Resenha | O pequeno caderno das coisas não ditas, de Clare Pooley

terça-feira, 15 de agosto de 2023

 O que você faria se encontrasse um caderninho verde e uma história de um desconhecido te motivasse a escrever e contar a verdade sobre a sua própria jornada? "O pequeno caderno das coisas não ditas" vai contar isso e muito mais!

Clare Pooley


Tudo começa por conta de Julian, um artista excêntrico e solitário, que acredita que as pessoas nem sempre são honestas uma com as outras. Mas e se elas fossem? E se ela contassem verdades sobre elas mesmas? Então ele escreve sobre sua própria vida em um caderninho verde o deixa em um café do bairro. 

Ele não sabe quem vai encontrá-lo e nem o rumo que esse caderno vai ganhar, mas torce para que a pessoa continue espalhando suas palavras por aí. Mas quando Monica o encontra em seu café, ela furtivamente adiciona sua história depois o deixa em um bar de vinhos do outro lado da rua.

Aos poucos, o caderninho verde começa a circular pela cidade, encontrando novos leitores e elas começam a contar as suas histórias mais íntimas e cheias de segredos, sem se importar para onde tudo isso vai parar. E é quando algo acontece que une seis pessoas completamente diferentes, mas com muita coisa para contar.

Comecei a ler "o pequeno caderno das coisas não ditas" sem saber exatamente o que as páginas me reservavam, sabe? Comecei a ler despretensiosamente e confesso que no começo demorei para me apegar a trama e aos personagens apresentados, mas ao longo da leitura, fiquei realmente presa com tudo descrito.

Em primeiro momento a autora vai nos apresentando os personagens e suas histórias. Tudo começa com Julian e sua brilhante ideia do caderninho verde e todos os acontecimentos vão girando em torno disso, com pessoas contando seus segredos e a vida real que ninguém consegue imaginar por trás de uma rede social ou de um sorriso disfarçado.

Quando todos se encontram no café, a história fica ainda mais envolvente. Além de Julian que começou tudo e Monica que foi a primeira a encontrar o caderno, conhecemos Hazard, Alice e Riley, que contam as suas histórias e são completamente opostos um do outro, mas que de alguma forma, criam empatia e se conectam. Há outros personagens que aparecem ao longo da trama e que possuem a sua importância também, mas tudo acontece devidamente pelos citados acima.

Narrado em terceira pessoa e com a visão de cada personagem, Clare Pooley apresenta com toda delicadeza e cuidado a vida de cada um desses personagens, mostrando suas vulnerabilidades e nos fazendo refletir do quanto estamos dispostos a mostrar o nosso verdadeiro eu para o mundo. O quanto estamos dispostos a criar novos laços, novas conexões. O quanto podemos "sair da linha" para viver a melhor experiência de nossas vidas.

Essas e outras reflexões me deixou realmente envolvida com toda a narrativa. Como falei, no começo demorei um pouco mais para me apegar a tudo apresentado, mas aos poucos, é impossível não se sentir cativado pela trama e por todos os relatos. A autora desperta o interesse em saber cada vez mais em cada capítulo e isso é maravilhoso.

Posso dizer que "o pequeno caderno das coisas não ditas" é um livro inspirador e reflexivo. Uma obra que mostra uma história de amor, mas que vai muito além do casal apaixonado. É uma história compaixão entre amigos, laços com a comunidade, as adversidades que existem em uma família, até mesmo naquela que escolhemos, e o poder do perdoar quem amamos, mas principalmente, nós mesmos.

É uma obra que mostra em como um caderninho verde foi capaz de mudar a vida de algumas pessoas e que pode ser capaz de mudar a sua percepção sobre algumas coisas após finalizar essa obra.


Clare Pooley
Título original: The authenticity project
Escritora: Clare Pooley
Editora: Verus
Páginas: 362
Ano: 2022
Gênero: romance
Classificação: +15

SINOPSE
Um caderninho verde, seis estranhos e uma amizade inesperada — quem sabe até amor...Julian Jessop, um artista excêntrico e solitário, acredita que as pessoas não são realmente honestas umas com as outras. Mas e se fossem? Então ele escreve a verdade sobre a própria vida em um caderno verde e o deixa no café do bairro. O local é administrado pela organizada e eficiente Monica, que furtivamente adiciona sua história e deixa o caderno no bar de vinhos do outro lado da rua. Em pouco tempo, as outras pessoas que se deparam com o caderno acrescentam suas verdades mais íntimas — e acabam se encontrando pessoalmente no café da Monica. Os personagens de O pequeno caderno das coisas não ditas — incluindo Hazard, o viciado charmoso que faz a promessa de ficar sóbrio; Alice, a fabulosa mãe influenciadora cuja vida real é muito menos perfeita do que parece online; entre outros — são peculiares e engraçados, devastadoramente tristes e dolorosamente reais.Esta é uma história sobre ser corajoso e mostrar seu verdadeiro eu — e descobrir que isso não é tão assustador quanto aparenta. Na verdade, se parece muito com felicidade.

Postar um comentário