Resenha | Amor entre livros, de Jasmine Guillory

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

 Trabalhar no ramo editorial é ótimo e Isabelle adora, porém, há muito o que melhorar nessa sua trajetória e no mundo literário. E, talvez, encontrar com Beau Towers seja o passo que ela precisava.

Jasmine Guillory


Quando Izzy começou sua carreira no mercado editorial, ela tinha expectativas enormes. Só que anos depois, sobrecarregada e mal remunerada, ela sente que sua voz não é escutada e que ela não tem importância nenhuma para a editora.

Só que algo acontece que muda completamente a sua perspectiva. Izzy escuta a reclamação de sua chefe sobre Beau Towers, um autor notório, mas uma pessoa horrível que não cumpriu o prazo de seu próximo livro, ela percebe que é a oportunidade perfeita para conseguir reconhecimento.

Mesmo sem saber o que fazer para ele entregar um manuscrito a ela, Izzy está determinada nessa missão — apesar de toda reserva e cinismo dele para com ela. E no meio disso tudo, vão entender muito mais do que imaginavam.

Jasmine Guillory

"Amor entre livros" é da mesma autora de "aliança de casamento" que li e adorei, e quando comecei essa obra estava com grandes expectativas, principalmente por se tratar de um livro que fala sobre livros.

A obra é uma releitura de A Bela e a Fera, onde conhecemos Izzy, uma personagem completamente apaixonada por livros e Beau, um autor que é um pouquinho rabugento.

Então esses dois pontos, de já conhecer a escrita da autora e da temática envolvida, me chamaram muita atenção nessa trama.

Como falei, comecei a leitura com bastante empolgação, mas ao longo dos capítulos, não consegui me apegar a narrativa e nem aos personagens. Achei que alguns acontecimentos estavam sem muita profundidade — o que me deixou um pouco triste em continuar a leitura.

Gostei muito da temática que a Jasmine Guillory trouxe, afinal, eu sou completamente apaixonada pelo universo da Bela e a Fera, e, principalmente, por livros que falam sobre livros, mas infelizmente não consegui me apegar.

Há alguns momentos da obra que gostei bastante, principalmente quando Izzy fala de sua paixão pelos livros. Ela cita a seguinte frase:

“Amo o jeito como você pode ir para outro mundo quando lê, o jeito como os livros podem ajudá-lo a se esquecer das dificuldades em sua vida ou ajudá-lo a lidar com elas. Amo todos os formatos possíveis de livros e a sensação deles na minha mão. Amo ver autores desenvolverem suas ideias de algumas poucas frases até um manuscrito, chegando a um livro real nas prateleiras, e amo a cara que fazem quando veem o nome deles na capa pela primeira vez. Amo quando os leitores descobrem títulos que parecem ter sido feitos especialmente para eles e ficam tão felizes, gratos e emocionados, que todos ao redor têm vontade de chorar, e às vezes choram mesmo. Os livros mudam a vida das pessoas, sim.”

E acredito que a mesma converse com vários apaixonados por literatura, afinal, essa é a sensação que um livro é capaz de proporcionar. Os livros realmente podem mudar a vida das pessoas e vemos isso claramente ao longo dos capítulos.

Beau é um personagem que tenta ser aquele "cara durão", mas é perceptível o quanto seu coração é mole. Izzy é encantadora da sua maneira, fazendo o possível para quebrar barreiras e ajudá-lo na escrita de sua biografia. E eu gostei de como isso foi acontecendo aos pouquinhos, porém, foram nesses momentos, que eu queria mais, sabe? Senti que faltou uma pitadinha de mais romantismo.

Então o que posso dizer de "amor entre livros"? É um livro com uma boa temática, onde vai abordar muitas questões pessoais, como até mesmo se redescobrir, a paixão pelos livros e em como muitas vezes temos que abrir nossos corações para entender muitas coisas ao nosso redor.

É um livro que, apesar de não ter me agradado tanto, tenho certeza que vai conquistar muitos corações por apresentar uma temática leve, descontraída e com um olhar sonhador.


Jasmine Guillory
Título original: By the book
Escritora: Jasmine Guillory
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 320
Ano: 2023
Gênero: romance contemporâneo
Classificação: +14

SINOPSE
Quando começou sua carreira no mercado editorial, Isabelle tinha expectativas enormes. Anos depois, sobrecarregada e mal remunerada, Izzy continua sendo uma das poucas funcionárias negras em sua editora e com frequência se divide entre se manifestar ou sufocar sua voz. Todavia, quando por acaso escuta a reclamação de sua chefe sobre Beau Towers, um autor notório, mas uma pessoa horrível e que não cumpriu o prazo de seu próximo livro, ela enxerga a oportunidade de finalmente conseguir reconhecimento.

Mas ela rapidamente descobre que a missão não será tão fácil. Apesar da reserva e do cinismo de Beau, ela precisa que ele cumpra com o prometido e, com o encorajamento de Izzy, o trabalho passa a fluir. Não demora até que ambos descubram que têm mais em comum do que esperavam e, conforme o projeto se encaminha para o fim, Izzy e Beau percebem que pode ter surgido algo inesperado entre eles.

Postar um comentário