Resenha | Agathas, de Kathleen Glasgow e Liz Lawson

terça-feira, 19 de março de 2024

 E se em sua vida acontecessem vários mistérios, estilo as obras da Agatha Christie, você faria o possível para solucioná-los?

Kathleen Glasgow e Liz Lawson


Alice, uma das nossas personagens principais, é apaixonada pelos livros da autora e após ter levado um fora do seu namorado, no verão passado, ela sumiu por cinco dias. Ela queria que as pessoas sentissem sua falta, que notassem a sua ausência.

Quando ela retornou, não comentou sobre nada disso. Tudo virou um grande mistério na Enseada do Castelo. Só que agora, a ex-melhor amiga de Alice, desapareceu. Inicialmente começaram a suspeitar que estava agindo da mesma forma que ela, mas Alice sabia que essa não era uma atitude que Brooke teria.

Determinada a contrariar a polícia e todos em sua volta, Alice decide desvendar o próprio mistério que envolve aquele lugar e descobrir mais sobre Brooke. Então, Íris Adam, a pessoa que ajudaria Alice a repor o conteúdo escolar, decide ajudá-la nessa jornada, afinal, a avó de Brooke está oferecendo uma boa quantia em dinheiro para quem souber a verdade sobre sua neta.

E apesar de todos os segredos que a Enseada do Castelo esconde e os perigos que as duas adolescentes estão correndo, ainda assim, estão determinadas em mostrar tudo que aprenderam com as obras de sua autora queridinha.

Kathleen Glasgow e Liz Lawson

Não tenho o hábito de ler livros de mistério, principalmente com personagens adolescentes lidando com essas situações, porém, já assisti Pretty Little Liars e Riverdale e gostei bastante. Então "Agathas" meio que segue nesse caminho.

Narrado no ponto de vista de Alice e Íris, vamos nos aventurando através da Enseada do Castelo, desvendando todos os mistérios com as personagens e começando a duvidar de tudo e todos que estavam na festa, naquela noite.

Inicialmente demorei um pouco para me conectar com a trama, mas em um determinado ponto, estava completamente envolvida com os acontecimentos e com todas as pistas que as personagens estavam encontrando e que se conectavam perfeitamente com o ocorrido.

Outro ponto que me fez gostar bastante dessa história é que quando um mistério parecia ser solucionado, algo acontecia, fazendo com que outras coisas desencadeassem e uma nova solução precisaria ser tomada.

Além disso, "Agathas" também é um livro que aborda alguns assuntos importantes, como as complicações das relações familiares e os laços da amizade, traumas vivenciados na infância e a violência doméstica. Tudo é desenvolvido da sua própria maneira, em segundo plano, mas que acabam sendo um ponto bem relevante ao longo da narrativa.

E apesar da diferença entre Alice e Íris, uma amizade inimaginável surge entre elas, fazendo com que se tornem amigas quase que inseparáveis. Uma amizade que vai fortalecendo ao longo da trama, onde mesmo que não compartilhem sobre suas dores, ainda assim, uma está ali pela outra, disposta em ajudar quando necessário.

Então Kathleen Glasgow e Liz Lawson souberam como criar uma obra jovem adulto muito bem! Um livro que prende a atenção, que nos deixa completamente envolvido com os mistérios que surgem e suas soluções, e que não dá vontade de parar de ler.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.

Kathleen Glasgow e Liz Lawson
Título original: The Agathas
Escritoras: Kathleen Glasgow e Liz Lawson
Editora: Plataforma 21
Páginas: 424
Ano: 2023
Gênero: mistério / jovem adulto
Classificação: +16

SINOPSE
No verão passado, o namorado “superestrela do esporte” de Alice Olgive deu um fora nela. Então, Alice desapareceu por cinco dias. Quando aparece, ela simplesmente não fala nada a respeito, por isso para onde foi ou o que aconteceu é o grande mistério na Enseada do Castelo. Ou melhor, era o grande mistério do lugar, já que agora outra namorada de Steve desapareceu: Brooke Donovan, a ex-melhor amiga de Alice. E, infelizmente, tudo indica que Brooke não irá voltar. É quando entra na história Íris Adams, a adolescente encarregada de ajudar Alice a repor o conteúdo escolar perdido. Íris tem os próprios motivos para querer desaparecer, mas diferentemente de Alice, ela não tem dinheiro para tal. Isso pode mudar com a grande recompensa que a avó de Brooke está oferecendo para quem tiver informações sobre o paradeiro da neta. A polícia está convencida de que Steve é o culpado, mas Alice não tem tanta certeza, e com a ajuda de Íris ela pode conseguir provar sua teoria. Então, a fim de ganhar a recompensa e provar a inocência de Steve, elas têm que descobrir quem matou Brooke Donovan. E Alice tem exatamente o que precisam – a obra completa da escritora Agatha Christie. Se tem alguém que pode ensinar às garotas como solucionar um mistério é ela, a própria Rainha do Crime. Porém Enseada do Castelo guarda muitos segredos, e Alice e Íris não têm ideia do perigo que estão correndo. Coescrito pelas autoras de sucesso Kathleen Glasgow e Liz Lawson, este é o primeiro volume da série Agathas. Nela, jovens adolescentes investigam mistérios sombrios em uma narrativa intrigante e divertida, que homenageia a obra de Agatha Christie trazendo muitos de seus elementos para os tempos atuais. São histórias que conquistam leitores da primeira à última página.

Postar um comentário