As obras dela são ótimas e proporcionam ótimos momentos. Espero que você tenha a chance de conhecer um pouco mais.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Eu amei a entrevista, eu não conhecia a autora e achei a premissa da obra muito interessante, acho que é uma obra que eu irei adorar fazer a leitura com toda a certeza! Jpa vai para a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual obra te chamou atenção? Fiquei um pouco confusa haha. Espero que tenha a chance de conhecer :)

      Excluir
  3. Não conhecia e gostei, ela é uma fofa e super simpática, perfeita para o público jovem e adulto em sua forma de se comunicar, quero ler os livros dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora é bem simpática mesmo! Espero que os livros dela te conquiste.

      Excluir
  4. Que engraçado, eu gostei da entrevista, mais algo que me deixou um pouco triste foi ela ter dito que não gosta muito de fantasia nas historias kkkk tudo bem, eu amei saber sobre a autora Daya, muito simpática <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha coração fica até em pedaços nesse momento, né? Os livros dela são mais românticos e espero que você tenha a chance de conhecer.

      Excluir
  5. Ai que linda! Amei conhece-la melhor e também os livros da autora.
    Que bom conhecer autores nacionais e também saber que realizaram o sonho de ter o livro publicado, a valorização dos autores brasileiros. Achei o bate bato maravilhoso , gostei muito da simpatia da autora.
    Parabéns!
    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena conhecer suas obras e espero que elas te conquiste.

      Excluir
  6. Olá
    Já li Estarei Aqui e achei bem divertida a escrita dela. Gosto de saber mais de autores, as dicas foram legais de saber também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Estarei aqui" foi um livro que me proporcionou muitas risadas. Gostei bastante também!

      Excluir