Resenha | Contato de emergência, de Mary H.K Choi

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Contato de emergência” foi um lançamento de setembro da Editora Intrínseca e ele vai falar sobre dois jovens que quase não se conhecem, mas que acabam trocando mensagens de texto após uma grande emergência.

Mary H.K Choi


Seria o destino dois jovens se conhecerem, trocarem mensagens e disso criar um vínculo? Talvez. Nessa história vamos conhecer Penny e Sam: ela tem 18 anos e está prestes ingressar na faculdade, e decide que irá dedicar-se ao seu sonho de ser escritora. O que ela não esperava era que encontraria obstáculos durante a sua jornada.

Já Sam é um rapaz de 21 anos, com pouco dinheiro em sua conta, enfrentando problemas com a sua mãe alcoólatra e tem uma ex-namorada bem complicada e que mesmo após a separação, não aceita esse fim muito bem. Tudo que ele quer é conseguir concluir a faculdade a distância e não surtar com todos os dilemas.


Não consigo me envolver com um protagonista quando não sei o que ele quer e, tão importante quanto, por que ele quer. (pág. 145)

Eu diria que é difícil não surtar nessa vida, afinal, são diversos pequenos problemas que acabam gerando problemas maiores e que deixa tudo ainda mais complexo, mas talvez seja um acaso do destino quando eles se conhecem – e isso acontece após um ataque de pânico de Sam.

Dois desconhecidos que acabam se cruzando por conta do destino (ou coincidência mesmo), trocando mensagens rotuladas como emergência e se conhecendo melhor, compartilhando seus problemas, angústias, sonhos, piadas e inspirações. Até onde esse contato virtual pode levá-los?

Mary H.K Choi


Esta obra é um livro de estreia da autora Mary H. K. Choi e vai mostrar dois personagens que tem um convívio perfeito pela internet, mas quase não conversam pessoalmente. Com esse vínculo criado, vão aprender a confiar um no outro e se conhecerem melhor.

É perceptível como Penny e Sam possuem uma relação através da tecnologia. Fiquei me perguntando quantas pessoas mantém um relacionamento assim, seja de amizade ou não. Eu sou um exemplo disso, pois constantemente converso com pessoas e possuo esse vínculo apenas online, mas que queria conhecer várias pessoalmente.


A vida real pode ser deslumbrante para outras pessoas. Para aquelas garotas do Instagram, visitando a Disney com o amor de sua vida. Ou dando beijos apaixonados no carro, com o cabelo ao vento. Nenhuma das lembranças de Penny eram palpáveis. (pág. 203)

Aliás, aqui estamos falando de um relacionamento moderno. Com a tecnologia crescendo a cada dia, vemos muitos amigos e casais que passam mais tempo “juntos” através dessas ferramentas online do que presencialmente.

Isso foi o que mais gostei no enredo. Apesar de tratar de assuntos delicados como o alcoolismo, todo o contexto é atual, com personagens principais introvertidos e os secundários totalmente modernos e enfrentando dilemas de todos os adolescentes. Um livro bem contemporâneo.

Mary H.K Choi

Devo dizer que demorei um pouco para me apegar a leitura. A narrativa da Mary é boa, tem muito humor e ela tem um grande potencial, mas a forma como tudo acontecia em cada capítulo, ficou faltando uma lacuna, como se precisasse de aprofundamento em alguns momentos.

Eu queria entender um pouco mais dos dilemas enfrentados por Penny e Sam. Senti que se a gente conhecesse um pouquinho mais a fundo tudo o que estava acontecendo, talvez eu conseguisse uma conexão mais forte com eles.


É possível ficar com a mesma pessoa por muito tempo e achar que está tudo bem, então encontrar outra pessoa e na mesma hora se dar conta de que o outro relacionamento estava ruim. (pág. 224)

Mas sem crise! Como esse livro é um lançamento da autora, eu vejo que ela tem um grande potencial e tem muito para explorar. Apesar de não ter tido a conexão com os personagens como eu esperava, o livro me proporcionou bons momentos e isso valeu a pena.

Mary H.K Choi

Para quem gosta de um livro estilo comédia romântica, com um contexto totalmente atual, esse livro é a dica.

Contato de emergência” é um livro que vai contar sobre relacionamentos atuais entrelaçados com a tecnologia. Uma história que vai te proporcionar momentos divertidos e risadas.


adicione no skoob: contato de emergência | 3,5 ❤
*exemplar recebido pela editora intrínseca.

