Resenha | O beijo da neve, de Babi A. Sette

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

 Será que Elyan e Nina tem em comum muito além do que a patinação? É o que vamos conhecer em "o beijo da neve", um romance contemporâneo nacional da Babi A. Sette.

Babi A. Sette


Nina é uma jovem patinadora e que teve que se afastar das pistas por algumas questões familiares. Agora, com tudo resolvido em sua família, ela se vê diante do desafio em retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos intensos e trabalhos que paguem as contas.

O que ela não esperava era que fosse ter sua vida esbarrada com Elyan, um dos maiores patinadores olímpicos. Ele, um cara frio e intenso, que ficou cinco anos afastado das pistas e ninguém sabe exatamente o porquê, aparece em sua vida e faz uma proposta que fará com que Nina consiga ajustar toda a sua vida.

Como recusar algo assim? Ela só precisará cuidar de seus irmãos mais novos e ter uma convivência com ele, mesmo que isso seja algo bem difícil para ela, afinal, eles já tiveram seus caminhos cruzados anteriormente e não foi de uma maneira tão agradável.

O que Elyan não sabe é que Nina teve um crush por ele na adolescência e mesmo com as emoções conflitantes em seu peito, ela fará o possível para não perder a oportunidade de conseguir realizar seus sonhos na patinação, mesmo que isso signifique lidar com os olhares longos e penetrantes, e com a bagunça de seu coração.

Diferente de outras obras que já li da autora, "o beijo da neve" traz um romance contemporâneo, explorando a vida de personagens patinadores que estão buscando sempre o melhor para suas vidas, lidando com diversas questões da família e da mídia.

Todo o livro é narrado em primeira visão, então conhecemos tudo na perspectiva de Nina. Conseguimos perceber o quanto ela sempre teve uma paixão secreta por Elyan, o quanto ela sofreu por se afastar das pistas, mas também o quanto aquilo foi necessário para as questões familiares; o quanto ela valoriza suas amizades, tem um carinho enorme pela sua irmã e luta por aquilo que acredita.

Essa determinação da personagem foi algo que me conquistou bastante. Gostei muito da forma como, apesar de tudo que enfrentou, ela sempre se manteve positiva. Sempre buscou maneiras de resolver todos os conflitos de sua vida e se manter alegre, mesmo quando tudo que queria era desistir.

E mesmo que toda a narrativa seja feita na visão de Nina, ainda assim, é perceptível que Elyan é exatamente igual a ela. Ele se manteve afastado por um tempo de mídia e várias especulações surgiram, mas ninguém sabe exatamente o porquê. Porém, ainda assim, é nítido o quanto ele fez coisas para manter seus irmãos seguros e o quanto isso era o mais importante do que qualquer outra coisa.

Babi A. Sette

Mas, apesar dessas semelhanças entre eles, há outras diferenças, principalmente na questão de personalidade. Elyan é aquele cara mais reservado, sabe? Aquele cara que podemos chamar de rabugento. Já Nina, como citado anteriormente, esbanja carisma e pensamentos positivos. E isso é algo que gosto bastante de acompanhar em livros, porque quando há essa "mistura de personalidade", é quando a gente consegue perceber a evolução de cada um dos personagens.

Além disso, Babi A. Sette soube como trabalhar perfeitamente todos os plots ao longo da história, conectando tudo o que era necessário, acrescentando uma pitadinha de drama, momentos fofíssimos e de deixar o coração transbordando, assim como cenas hots. Sim, tem um capítulo em específico que é fogo puro (hahaha).

"O beijo da neve" foi uma leitura que me deixou completamente imersa com esse universo da patinação. Uma leitura que mostrou em como é possível enfrentar seus medos, os obstáculos que a vida nos impõe e que mesmo com sentimentos conflitantes, precisamos sempre seguir aquilo que nosso coração fala mais alto.


Você pode gostar também:


Babi A Sette
Título original: O beijo da neve
Escritora: Babi A. Sette
Editora: Verus
Páginas: 392
Ano: 2023
Gênero: romance contemporâneo
Classificação: +17

SINOPSE
Nina é uma jovem patinadora que ficou afastada das pistas por questões familiares. Agora, ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos intensos e trabalhos que paguem as contas.

As coisas ficam ainda mais complicadas quando o patinador olímpico Elyan Kane ― um cara frio e intenso, que desapareceu por cinco anos, após a morte trágica de sua parceira no esporte ―, surge com uma proposta irrecusável para Nina.

O que Elyan não sabe ― e, se depender de Nina e dos deuses hindus e irlandeses de suas avós, nunca saberá ― é que na adolescência ela nutria uma paixão platônica por ele. E que o primeiro encontro entre os dois resultou em uma enorme desilusão para a garota.

Apesar das emoções conflitantes, Nina não pode perder a oportunidade de perseguir seus sonhos na patinação, mesmo que isso signifique lidar com a presença irritante de Elyan e com aqueles olhares longos e penetrantes, que vêm fazendo uma bagunça em seu coração.

Entre as fascinantes auroras boreais do Canadá, um castelo com fama de mal-assombrado e as pistas de patinação, eles enfrentarão obstáculos, medos e sentimentos contraditórios. E tentarão provar que a paixão ― pela patinação e talvez por alguém que está bem ao lado ― pode superar qualquer adversidade.

Postar um comentário