Resenha | Mapa do Coração, de Susan Wiggs

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

 O quanto duas histórias podem estar conectadas?

Susan Wiggs

Nessa história, conhecemos Camille, uma fotógrafa bem-sucedida, excelente filha e uma mãe dedicada. Depois da morte de seu marido, ela deixou para trás uma vida cheia de aventuras e se acomodou em uma rotina segura e estável em uma cidadezinha litorânea dos Estados Unidos, perfeita para ela e sua filha.

No entanto, Julie, a sua filha adolescente, não concorda muito com a decisão da mãe. Ela sente-se cada vez mais sufocada pela superproteção de Camille, além de enfrentar momentos difíceis na escola e lidar com fofocas que a cercam. Tudo o que ela mais deseja é fugir dali.

Então, quando um pacote misterioso chega, vindo de um vilarejo francês onde o pai de Camille nasceu, que Julie vê a oportunidade perfeita para sair de lá durante as férias. Os itens trazem à tona incógnitas na história da família e, para desvendar todo esse mistério, avô, mãe e filha precisarão ir para a Provença e é partir daí que uma jornada de recomeços e descobertas começa.

Susan Wiggs

Comecei a leitura de Mapa do Coração sem esperar muito. Sabia que seria uma história que iria além do romance, afinal, essa é uma grande característica da escrita da Susan Wiggs, mas que também proporcionaria muitas reflexões ao longo das páginas.

Inicialmente, temos uma personagem que ainda lida com o luto à sua maneira, mesmo após anos, e que tenta se acostumar com essa ausência, enquanto faz o possível para manter a filha em segurança e longe de qualquer perigo.

Esse foi um ponto de que gostei bastante, embora em alguns momentos tenha sentido que Camille estava se privando demais do mundo. Era como se ela não conseguisse enxergar que é possível reencontrar a felicidade em pequenas coisas, ainda mais tendo uma filha adolescente desejando conhecer o mundo.

Por outro lado, há um personagem que surge na trama e faz Camille voltar a sentir borboletas no estômago. Quando isso acontece, mesmo acreditando que não é o certo, ela começa a se abrir um pouco mais e a perceber aspectos da vida além das barreiras que ela mesma havia imposto.

A viagem à França com seu pai e sua filha se torna o momento perfeito para esse recomeço. Lá, além de descobrir mais sobre o passado do pai, algo de extrema importância para ele, Camille também vê Julie mais feliz, longe do bullying da escola, ao mesmo tempo em que passa a se conhecer melhor.

Esse foi outro ponto que gostei bastante no livro. Além da jornada de recomeços de Camille, somos transportados para alguns capítulos ambientados no passado, nos quais conhecemos outros personagens que completam a narrativa de forma envolvente, respondendo às perguntas sobre a misteriosa caixa e os segredos da família.

Mesmo assim, não consegui criar uma conexão profunda com os personagens e achei que o romance se desenvolveu rápido demais. Acredito que, se tivesse sido mais explorado, teria me envolvido ainda mais com a história.

De qualquer forma, Mapa do Coração é um livro que aborda questões do passado, momentos difíceis durante a guerra, segredos familiares, superação do luto e bullying, além de trazer uma jornada de recomeços e autodescoberta.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.
Ou se preferir, ouça o audiobook pela Audible — clique aqui.

Susan Wiggs
Título original: Map of the heart
Escritora: Susan Wiggs
Editora: Harlequin
Páginas: 368
Ano: 2021
Gênero: romance
Classificação: 16+

SINOPSE

Pais e filhos. Amor e perdas. Guerra e segredos. Traição e redenção.

Camille Addams é uma fotógrafa bem-sucedida, filha querida, mãe dedicada… e viúva. Desde a morte do marido, ela deixou sua vida cheia de aventuras e adrenalina para trás e se acomodou em uma rotina pacata e segura numa cidadezinha litorânea dos Estados Unidos ― afinal, risco é sinônimo de tragédia.

No entanto, Julie, sua filha adolescente, não está de acordo com esse plano. Sentindo-se cada vez mais sufocada pela superproteção da mãe, e passando por um momento difícil na escola, tudo o que ela quer é fugir dali.

A oportunidade perfeita surge com a chegada de um pacote enigmático vindo do vilarejo francês onde o pai de Camille nasceu, mas de onde foi embora aos 18 anos sem nunca olhar para trás. Os itens recebidos trazem à tona incógnitas na história da família e, para desvendá-las, avô, mãe e filha vão precisar ir a Provença em busca de respostas. Para a empreitada, também recrutam o professor universitário Malcolm Finnemore, que parece bastante interessado em ajudá-los… ou em achar motivos para passar mais tempo com Camille.

Postar um comentário