Título original: Emergency contact
Escritora: Mary H. K. Choi
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Lançamento: 2019
Gênero: romance / comédia / jovem adulto


SINOPSE
Eles mal se conhecem. São apenas dois jovens trocando mensagens de texto.
Mas cada palavra vai mudar suas vidas para sempre
Essa é a história de Penny e Sam.
Ela tem dezoito anos e acabou de sair de casa rumo à universidade. Longe da mãe expansiva e do namorado sem graça, vai finalmente se dedicar ao sonho de ser escritora. Só não contava que essa nova vida traria também novos obstáculos: pessoas, o maior pesadelo de qualquer introvertido.
Ele, por sua vez, está perdido na vida. Em todos os níveis. Aos vinte e um anos, os poucos dólares na conta, a mãe alcoólatra e a ex-namorada complicada não o ajudam a se manter são. Só lhe resta fazer os doces mais mirabolantes para o café onde trabalha (e mora), concluir sua faculdade a distância e tentar (sem muito sucesso) não surtar.
Por um acaso do destino — também conhecido como um ataque de pânico no meio da rua —, eles passam a trocar mensagens de texto inofensivas. Mas o que começa como um simples contato de emergência salvo no celular se torna a conexão mais importante da vida deles.
Aos poucos, esses jovens introvertidos e problemáticos se tornam dois amigos dividindo angústias, sonhos, piadas e inspirações. Duas pessoas que quase nunca se veem, mas que estão juntas o tempo inteiro. Dois solitários que, finalmente, não estão mais sozinhos.


38 comentários

  1. Interessante, autora explorar os relacionamentos tecnológicos, pois é assim que o vejo. Sério.
    Apesar do livro trazer ressalvas, foi uma boa leitura pra ti, pelo que notei. Explorar mais Penny e o Sam seria legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro aborda um relacionamento nos dias de hoje, afinal, estamos mais conectados através de um celular do que tudo. Apesar de algumas ressalvas, foi uma boa leitura, sim.

      Excluir
  2. Oie Fabi!!

    Eu vi a capa desse livro quando foi lançado e achei ela interessante e fiquei com uma leve vontade de ler sabe? Mas não procurei saber muito mais sobre ele além da capa, então sua resenha foi de fato o meu primeiro contato com ele, eu simplesmente adorei a premissa do contanto por mensagem que de fato como vocês mesma disse é algo que nós vivemos em nossa vida! Achei bem legal a autora explorar esse "universo" tecnológico dos relacionamentos atuais, minha vontade de ler o livro só aumentou, mesmo com sua ressalva de que você não conseguiu se conectar 100% com os personagens.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o fato de eu não ter me conectado com os personagens, não tira a beleza do livro e a sua chance de ler e amar. E sim, isso foi que mais gostei no livro: a autora abordar um relacionamento atual, um relacionamento através de mensagens. Acho que é uma leitura que vale a pena.

      Excluir
  3. Primeiro vamos falar das fotos que estão sensacionais. E eu não seria eu se não comentasse sobre eles. Segundo, esta parece ser uma história bem bacana para se ler com calma, sem pressa pra ir mesmo conhecendo os passos da autora. Fico feliz com a sua generosidade com o trabalho dela, mesmo não tendo tanta conexão com os personagens. Acho que a maioria dos autores brasileiros quando iniciam precisam desse olhar crítico, mas também carinhoso!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3
      Essa autora não é brasileira rs, mas é o primeiro livro dela. Não me conectei totalmente com os personagens porque eu senti que faltou algo, sabe? Mas exceto isso, foi uma leitura boa e que vale a pena conhecer.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Eu amei a premissa desse livro que é bem diferente de tudo o que eu já li, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler a obra, espero comprar na BF deste ano, pois as resenhas que tenho lido só aumentaram a minha vontade de ler a obra.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a BF seja incrível esse ano, viu? É uma obra que vale a pena conhecer e espero que te surpreenda também.

      Excluir
  5. Nossa, esse lançamento me passou despercebido. rsrs
    Gostei da trama, uma pena que teve algumas ressalvas, mas mesmo assim parece valer muito a leitura.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a ressalva foi mais uma coisa pessoal, sabe? De qualquer forma, acredito que vale a pena a leitura.

      Excluir
  6. Acho legal abordar esse tema de pessoas que se conhecem por meio da tecnologia, e/ou desenvolvem relacionamento através desse meio. Eu mesma conheci meu marido em 2006 por causa dos blogs. Estamos aí, juntos e com dois filhotes. Tomara que a leitura seja agradável para todos!
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que lindo! Sua história, com certeza, dava um bom livro <3 Parabéns! Se tiver a chance de ler, espero que ela te conquiste.

      Excluir
  7. Vi que esse livro tem alguns pontos negativos, mas estou ignorando todos por conta da premissa. Me despertou tanto interesse.
    Espero ler e gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim não funcionou totalmente, mas não significa que para você vai funcionar da mesma forma, né? hahaha Eu espero que tenha a chance de ler e te cative mais.

