Resenha | Princesa das cinzas, de Laura Sebastian

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Princesa, prisioneira, órfã e rebelde: todos os pontos que caracterizam a obra “princesa das cinzas”, publicado em 2018 pela Editora Arqueiro. Um livro repleto de fantasia e aventura.

Laura Sebastian

O ENREDO

Aos 6 anos, Theodosia vê o seu país sendo invadido por um povo bárbaro e deixando vários rastros de destruição. Com todo o sangue já derramado, a mãe de Theo, a Rainha do Fogo, é brutalmente assassinada. É neste momento que a princesa de Astrea perde tudo, principalmente seu nome, e começa a ser chamada de Princesa das Cinzas.

Após esse trágico acontecimento, Theodosia torna-se a prisioneira do seu próprio castelo, onde é obrigada a seguir todos as normas que o kaiser impõe, assim como sofre abusos e humilhações. Ele usa a coroa de cinzas para deixar sempre o lembrete de que o reino de Theo é apenas aquilo: uma sombra, uma lembrança.

"É mais seguro viver apenas no presente, ser uma garota sem qualquer passado por que ansiar e qualquer futuro lhe arrancarem." (pág. 19)

Há 10 anos vivendo como prisioneira e após ter sido forçada a realizar algo que jamais imaginou, Theodosia percebe que sobreviver a todos esses acontecimentos não é mais suficiente. É hora de agir! É hora de conquistar seu reino de novo. E para isso mentiras precisarão ser contadas e o coração não poderá falar mais alto em nenhum momento.

Será possível superar todos os anos de humilhação e voltar a ser a rainha de que seu povo precisa?

A PERSONAGEM

Laura SebastianNeste enredo nós conhecemos uma personagem de 16 anos e que passou dez anos de sua vida sendo prisioneira, sendo humilhada e sofrendo a morte de sua mãe sem nenhuma vingança. Quando Theodosia realmente decide tomar uma atitude e agir contra todos que causaram aquele sofrimento, é onde tudo começa a desenrolar.

Achei a personagem bem determinada em muitos momentos e que nessa vingança, é possível perceber o quanto ela também sofre por agir contra algumas pessoas que ela criou um vínculo nos últimos anos. Apesar de serem inimigos, dois personagens secundários são totalmente o oposto de seus pais e possuem a mesma idade que ela. Então era quase impossível não criar esse vínculo.

"Não são palavras ditas superficialmente, é uma promessa de não apenas amar outra pessoa, mas de confiar nela." (pág. 208)

E já que esse vínculo foi criado, é onde fica mais complicado para Theodosia realizar algumas intrigas e contar algumas mentiras, pois seu coração fica despedaço em causar certo sofrimento para essas pessoas, mas... ela está curando todas as suas feridas internas, então ela precisará causar algumas feridas em outras pessoas.

Laura Sebastian

A NARRATIVA

Laura Sebastian tem uma narrativa completamente fluída e conquistadora. Você consegue imaginar diversos cenários ali apresentados, assim como sentir toda a angustia e sofrimento da personagem. Em muitos momentos você precisa recuperar o fôlego para prosseguir com os capítulos.

O livro é contado em primeira pessoa, então o leitor consegue sentir de uma forma diferente todos os acontecimentos, angustias e sofrimentos que a personagem apresenta. Assim como os capítulos também são curtos, deixando a leitura ainda mais prazerosa e fluída.

"Não são as coisas que fazemos para sobreviver que nos definem. A gente não se desculpa por elas." (pág. 234)

É impossível parar de ler este livro! Cada capítulo deixa aquela conexão para o próximo, estimulando ainda mais a curiosidade e o desejo de saber como Theodosia irá resolver todas as questões abordadas.

Apesar de no começo demorar um pouquinho (pouquinho mesmo) para desenrolar a estória porque precisamos conhecer todos os fatos por trás da invasão do povo em seu reino, assim que este momento passa, tudo acontece de forma rápida e impressionante, e o final deixa com gostinho de “quero mais”.

Laura SebastianFINALIZANDO...

