Resenha | Véspera de um reencontro: uma linda história de natal

terça-feira, 5 de março de 2019

Véspera de um reencontro” foi o primeiro recebido em parceria com a editora Coerência neste ano. Esse é um livro de contos, onde conhecemos dez escritas diferentes, mas todas interligadas à uma única família: a família Villas Boas.

editora coerência

O ENREDO

Nessa história conhecemos um pouco mais sobre o Villas Boas e todos os seus problemas. Afinal, qual família não têm problemas? Nenhuma é perfeita e nem todas seguem uma tradição, principalmente no natal.

É assim que a história começa: contando um pouco mais sobre cada um da família, os sonhos, os desejos e como gostaria que família ficasse unida novamente, principalmente nessa época tão maravilhosa.

editora coerência
Durante os acontecimentos o leitor começa a questionar se realmente é possível manter essa família unida de novo, pois são diversas circunstâncias que fica difícil acreditar. Mas é com um bom desenrolar que tudo se encaixa.

OS PERSONAGENS

É difícil falar dos personagens, pois alguns conquistaram mais do que os outros. Aliás, sempre temos alguém na família que não somos não próximos, não é mesmo? E não foi diferente durante a leitura.

Como cada personagem tem vida por um autor diferente, você consegue entender pontos de vista diferentes, os anseios e os medos de cada um. O desejo de ter a família de volta ou até mesmo a vontade de mostrar que está melhor do que aparenta.

Cada personagem possui uma característica diferente, mas o que faz você pensar que em cada família também é assim: existe aqueles que gostaria de ter todos juntos, aqueles que buscam perdão, aqueles que tentam resolver os conflitos...

Toda família tem sua particularidade e durante os contos de “véspera de um reencontro” conhecemos um pouco mais dessa grande família. Em certo momento, com certeza, você vai se identificar com algum dos personagens apresentados.

editora coerência

A NARRATIVA

Sabe o que mais gostei durante a narrativa? Foi conhecer diversas narrativas diferentes. Apesar de ser uma única família, o livro traz dez autores nacionais e com isso, dez narrativas diferentes; forma de escritas diferentes. E isso foi uma experiência diferente e única.

Alguns autores eu já conhecia a escrita, como era o caso de Helô Delgado (entre laços e conflitos), Giovanna Vaccaro (e se... e procura-se um coração) e Deborah Strougo (inesperadamente você e de repente nós dois). Outros eu tive a oportunidade de conhecer e me surpreender, como foi o caso do Robson Cuer.

Cada conto me conquistou de alguma maneira, mas preciso dizer que a forma como o Robson narrou alguns fatos, me deixou surpresa e até mesmo com o coração na mão. Ele trouxe um drama diferente para a história e que, particularmente, amei!

editora coerência
Os outros autores também possuem uma narrativa fluída. Gostei muito de me aventurar pela família Villas Boas e vivenciar cada momento de uma maneira diferente. Fiquei até curiosa em ler outros livros dos autores que participaram desse livro de contos.

FINALIZANDO...

Véspera de um reencontro” é aquele livro cheio de amor, conflito, descoberta e perdão. Vivemos diversos momentos com os personagens da família Villa Boas, descobrimentos histórias instigantes e sentimentos a importância do natal na vida de cada pessoa.

Para quem é apaixonado pelo natal, assim como eu, pode acrescentar esse livrinho para ler nessa época. Se eu amei lendo agora, imagina em um clima natalino... vai conquistar ainda mais!

Na própria capa diz: “uma linda história de natal” e, sem dúvidas, é uma linda história, com muitas lições e descobertas. Vale a pena conhecer.



Avaliação: 4 ❤ - adicione no skoob: véspera de um reencontro
*livro cedido em parceria com a editora Coerência

Título original: Véspera de um reencontro
Escritora: Eliana Portella, Helô Delgado, Giovanna Vaccaro, Deborah Strougo, Daiane Galego, Kate Willians, Robson Cuer, Vinicius Silva, Kimberly Mascarenhas e Raphael Miguel
Editora: Coerência
Páginas: 165
Lançamento: 2018
Gênero: contos / literatura nacional


SINOPSE
Nem toda família segue as tradições. Algumas se perdem com o passar dos anos. Outras acabam se afastando por intrigas. A família de Heitor Villas Boas faz parte desse grupo. Construir um império empresarial e financeiro não bastou para manter sua família unida. Cada um seguiu seu caminho, alguns sentem falta, outros realmente não se importam.
Seria possível reunir uma família assim? Que há muito tempo se esqueceu que existe amor e esperança? Uma família. Muita história. Amores, conflitos, descobertas e perdão.


32 comentários

  1. Amei a resenha
    Só vejo elogios sobre esse livro, depois vou por na lista de leitura

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou muita fã de contos, sempre acho que fica faltando algo na historia por ser muito rapido rsrs...de qualquer forma, esse livro é lindo, a arte gráfica ta belissima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha essa mesma sensação haha mas esse livro como é um conto mas escrito por diversos autores, ele tem um começo/meio/fim. Espero que leia e goste.

      Excluir
  3. Fico muito feliz em ter lhe emocionado! A ovelha grafitada da família é um dos contos que mais gostei de escrever, e confesso que eu mesmo me entrego a esta emoção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me emocionou e muito. Sua escrita é boa e o seu conto tocou meu coração. Parabéns!