      Excluir
  8. Achei a capa do livro linda e o enredo me chamou bastante atenção em função de ser algo tão contemporâneo. Fiquei curiosa e já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiieee
    Eu super curti esa tematica de relacionamentos/confiança mantido online apenas e a reflexão que o assunto deve certamente trazer ao leitor, tb tenho contato com algumas pessoas apenas online, por conta do blog e tals e ao mesmo tempo em que a gente se sente próximo, tem essa coisa da distância fisica, de não ser exatamente a mesma coisa. Não conhecia esse lançamento, gostei bastante, adoro comédia romântica, é um gênero que tem me encantado cada vez mais e acredito que vá gostar deste.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala. O blog proporciona essa conexão incrível, né? Quero conhecer todo mundo que converso nas redes sociais. Isso seria incrível! Espero que tenha a chance de ler e curta bastante.

      Excluir
  10. Olá...
    Essa é a minha leitura atual, estou gostando bastante e achando os personagens uns verdadeiro amorzinho! Tenho encontrado algumas mensagens legais também ;)
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens são fofos e sim, tem algumas mensagens legais durante a história.

      Excluir
  11. Olá!

    Então... Eu acredito muito na proximidade pela tecnologia, só tenho contato com uma das minhas melhores amiga e minha tia que moram em outro pais devido a ela, sendo assim eu reconheço muito sua força, mesmo que também veja os problemas. Sobre o livro, EU QUERO, achei a premissa interessante e mesmo que eu não me conecte com os personagens assim como aconteceu com você acho que vale a pena a leitura, por isso, já estou colocando na minha lista e pretendo ler ano que vem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece, né? Às vezes a gente não fica totalmente conectado com os personagens ou até mesmo com a narrativa. De qualquer forma, espero que o livro te proporcione bons momentos.

      Excluir
  12. Eu vi umas resenhas desse livro e agora a sua. Tô achando muito legal a história. Não é dos meus gêneros favoritos, mas a história parece ser bem envolvente. Adorei.

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns pontos a história me cativou, sim. Espero que você dê uma chance e curta.

      Excluir
  13. Olá
    Não conhecia o livro, quando você começou a falar sobre eles se conhecerem pela internet eu já lembrei das minhas amigas. Tenho um grupo de amigas que nos falamos pela internet por mais de 7 anos e ainda não tivemos a oportunidade de nós conhecermos pessoalmente. Fico triste que de certo modo o livro não te agradou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns pontos deixaram um pouco a desejar, mas foi uma leitura boa. Deu para aproveitar o máximo dela. E é incrível como a internet conecta as pessoas, né? Sei muito bem como é manter esse laço de amizade.

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não fiquei sabendo desse livro quando ele foi lançado, mas nos últimos dias tenho visto mais comentários sobre ele. Fiquei bem curiosa para ler, especialmente pelos temas que aborda e pelo fato de que os personagens passam por dilemas comuns aos adolescentes.
    Uma pena que você não tenha se conectado tanto quanto esperava, mas deu para ver que é uma leitura interessante. Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de tudo, foi uma leitura bem interessante. Acredito que vale a pena dar uma chance. Espero que o livro te conquiste muito.

      Excluir
  15. Olá,
    Eu gosto de comédias românticas mas tenho uma leve sensação que os personagens deste livro iriam me irritar hahahaha. Aliás sobre a narrativa ser lenta é outra coisa negativa pra mim,já que este tipo de livro tem que ser mais dinâmico e coisa do tipo. Mas a capa é linda mesmo!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é lindíssima! E amo uma comédia romântica, mas esperava algo um pouquinho diferente neste livro. De qualquer forma, acho que você deveria dar uma chance. Quem sabe ele te agrade?!

      Excluir
  16. Olá, tudo bem? Eu me apaixonei pelo livro assim que vi a capa, e quando soube que era romance surtei mais ainda. Vejo algumas ressalvas pelo seu ponto de vista, mas nada que me desanime ler. Espero poder lê-lo em breve e curtir. Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas ressalvas são mais um ponto de vista, né? Garanto que a leitura pode ser diferente para ti. Espero que você leia e a leitura te agrade bastante. Torcendo!

      Excluir
  17. Olá!
    Devo dizer que eu amei a premissa do livro. Eu, como você comentou que também é, tenho alguns amigos que moram longe e sonho demais em conhecê-los pessoalmente, alguns até mais próximos dos que eu tenho por perto. Acho que temos tantas chances com a tecnologia, apesar de nada substituir um bom abraço né hahaha Ver um livro com isso acontecendo em sua trama me atraiu demais! Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia é ótima em diversos aspectos, mas sem dúvidas não substitui um abraço. É tão bom! hahaha Espero que curta a leitura.

      Excluir
  18. Que pena que a história tem essa lacuna a ser preenchida, às vezes isso dá uma brochada na leitura. De maneira geral, apreciei a proposta, não conhecia o livro e se tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem uma excelente premissa e acredito que vale a leitura. Espero que curta bastante!

      Excluir
  19. Não conhecia essa obra, mas seu enredo parece ser intenso e repleto de surpresas. Confesso que fiquei com minha curiosidade bem aguçada. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei muito intenso rs mas é uma leitura que vale a pena conhecer.

      Excluir