Na própria capa diz que para quem é fã de a rainha vermelha, GOT, a seleção e jogos vorazes irá se apaixonar por este livro e sem dúvidas vai mesmo! Eu, fã de três séries aqui contadas, posso dizer com clareza que temos uma personagem determinada e lutando contra o governo, fazendo sempre o possível para salvar o seu povo.

Princesa das cinzas” é o primeiro livro de uma série e vamos encontrar uma fantasia incrível, onde ela é uma princesa, uma prisioneira, órfã e no final, uma rebelde. Uma jornada onde, junto com seus aliados inesperados, ela traçará diversos planos de fuga e tentará viver.

"As pessoas falam, e precisamos estar cientes do que elas dizem antes que isso nos magoe." (pág. 346)

Um livro totalmente instigante e perfeito para o começo de uma série que promete muito! Essa obra apresenta uma narrativa viciante e personagens bem construídos, deixando o leitor com vontade de fazer parte dessa jornada. E o que me faz questionar: o que os próximos livros da série me reserva?


Avaliação: 4,5 ❤ - adicione no skoob: princesa das cinzas

Título original: Ash princess

Escritora: Laura Sebastian
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Lançamento: 2018
Gênero: fantasia / distopia / jovem adulto


SINOPSE
PRINCESA
PRISIONEIRA
ÓRFÃ
REBELDE
Theodosia era a herdeira do trono de Astrea quando seu reino foi invadido, deixando um rastro de destruição.
Dez anos depois, a princesa, órfã, prisioneira e subjugada, percebe que não lhe resta mais nada, a não ser lutar pela própria liberdade.
O passado, que por tanto tempo ficou enterrado, agora precisa vir à tona para mostrar a Theodosia os caminhos que poderão levá-la de volta ao trono.
Mas Theo conseguirá ser a rainha de que seu povo precisa? Ou será que anos de humilhações transformaram a herdeira da Rainha do Fogo em meras cinzas?

30 comentários

  1. Quando eu vi a capa imaginei justamente que fosse um livro da série A Rainha vermelha, que por sinal sempre tive vontade de ler. Eu sou um grande fã de GOT, então claro que me interesso. A trama parece ser bem interessante e o fato de ter capítulos curtos eu acho ótimo. Capítulos grandes demais me dão agonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa remete e até mesmo nela fala "para quem gostou de a rainha vermelha". Pode até existir uma semelhança em alguns pontos da personagem, mas é um livro diferente e cheio de emoções. Eu super recomendo!

      Excluir
  2. Olá!
    Eu quero muito ler esse livro, tem uma premissa ótima e um mundo muito incrível..Eu lendo a resenha me identifiquei ele com o livro de A rainha vermelha ou será que estou enganada?! Mas tem uma premissa ótima e estou louca para ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns pontos ele lembra sim, principalmente nas atitudes da personagem. De qualquer forma, é um livro ótimo! Super recomendo.

      Excluir
  3. Olá Fabiana!
    Ah esse livro já está na lista de desejados faz tempo! Theo tem muitas características das protagonistas das séries acima citadas mas tem sua própria história pra contar, forte, destemida e corajosa. Parece que vem romance por aí! E o livro tem essa capa lindo que já é um espetáculo a parte. Mal posso esperar pela leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem semelhanças, mas tem a sua própria personalidade e a sua própria luta. E com certeza no próximo livro da série terá um pouco mais de romance, o que não teve tanto nesse. Foi na dose exata.

      Excluir
  4. A série parece ter começado bem e fiquei curiosa pra saber como Theodosia irá realizar sua vingança e como isso irá afetar aqueles que ela inevitavelmente criou um vinculo. Gostei da resenha e espero poder ler também mais a frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha chance de ler. É um livro cheio de aventura e muita fantasia. Para quem gosta dessa mistura, vai amar! Recomendo bastante.

