Resenha | A reação adversa do caos, de Stephanne Says

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Você já parou para pensar em vidas em outro planeta? Luna era aquela garota que acreditava em signos e tudo relacionado ao espaço, mas nunca imaginou que viajaria para outro planeta, até que ela foi abduzida. “A reação adversa do caos”, escrito por Stephanne Says e publicado pela Editora Coerência, vai contar uma estória totalmente diferente do que você conhece.

Stephanne  Says


Luna tinha uma vida totalmente isolada na Terra. Após um acontecimento, ela foi expulsa da escola e isso mudou totalmente a sua vida: há um ano ela trabalha na livraria de seu tio e sofre com toda a arrogância do mesmo.

Apesar de amar livros e amar ficar rodeada por eles, essa não era a vida que ela esperava. Seu sonho era fazer faculdade, ter uma vida normal e que as fofocas do que aconteceu no colégio sumissem. Seria pedir muito?

Se sua vida fosse um filme, a música de abertura certamente seria aquela. Traduzia tudo que ela sentia. O sentimento de que algo ainda não havia sido escrito em sua história. (pág. 15)

Enquanto estava indo buscar uma correspondência para seu tio, Luna encontra uma pedra (literalmente) no caminho. Ela simplesmente caiu do céu. Como isso poderia acontecer? Porém quando achava que sua vida não poderia mudar mais, um cara diferente e de outro planeta aparece e a leva com ele, mesmo com todos os protestos.

Só que mesmo sendo forçada, Luna descobrirá um novo ambiente e que nem tudo é o que parece. Ela vai descobrir mais sobre ela, sobre outros mundos e principalmente sobre o amor.

Acho que a palavra que você quer dizer é diferente. Porque chamar algo de estranho significa que você não o conhece. E se você não conhece é porque tem um conhecimento... limitado. (pág. 42)

Stephanne  Says




Um diferente maravilhoso

Quando solicitei esse livro para a editora, me encantei logo pela capa e todos os detalhes apresentados e a sinopse me despertou muito interesse, principalmente por falar de vidas fora da Terra. Achei diferente e bem original! E sabe o que foi melhor de tudo? Ser surpreendida positivamente pela obra.

Neste livro, apesar de sermos apresentados para uma personagem adolescente, vi uma personagem corajosa e que estava em momento de descoberta. Imagina você ser levada de seu planeta, por pessoas estranhas, e obrigada a conviver com elas? Deve ser realmente bizarro, então é totalmente compreensível as atitudes que Luna tomava, assim como os personagens secundários.

Chorar é drenar a tristeza de dentro de você. Senão, que outra explicação teria para esse ato ser realizado principalmente em momentos tristes? (pág. 80)

Desde o primeiro capítulo, a autora apresenta sobre um segredo da personagem e que vamos descobrir mais para frente e confesso que esse mistério foi bom, pois não fica baseado apenas nisso. Stephanne Says soube apresentar outras tramas no enredo e deixou tudo ainda mais viciante e empolgante.

Apenas um ponto que me incomodou durante a leitura que foi a repetição da mesma frase: “0,5 cm de sorriso”, mas só. Isso é só um ponto para deixar registrado, pois a escrita em si é boa, fluída e cativante. Vale a pena dar uma chance.

Tudo era possível. Nada era verdade ou mentira. Não existiam coisas boas ou coisas ruins. Só existiam pontos de vista. (pág. 186)

Stephanne  Says

Por falar em empolgante...

Eu não conseguia parar de ler! Cada capítulo era um acontecimento novo, um final arrebatador e que eu não conseguia esperar para saber como seria o próximo capítulo. Realmente prende a atenção do começo ao fim!

E já que comentei sobre o fim, devo dizer que não conseguia me recuperar do choque final. Tudo que conseguia pensar era: “Não acredito! Não creio! Estou chocada!”. A autora teve uma sacada maravilhosa para o enredo e aquilo foi realmente impressionante.  Em nenhum instante eu desconfiei do final e isso valeu muito a pena.

Você não sabe o impacto que suas palavras podem causar na vida de uma pessoa. Nem todas as feridas têm cicatrizes, e às vezes você pode estar tocando em uma sem saber. (pág. 223)

Sem contar que, além dessa sacada utilizada pela autora, a mesma usa várias referências. Em muitos momentos é capaz de você fazer comparações com alguns filmes e até mesmo com a nossa sociedade. Aliás, é uma vida em outro planeta, mas que podem acontecer as mesmas questões políticas e culturais.

Stephanne  Says


A reação adversa do caos” é um livro realmente maravilhoso! Eu poderia passar horas contando os detalhes e as emoções que senti em cada capítulo e em como em muitos momentos eu odiava alguns personagens e em outros eu estava totalmente apaixonada!

Acho que não preciso dizer o quanto eu amei essa estória e o quanto ela me prendeu, né? É aquele livro que vale a pena a leitura, principalmente para quem gosta de algo diferente e vidas em outros planetas.