      Excluir
  4. Ah, já quero!
    Gosto muito de contos, ainda mais quando há a possibilidade de conhecer várias escritas.
    Gostei que os contos sejam interligados, isso é bem legal.
    Com certeza é uma leitura que vou querer fazer.


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Realmente são todos interligados e garanto que você vai adorar!

      Excluir
  5. Fabiana!
    Já tive oportunidade de ler um livro escrito dessa mesma forma, com um tema principal, e cada autor trazia seu conto sobre o tema e acho essa forma excepcional.
    Como gosto de contos, fiquei curiosa para saber o que essa família tem de tão importante e a narrativa dos escritores.
    E ainda como foi o tal reencontro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se já leu um livro assim, com certeza vai se encantar por esse! Espero que tenha oportunidade de ler e goste.

      Excluir
  6. Adorei, não sou muito acostumada com contos mas este livro parece ótimo para me arriscar mais.

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante pela construção da trama. Isso de ser uma família e várias pessoas diferentes escrevendo sobre cada um fica bem interessante. Ainda mais pelas mudanças de narrativa e estilo. Torna cada personagem único de um jeito bem diferente do que seria um só autor. E é família né, a gente vai se identificar com aquelas diferenças, aqueles detalhes que cada familiar tem com seus parentes e pessoas envolvidas. Também gosto do estilo de contos, então fica uma leitura bem interessante pelo todo. Parece bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se identificado e é impossível mesmo isso não acontecer. As coisas que o livro apresenta realmente vivenciamos às vezes em nossa família. Então é uma leitura bem fluída e prazerosa.

      Excluir
  8. Olá Fabiana!
    Uhuuulll, mais uma dica de livro pra ler no natal! A premissa na qual esse contos partem nos faz refletir bastante sobre a "família perfeita", se ela realmente existe e se todas as intrigas do ano podem ser esquecidas apenas "porque é natal". O livro me pareceu bem interessante e ainda podemos conhecer vários autores nacionais de uma só vez.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro livros natalinos! <3 Anota mesmo essa dica porque você não vai se arrepender. E sim, exatamente esse o ponto: é natal. Então os problemas são esquecidos.

      Excluir
  9. Oi Fabi

    eu amei a capa e a edição, qro mt lê-lo.
    gostei dessa coisa de ter várias narrativas num único livro!
    Acho q vou curtir mt a leitura!

    Bjoooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de contos e de uma narrativa assim, com certeza vai gostar mesmo.

      Excluir
  10. Amei a proposta do livro, não conhecia ele e confesso que agora estou bem curiosa!!! Achei a capa uma lindeza!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, fico feliz que tenha gostado! Espero que tenha oportunidade de ler.

      Excluir
  11. Olá Fabiana!
    A obra é capaz de conquistar o leitor com a forma verossímil com a qual retrata a complexidade das relações familiares, mostrando que toda família possui suas particularidades. Além disso, esse toque natalino faz com que os contos fiquem ainda mais calorosos, fazendo que seja fácil se identificar com as situações.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda família tem as suas particularidades, exatamente. É um livro bem fofinho e que vale a pena ser lido, principalmente no natal. Vai trazer aquela sensação de nostalgia.

      Excluir
  12. Olá que livro encantador adorei a premissa ele aborda uma das minhas datas preferidas do ano, fiquei bem empolgada para ler, espero ter a oportunidade em breve! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita para colocá-lo na sua listinha e ler no natal <3 vai ser ótimo!

      Excluir
  13. Oi Fabiana, sua linda, tudo bem?
    Primeiro, achei lindo o título do livro. E amo o Natal, é minha época favorita do ano, por isso gosto muito de leituras que o retratem. Não tenho o costume de ler contos, mas com certeza esses têm tudo para me conquistar. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um conto diferente e que, sem dúvidas, vai te conquistar! Principalmente por abordar uma época linda do ano. Arrisque-se <3

      Excluir
  14. Olá!
    Esse livro e do tipo natalino né, para ler no natal..Adorei muito a trama, me deixou muito curiosa e interessada em ler. Tem uma ótima premissa e os personagens me cativaram bastante!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é perfeito para ler no natal. Vai trazer aquela sensação de nostalgia e é maravilhoso. Os personagens são ótimos também!

      Excluir
  15. Oi, Fabiana!
    Eu amo contos, mas sinceramente prefiro aqueles que falam sobre o amor, a vida, o tempo, uma situação, acho que é por isso que não me interessei em conhecer os contos de Véspera de um reencontro, contos sobre família e como é a convivência nela não faz o meu estilo... Mas achei interessante a forma como Véspera de um reencontro foi composto, onde cada personagem foi retratado por um autor diferente, e se eu tiver a oportunidade de ler esse livro vou arriscar a leitura sim, quem sabe eu acabe me surpreendendo positivamente?!...
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você se surpreenda com este conto. Apesar de relatar bastante sobre a família, também fala sobre o amor entre eles. Espero que dê uma chance e goste :)

      Excluir
  16. Família é algo difícil tanto na ficção quanto na vida real hahahahahaha
    E Natal, ou véspera como é o caso da história, é quando as famílias estão e querem ficar juntas. Acho legal esses conflitos e estão aí pra mostrar que a vida não é um mar de rosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Família é mesmo haha talvez por este motivo que gostei tanto do livro!

      Excluir