Resenha | Todas as cores de Tilly, de Mazey Eddings

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Sabe aquela história fofa, bem estilo Sessão da Tarde, entre dois personagens adolescentes que se conectam durante um verão inesquecível? É exatamente essa a sensação que Todas as Cores de Tilly proporciona.

Mazey Eddings

Nessa história, Tilly está exausta do ensino médio e pronta para as mudanças em sua vida, até que surge uma oportunidade de viajar para a Europa. Ela decide trabalhar como estagiária na startup da irmã, mesmo que esse não seja seu plano ideal e ela não faça ideia do que quer para o futuro.

Por outro lado, Oliver sabe exatamente o que deseja. Seu autismo dificulta um pouco seus relacionamentos, mas seu amor pela teoria das cores e pelo design o conecta profundamente ao mundo. Quando surge uma oportunidade de estágio de verão, ele sabe que é a chance de que precisa para construir o futuro que deseja.

O que poderia ter sido uma viagem tranquila até a Europa acaba se transformando em algo desastroso: a garota ao seu lado, Tilly, parece animada demais para o gosto dele, mas, no fim das contas, ele só precisará aturá-la por algumas horas… ou pelo menos era o que imaginava. O que nenhum dos dois esperava é que fossem estagiar no mesmo lugar e fossem obrigados a passar o verão juntos.

A partir daí, a vida de ambos vira de cabeça para baixo, e eles descobrem que as melhores partes da vida não podem ser planejadas.

Mazey Eddings

Comecei essa trama despretensiosamente e, quando percebi, já estava completamente envolvida na vida desses dois adolescentes apaixonantes.

Com a narrativa intercalada no ponto de vista de ambos, conseguimos compreender perfeitamente suas jornadas, inseguranças, planos (e a falta deles) para o futuro, além de entendermos diversas questões por serem personagens neurodivergentes.

A forma como Mazey Eddings trabalhou todos esses aspectos me deixou extremamente envolvida com a trama, fazendo com que eu sentisse vontade de colocar os personagens “no potinho”, de tão fofos que são. Mesmo abordando essas questões de maneira leve, ainda assim conseguimos entender com clareza tudo o que é retratado.

E essa foi uma das coisas que mais adorei no livro. Acho que é a primeira vez que leio algo com personagens adolescentes e neurodivergentes, e devo dizer que me encantei muito ao compreender melhor alguns pontos. Isso fez com que eu criasse ainda mais empatia e me permitisse enxergar um pouco além.

Essa é uma daquelas em que a gente se envolve na vida de personagens com TDAH e autismo, que criam uma conexão de amizade bonita e vão desenvolvendo sentimentos aos poucos. O jeito como a autora retratou tudo isso me deixou com sorrisinhos bobos, porque é realmente fofo!

Todas as Cores de Tilly é uma história sobre primeiro amor, laços familiares e autodescobertas, e recomendo demais para quem busca algo leve, fofo e que deixa o coração quentinho.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.
Ou se preferir, ouça o audiobook na Audible — clique aqui.

Mazey Eddings
Título original: Tilly in Technicolor
Escritora: Mazey Eddings
Editora: Jangada
Páginas: 360
Ano: 2024
Gênero: jovem adulto
Classificação: 14+

SINOPSE
Tilly Twomley está exausta do ensino médio e pronta para mudanças. Trabalhar como estagiária na startup da irmã perfeita não é seu plano ideal, mas a oportunidade de viajar pela Europa traz a renovação que ela tanto precisa. O problema? Tilly não tem ideia do que quer para o futuro.

Já Oliver Clark sabe exatamente o que deseja. Seu autismo dificulta relacionamentos, mas seu amor pela teoria das cores e design o conecta profundamente ao mundo. Com um melhor amigo que o entende, uma vaga em um curso de design de prestígio e um estágio de verão no currículo, tudo parece perfeito. Até que ele enfrenta o voo mais desastroso de sua vida, quando conhece a animada e irritante Tilly, que vira seu mundo de cabeça para baixo. Forçado a passar o verão com ela, Oliver começa a questionar se realmente tem tudo planejado.

Enquanto Tilly e Oliver navegam por essa conexão inesperada, eles descobrem que as melhores partes da vida não podem ser planejadas. 

Postar um comentário