Os livros não tinham como me decepcionar! Com eles eu podia viver a vida que eu queria, mesmo que não fosse real. (pág. 238)

adicione no skoob: a reação adversa do caos | 4,5 ❤
*livro recebido em parceria com a editora.

Título original: a reação adversa do caos
Escritora: Stephanne Says
Editora: Coerência
Páginas: 488
Lançamento: 2019
Gênero: jovem adulto / distopia / literatura nacional

SINOPSE
Luna levava uma vida isolada desde que fora expulsa da escola há um ano. Ela odeia Nietzsche por conta de sua afirmação sobre não existirem verdades absolutas, pois acha que todos precisam de alguma coisa para acreditar. Mas, depois que encontra uma pedra que veio do espaço, e um cara de outro planeta a leva embora da Terra, ela que era tão cheia de certezas começa a ficar cheia de dúvidas.
Inserida em novas culturas e relacionamentos complexos entre diferentes espécies, a jovem percebe que precisa encontrar seu lugar nesse novo mundo. Porém, reviravoltas acontecem, e, com o intuito de saber mais sobre seu passado, ela termina presa em um lugar esquecido e desabitado que ninguém consegue encontrar.
Forçada a viver com um bando de estranhos, Luna vai descobrir que nem tudo é o que parece. Um chuveiro que serve de psicólogo, uma governanta que adora fazê-la passar vergonha, um amigo que dá péssimos conselhos e um professor que lhe diz verdades que ela se recusa a aceitar começam a fazê-la ter outro modo de enxergar a vida e a ajudam a descobrir coisas surpreendentes sobre sua história.
Mas é justamente a pessoa que Luna mais odeia, quem a tirou do lugar a que ela achava pertencer, que a faz questionar tudo aquilo em que sempre acreditou e sentir coisas que ela não sabia que eram possíveis de sentir.





  • Seguidor premiado de setembro ganha um exemplar de "as dez-vantagens de morrer depois de você", lançamento da Verus!
  • 32 comentários

    1. Oi!
      Sou fascinada por vida além da terra.
      Lendo sua resenha, lembrei de um livro que li ainda na adolescência: Yargo da Jaqueline Sussann, enredo bem parecido, embora não saiba o final de A reação adversa do caos.
      Preciso urgente faazer a leitura desse livro.
      cheirinhos
      Rudy

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jura? Não conhecia esse livro, mas vou pesquisar também. Espero que tenha a chance de ler esse e gostar. Eu adorei!

        Excluir
    2. Uau! O livro parece ter a medida certa para encantar o leitor.
      Assim como você, também já fiquei apaixonada pela capa e pela sinopse.
      Parece ser um livro maravilhoso!
      Além disso, fico feliz que você tenha se surpreendido positivamente com a história.
      Vou deixar sua dica anotada para conferir assim que possível.
      Beijos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Espero que você tenha a chance de ler. Esse livro foi realmente uma experiência incrível!

        Excluir
    3. Opa, conseguiu despertar meu interesse!
      A capa realmente chama a atenção de tão linda, e essa premissa original é ainda mais convidativa.
      Bom saber que é uma leitura empolgante.
      Fiquei curiosa para conhecer a Luna.

      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A capa desperta um interesse enorme, né? Fico feliz que tenha gostado da resenha. Vai adorar o livro.

        Excluir
    4. Oi!
      Eu amo histórias de ficção que envolva vida fora na terra, então já quero ler esse livro. Até porque só de me sentir na pele da personagem, que trabalha em uma livraria, já da uma empolgação. Só não sei se ficaria feliz em encontrar essa pedra no caminho, mas o que vale é a aventura.
      O livro tem muito cara de ser gringo e vendo que a autora é nacional achei muito interessante, não conheço muitas obras assim nacionais e todo o trabalho tá maravilhoso.

      Silviane Casemiro
      Blogueiras Cansadas@Blogueiras.Cansadas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O trabalho da capa, da Editora Coerência, realmente ficou lindo, né? É uma leitura que vale muito a pena e para quem ama o gênero, vai se encantar demais. Eu não sei também como reagiria ao encontrar essa pedra haha.

        Excluir
    5. Oiii ❤ Adorei a premissa desse livro! Gostei bastante da ideia da autora de a personagem ser abduzida e agora precisar se adaptar a uma nova cultura, diferente da sua.
      Estou curiosa para saber qual é o objetivo de sequestrarem Luna, o que ela tem a oferecer a esse povo.
      Bom saber que a autora escreveu uma história original, já que esse tema já foi bastante utilizado. Gosto quando autores fazem isso.
      Gostei que a obra também faz ponte com a nossa sociedade.
      Quero ver também como o romance é inserido na trama.
      Vou adicionar esse livro agora na minha lista de leituras.
      Beijos ❤

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A gente fica curioso com esse desfecho logo nos primeiros capítulos, o que torna a leitura ainda melhor e viciante. Vale muito a pena.

