Resenha | Se não fosse você, de Colleen Hoover

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Imagina sua vida virar de cabeça para baixo e você ainda ter que procurar respostas para alguns acontecimentos difíceis de serem explicados? É o que conhecemos na jornada das personagens de "se não fosse você". 

Colleen Hoover


Nessa história vamos conhecer Morgan que engravidou ainda na adolescência, mas está determinada a evitar que sua filha passe pelas mesmas dificuldades que enfrentou. 

Para que tudo caminhasse perfeitamente em sua vida, ela acabou colocando seus próprios sonhos de lado e dedicou-se à filha e ao marido ao longo dos últimos anos.

Com o passar do tempo, Clara percebe que não quer seguir os passos da sua mãe. Com dezesseis anos, seu maior desejo é ir para a universidade estudar teatro, mesmo que não tenha apoio de seus pais em sua carreira.

Só que tudo muda na vida dessa família quando um trágico acidente acontece. Enquanto Morgan luta para reconstruir tudo que desandou ao seu redor, Clara passa os dias ressentida, mantendo segredos e muitos mal-entendidos começam surgir, criando uma distância ainda maior entre mãe e filha.

Será que ainda há chances de que tudo fique bem? Será que é possível recuperar um laço rompido depois de tantas mentiras e segredos envolvidos?

Colleen Hoover têm o poder de escrever romances com uma enorme carga emocional, né? E em "se não fosse você" ela soube como trabalhar perfeitamente cada pedacinho do drama.

Aqui a gente vê uma história de mãe e filha. Uma história onde aconteceu uma gravidez na adolescência, o quanto ela teve que abdicar de seus sonhos para cuidar da sua pequena e o quanto se esforçou para manter a sua família sempre feliz.

Isso é um ponto que gosto muito na escrita da autora, pois ela sabe como retratar esses temas importantes de uma maneira com que as pessoas acabem se identificando em algum momento ou sinta totalmente empatia pela personagem.

Só que, além disso, CoHo também trabalhou na questão do luto. Quando um acidente acontece, isso desmorona completamente muitas coisas ao redor das personagens. Elas começam a se culparem e a questionarem sobre diversas coisas.

Então, intercalado no ponto de vista de Morgan e Clara, o leitor consegue entender perfeitamente a dor e o sofrimento que cada uma está passando. Conseguimos entender (ou até mesmo compreender) algumas atitudes e desvendamos com elas cada segredo que ficou guardado por tanto tempo.

Por falar em segredo... esse é um ponto que cheguei a desconfiar nos primeiros capítulos da história. Mas a forma como a Colleen trabalhou esse desenrolar, explorando cada pedacinho da história, fazendo a personagem "ligar os pontos" de tudo, foi o que acabou me conquistando bastante.

Minha única ressalva dessa obra é que, apesar de ter gostado do desenrolar da trama, achei que algumas coisas poderiam ter sido resolvidas de uma maneira mais rápida, enquanto outras poderiam ter sido mais exploradas, sabe? Apesar dela ter explorado exatamente o que precisava ao longo dos capítulos, ainda senti que havia acontecimentos que poderiam ter ganhado um desfecho maior.

Mas num contexto geral, "se não fosse você" é uma leitura ótima! É aquele livro que fala sobre os sacrifícios que fazemos em nossas vidas, em como tudo pode mudar num piscar de olhos, nos fazendo questionar sobre diversas coisas.

Um livro que aborda sobre o amor entre uma mãe e sua filha, sobre como lidar com o luto, com os segredos e como seguir em frente após um momento tão delicado e marcante em nossas vidas. Um livro forte e completamente intenso.



Colleen Hoover
Título original: Regretting you
Escritora: Colleen Hoover
Editora: Galera
Páginas: 400
Ano: 2020
Gênero: drama
Classificação: +17

SINOPSE
Morgan e Clara Grant são mãe e filha, e aparentemente não têm nada em comum.

Morgan engravidou muito nova, com dezesseis anos, e está determinada a evitar que sua filha passe pelas mesmas dificuldades que enfrentou. Colocando sempre a família em primeiro plano, Morgan deixou os próprios sonhos de lado para dedicar-se à filha e ao marido.

Clara, por sua vez, não quer seguir os passos da mãe – ela não consegue enxergar nada de espontâneo na personalidade de Morgan. No auge dos seus dezesseis anos, seu maior desejo é ir para a universidade estudar teatro, mesmo que os pais não incentivem a carreira.

Com personalidades incompatíveis e objetivos divergentes, a convivência entre Morgan e Clara está cada dia mais insustentável. A única pessoa capaz de criar um ambiente de paz é Chris – marido de Morgan, pai de Clara, o porto seguro da família. Mas essa paz é quebrada após um trágico acidente que muda completamente a vida das duas.

Enquanto Morgan luta para reconstruir tudo que desabou ao seu redor e encontra conforto na última pessoa que esperava, Clara só aumenta sua lista de rebeldias. Com o passar dos dias, novos segredos, ressentimentos e mal-entendidos fazem com que mãe e filha se afastem ainda mais... e a distância aumenta tanto ao ponto de uma reaproximação se tornar improvável. Depois de tanto tempo distantes e com muita coisa não dita, será que ainda há chances de que tudo fique bem? 

Postar um comentário