      Excluir
  5. Achei a capa tão bonita, mas normalmente n é o tipo de leitura que curto.
    Msm assim ele tá na minha lista

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não é o seu tipo de leitura, pois o livro realmente é ótimo :D

      Excluir
  6. O que achei interessante nele é esse lembrar de tantas séries que li e gostei ou coisas que vi falando super bem. A história da garota é difícil, ela passou por muito e essa busca por vingança e como ela é determinada e forte chama atenção. Ser bom de ler só ajuda. Um livro que você pega e não para de ler assim é ótimo. Tô com ele aqui pra ler e pelo jeito vai ser daquelas ótimas leituras que só fazem ficar com vontade de ver mais ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é aquele livro que você pega para ler e não quer largar mais de tão viciante que é! Ah, aproveita que você já tem ele e leia. Espero que se surpreenda positivamente, assim como eu.

      Excluir
  7. Amei sua resenha, me deixou com mais vontade de ler esse livro.
    Por ser o primeiro de uma série é compreensível essa apresentação, mas sinto que a história vai crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É totalmente compreensível mesmo, mas a autora soube como encaixar perfeitamente cada detalhe. Vale muito a pena!

      Excluir
  8. Olá Fabiana!
    Apesar de apresentar alguns conceitos derivados de outras séries conhecidas (sim, existe claramente uma inspiração na estrutura política do universo de Trono de Vidro) a obra consegue prender o leitor pela boa construção tanto dos personagens quanto da nação opressora em questão. Além disso, Theodosia conquista rapidamente a simpatia leitor por toda a humilhação que passa, de modo que o desejo por uma revolução só cresce a cada virada de página.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que "trono de vidro" segue essa pegada? Hmmm, já gostei! A autora realmente soube como construir perfeitamente esse mundo e cativar o leitor. Estou curiosa para o desenrolar.

      Excluir
  9. Fabi!
    Se o livro é bem escrito e tem boas personagens, mesmo com um enredo que não seja tão inusitado, deve proporcionar uma boa leitura para quem gosta do estilo como eu, por isso gostaria de poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura maravilhosa! Se é o estilo de leitura que você gosta, então vai amar este livro.

      Excluir
  10. Oi, Fabiana!
    Quanto sofrimento a Theodosia passa, hein?! A mãe assassinada, 10 anos prisioneira sofrendo todo tipo de humilhações, e ter que manipular pessoas que ela passou a ter afeto... muito difícil.
    Como Princesa das Cinzas é o primeiro de uma série vou esperar ler resenhas dos próximos volumes, e se o interesse continuar então vou embarcar nesse universo criado pela Laura Sebastian.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou torcendo para a Arqueiro publicar a continuação porque olha... o final deixou com aquele gosto de "quero mais".

      Excluir
  11. Olá,
    Primeiro de tudo, eu amo essa capa! É muito linda e preciosa, já quero. Não li ainda, mas já vi gente falando bem, então tá na minha meta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosa e o livro todo é incrível. Espero que tenha a oportunidade de ler.

      Excluir
  12. Quero muito ler esse livro, mesmo vendo algumas criticas não tanto animadas sobre ele. Espero le-lo em breve pra ter a minha opiniao sobre o enredo criado, que curti bastante pela sinopse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li algumas que também me deixou com receio, mas decidi ler e me APAIXONEI! Espero que dê uma chance.

      Excluir
  13. Ja ouvir sobre o livro.
    Gosto bastante de leituras mais intensas e mais marcantes.
    Já quero ler ele logo.

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar bem sobre este livro e, está nas minhas sugestões de leitura.
    Contudo, toda a narrativa com a Princesa das Cinzas parece-me cativar o leitor do principio ao fim através da sua história de vida… E a mensagem que a Princesa passa é que deveremos usar sempre a nossa … Mente como arma poderosa!


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa mente, sem dúvidas, é a arma mais poderosa. É um tipo de leitura cativante e que conquista muito! Espero que leia e goste também.

      Excluir
  15. OI!
    A capa é impressionante, as cores e a figura da coroa dá pra ter uma ideia do que encontrar na leitura. Gostei do enredo, sua resenha me envolveu em uma trama de mentiras e sofrimento, parabéns me deixou curiosa em desvendar essa distopia e saber mais dos personagens, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oiê,
    Eu não sou tão ligada ao gênero, mas esse foi um livro que me chamou a atenção e tenho vontade de ler. Tenho visto opiniões positivas como a sua e isso me faz querer ler mais ainda. Sem contar que acho essa capa linda!

    ResponderExcluir