Resenha | O despertar da fênix, de Livia Blackburne

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Uma releitura de uma heroína guerreira da China, mesclando acontecimentos históricos com uma pitada de magia.

Livia Blackburne


Após o fim da guerra, a paz reina na China e, agora, Mulan dedica seus dias a treinar um grupo de mulheres em sua aldeia natal. Porém, Shang surge com um convite para que ela vá até a Cidade Imperial e se torne a nova imperatriz.

Tanto poder e responsabilidade a aterrorizam. Afinal, como poderia assumir um trono? Como poderia liderar uma nação? Mas, ao mesmo tempo, como negar um pedido como esse?

Assim que assume o trono, fica claro que nem todos estão ao seu lado. A partir desse momento, a vida de Mulan sofre uma grande reviravolta: ela descobre uma magia antiga e misteriosa e precisa provar que sempre esteve destinada a liderar.

Livia Blackburne

O Despertar da Fênix é o segundo livro da série Queen's Council. O primeiro volume é uma releitura da Bela (A Revolução da Rosa). Apesar de pertencerem à mesma coleção, os livros podem ser lidos de forma independente, pois cada um traz uma princesa diferente em destaque.

Confesso que comecei a leitura sem grandes expectativas. O início é um pouco mais lento, pois acompanhamos a rotina de Mulan em sua aldeia. No entanto, a partir do momento em que se torna imperatriz da China, a narrativa me deixou bem envolvida.

Dali em diante, muitos desafios surgem em sua vida. Mulan precisa lidar com todos eles da melhor maneira possível, fazendo de tudo para não perder o trono e mostrando a quem duvidou ou conspirou contra ela que está mais do que preparada para esse legado.

O que mais me cativou na trama foi o empoderamento feminino. Mulan já é uma figura de grande força, mas aqui fica ainda mais evidente sua capacidade de superar obstáculos, adaptar-se a uma nova rotina e, acima de tudo, fazer sempre o melhor pelo seu povo.

Esse é um livro leve e envolvente, com a tradicional pitada de magia Disney e um contexto histórico que se encaixa perfeitamente bem na trama, tornando a experiência de leitura ainda mais cativante.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.

Livia Blackburne
Título original: Feather and flame
Escritora: Livia Blackburne
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 320
Ano: 2025
Gênero: ficção histórica
Classificação: 14+

SINOPSE
Após o fim da guerra, a heroína Mulan dedica seus dias a treinar um grupo de mulheres guerreiras na sua aldeia natal. A paz reina na China e deve ser protegida. Quando Shang aparece com um convite para a Cidade Imperial, uma nova reviravolta abala a vida relativamente pacata de Mulan: o velho imperador a escolhe como sucessora ao trono. Tanto poder e responsabilidade a aterrorizam, mas como negar um pedido do líder da nação?

À medida que Mulan ascende ao poder, torna-se claro que nem todos estão do seu lado. Os ministros a subestimam e os hunos se aproveitam da incerteza do império. No entanto, Mulan descobre uma antiga e misteriosa magia que a ajudará a enxergar seu verdadeiro destino e, com coroa ou elmo, Mulan provará que sempre esteve destinada a liderar.

Postar um comentário