        Excluir
    6. Olá! ♡ Achei a premissa do livro bem interessante, nunca li um livro em que a protagonista fosse abduzida para outro Planeta, parece bem original mesmo. Tô curiosa para ver como a autora desenvolveu isso.
      Já gostei da Luna, sempre me identifico com personagens leitores, é ótimo se ver representado! ♡
      Agora fiquei curiosa para saber que segredo é esse da personagem kkk.
      Sua leitura parece ter sido maravilhosa, espero fazer uma leitura tão cativante quanto a sua quando eu ler esse livro! Preciso conhecer essa história pra ontem kkk!
      Essa capa é um arraso, adorei! ♡
      Muito obrigada pela indicação, espero conferir essa obra em breve! Beijos! ♡

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu achei muito original hahaha curti demais a leitura. Espero que você leia em breve. Se curte o gênero, garanto que não vai se arrepender.

        Excluir
    7. nossa que legal, nao tinha pensado em um livro que seguisse essa ideia, mas já amei
      fiquei bem curiosa pra saber como é o desenrolar dessa história completa.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Siiim! Bem original, né? Foi o que mais me chamou atenção na premissa e me cativou demais.

        Excluir
    8. Oiii

      Essa capa tá um arraso, me lembrou um livro da Diana Peterfreund que li há anos e adorei. Eu tb curto bastante livros que abordam vida no espaço ou em outros planetas, acho que dá pra criar tanto à partir disso e o leitor sempre se surpreende. Pela resenha deu pra sentir o quanto o livro valeu a pena e te prendeu, é tão bom quando a gente não consegue mais parar de ler, com certeza esse seria um livro que eu também adoraria ler.

      Beijos, Alice

      www.derepentenoultimolivro.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A capa realmente está maravilhosa! Olha só, não conhecia esse livro que você citou, mas já vou procurar também. É incrível começar uma leitura e não desprender mais, né? Vale muito a pena conhecer essa obra.

        Excluir
    9. Nossa que interessante, eu não conhecia a autora nem o livro. Sua resenha ficou maravilhosa, fui lendo e quando vi não conseguia parar, parabéns. Os quotes escolhidos são maravilhosos, até anotei aquele sobre o impacto das palavras. Enfim que máximo que a leitura superou suas expectativas e amei a dica, beijos e que setembro seja um mês de ótimas leituras.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fico feliz que a resenha tenha te prendido, imagina o livro?! haha eu fiquei totalmente conectada com o enredo. Espero que você tenha chance de ler e se encantar também.

        Excluir
    10. Olá!
      Fiquei um tanto curiosa e interessada pelo livro. Tem uma ótima premissa e com um enrendo bastante diferente de já conheço. Não conhecia nada da autora mas ao conhecer essa obra fez com que anotasse na minha listinha de livros que quero ler e que por sinal só aumenta. Espero muito ler em breve!

      Meu blog:
      Tempos Literários

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É bem diferente, né? Acho que foi isso que mais me chamou atenção. Ele desperta um interesse que nem sei explicar. Espero que você tenha chance de ler e se encantar por essa obra também.

        Excluir
    11. Olá, tudo bom?
      É impossível ver essa capa e já não se encantar de cara né? Apesar de já estar encantada, eu sequer sabia do que se tratava o livro. Agora, após ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para conferir esse enredo diferente, cheio de referências e que prendeu na leitura do início ao fim. Mal posso esperar para me apaixonar por essa história também!
      Beijos!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, a capa está linda demais! As referências são ótimas, a escrita é bem fluída e a premissa, então... nem se fala. Encantadora! Espero que tenha chance de se apaixonar por esse livro <3

        Excluir
    12. Olá, tudo bem?
      Eu não conhecia este livro e pela sua resenha a história proporciona momentos maravilhosos. Espero ter mais chance de lê-lo em breve. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Proporciona ótimos momentos mesmo :D Espero que tenha chance de ler.

        Excluir
    13. Resenha linda
      Deu vontade de ler agora mesmo haha

      ResponderExcluir
    14. Ameeiiii a capa deste livro e lendo sua resenha fiquei super curiosa pela história, concordo com vc, o livro parece trazer umas coisas diferentes e isso super me chamou a atenção!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A capa é tãooo linda! E traz coisas diferentes mesmo. Isso é o que mais cativa!

        Excluir
    15. Essa é a primeira vez que leio sobre um livro onde a personagem foi abduzida. E eu estava querendo ler algo assim, embora não seja muito dessas que acredita 100% em signos, sou muito das que gosta das coisas relcionadas ao espaço. Por isso fiquei encantada com essa capa.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Esse livro tem uma premissa totalmente diferente, né? Por isso que me cativou tanto! Garanto que você vai adorar.

        Excluir
    16. Eu adoro ler livros desse tipo, principalmente a questão da distopia, esses tempo estava lendo a seleção e simplesmente amei, e gostaria de saber se você tem algum livro semelhante para recomendar

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah, eu amo distopias também! Acredito que você pode gostar de "a rainha vermelha", "the kiss of deception", "todos os nossos ontens"... Tem uma aba no blog com nome "distopia" e lá tem várias dicas legais <3

        Excluir