Resenha | Valente: um sopro de magia, de Maggie Stiefvater

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

O que aconteceria se você tivesse apenas um ano para salvar tudo que ama?

Maggie Stiefvater

É exatamente o que Merida precisa fazer para salvar as pessoas que ela ama, o reino onde mora e, até mesmo, a si mesma.

Depois de todos os acontecimentos em Valente, um dos filmes mais maravilhosos da Disney, a gente vai ver a princesa embarcando em uma nova jornada, onde ela não consegue ficar parada e precisa de mudanças.

Apesar de todo amor por sua família e pelo reino pacífico, ela está cansada de como as coisas seguem. Todos os dias são iguais e Merida precisa de aventuras, propósitos, desafios e, quem sabe, até mesmo encontrar o amor.

O que a princesa jamais imaginou era que toda a sua inquietação pudesse trazer à tona a presença de Feradach, um ser misterioso e sobrenatural que está disposto a destruir o reino e todos que vivem ali.

Para salvar tudo e a todos, a intervenção de Cailleach, uma antiga deusa da criação, é essencial na jornada de Merida. E é quando a princesa precisará convencer a sua família de mudar dentro de um ano ou terá que arcar com todas as consequências.

Maggie Stiefvater

Valente é um filme que gosto muito! Merida é uma personagem forte, destemida e sempre buscando soluções para tudo e vemos isso claramente ao longo dessa leitura.

No começo, tudo foi acontecendo aos pouquinhos. Vamos entendendo mais sobre como está a personagem, sua família e tudo em volta do reino. Mas não demorou muito para que a autora começasse a desenrolar toda a trama.

O aparecimento de Feradach é algo essencial na trama. Além de ser um ser misterioso, Feradach consegue assumir formas diferentes para cada uma das pessoas. Então, para Merida, ele tem uma fisionomia atraente; já para outros, ele pode ser um senhor, um jovem guerreiro ou o que quer que seja.

Nesse momento em diante que tudo começa a acontecer e Merida se vê na necessidade de mudar todos a sua volta, afinal, como fazer com que tudo seja diferente se não buscar a mudança nas pessoas que ela ama? E essa, sem dúvidas, é uma jornada perigosa.

Apesar de ser uma leitura mais juvenil, a Maggie Stiefvater trouxe uma jornada cheia de aventura, acontecimentos marcantes e grandes revelações. A autora soube como explorar muito bem a jornada da princesa pelos reinos vizinhos e distantes, despertando curiosidade e ansiando por respostas.

Além disso, também trouxe questões importantes para a nossa personagem, onde ela pode perceber que existem muitas coisas importantes em sua vida que vão além da mudança das pessoas que ela ama. Que, muitas vezes, basta olharmos para dentro de nós.

Então "Valente: um sopro de magia" é uma história totalmente nova, que se passa anos depois do filme, e que pode conquistar muito o coração dos fãs da princesa e até mesmo, dos fãs de fantasia.


*Lançamento: 20 de fevereiro de 2024


COMPRE NA AMAZON — clique aqui

Maggie Stiefvater
Título original: Bravely
Escritora: Valente: um sopro de magia
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 304
Ano: 2024
Gênero: infanto juvenil / fantasia
Classificação: +12

SINOPSE

Anos após o desfecho do filme Valente, a princesa Merida de DunBroch precisa de uma mudança. Por mais que ame sua família ― o brincalhão rei Fergus, a respeitável rainha Elinor e os travessos trigêmeos ― e seu reino pacífico, ela está farta da letargia. Todos os dias são sempre iguais. Merida anseia por aventuras, propósitos, desafios e, quem sabe um dia, até amor.

Mas a impetuosa princesa jamais imaginaria que sua inquietação traria à tona a presença de Feradach, um ser misterioso e sobrenatural encarregado de extirpar tudo o que há de podre e estagnado. O deus aparece em DunBroch na véspera de Natal, determinado a demolir o reino ― e todos que lá vivem. Apenas a intervenção de Cailleach, uma antiga deusa da criação, dá a Merida uma pitada de esperança: ela poderá convencer a família a mudar dentro de um ano ― ou terá de arcar com consequências perpétuas.

Sob o olhar atento dos deuses, Merida lidera uma série de jornadas épicas a reinos vizinhos e distantes em uma tentativa de incitar a mudança no âmbito familiar. No entanto, em sua ânsia de salvar todos aqueles que ama da ruína, Merida talvez tenha deixado de lado o membro mais estagnado do clã DunBroch ― ela mesma.

2 comentários

  1. Curti! Estou procurando livros para dar de presente e ver se uma amiga pega o gosto pela leitura. Já vou adicionar na lista. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso! Espero que ela goste da leitura e fique apaixonada por esse universo fantástico.

      Excluir