Resenha | A empregada, de Freida McFadden

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

 Quais são os segredos que uma casa esconde? É o que vamos descobrir ao longo de "a empregada", o livro mais comentado do momento. 

Freida McFadden


Millie tem um passado problemático e tudo que ela precisa nesse momento de sua vida é arranjar um emprego e ser grata por ele. E é quando Nina e Andrew Winchester a aceitam como empregada.

Só que nada será tão fácil assim. Millie limpa a casa deles de cima a baixo, pega a filha do casal na escola, prepara refeições para a família e faz tudo o que desejarem. Ela tenta não reclamar de absolutamente nada, nem mesmo quando Nina começa a provocá-la, deixando a casa ainda mais suja.

No entanto, nada do que parece realmente é. Nina conta diversas mentiras e tortura psicologicamente seu marido que parece totalmente fragilizado. Tudo o que Mille faz é ignorar, afinal, ela não está em posição de nada porque se descobrirem sobre seu passado, o que fariam com ela?

Sabe aquele livro que te fisga logo na primeira página e que você precisa ler até encontrar todas as respostas? Foi exatamente dessa forma que "a empregada" me deixou: viciada.

Não tenho o hábito de ler livros de suspense/mistério/thriller psicológico, mas quando vi tantas pessoas comentando dessa obra, pensei em dar uma chance e ainda bem que fiz, afinal, é aquele livro que cada plot se conecta de alguma forma.

Sim, cada plot. O livro é dividido em três partes e na primeira tudo parece ameno. O leitor vai conhecendo mais sobre a Millie e a família Winchester. Vai começando a criar algumas teorias, mas é no final dessa primeira parte que algo revelador acontecendo, despertando ainda mais a vontade em seguir com a leitura e desvendar ainda mais sobre a trama.

A parte dois foi a mais impactante para mim. Não sei se por não ter o costume de ler obras dessa forma, mas tudo que acontece ali é com bastante precisão e faz perfeitamente sentido para tudo que já foi lido. E é desse ponto em diante que a leitura começa a ficar mais frenética, mas num sentido bom!

E é claro que a autora Freida McFadden fez um gancho perfeito no final da segunda parte para começar a terceira e te deixar ainda mais envolvido na trama dessa família e da empregada. É quando vamos desvendar todos os segredos e todas as peças começam a se encaixar perfeitamente.

O que mais gosto de obras do gênero é a forma como instiga a curiosidade e nos faz criar inúmeras teorias em cada capítulo. Além disso, é possível perceber muito nas entrelinhas também, principalmente no quesito de personalidade e ações de todos os personagens envolvidos.

Então posso dizer que "a empregada" apresenta capítulos curtos, uma narrativa bem envolvente e foi uma ótima surpresa. A obra fechou da maneira ideal, ligando perfeitamente todos os pontos. 

É um livro que merece todo o hype, sim, e que apesar de criar diversos conceitos de tudo que está sendo narrado, a autora ainda foi capaz de surpreender. Então vale a pena dar uma chance, principalmente se vai te tirar da zona de conforto, assim como foi comigo.


Freida McFadden
Título original:
Escritora: Freida McFadden
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2023
Gênero: suspense / mistério / thriller psicológico
Classificação: +17

SINOPSE
Todos os dias, Millie limpa a casa de Nina e Andrew Winchester de cima a baixo. Pega a filha deles na escola. Prepara refeições deliciosas para a família toda antes de poder se recolher e enfim comer o próprio jantar, sozinha em seu quarto minúsculo e claustrofóbico no sótão.

Quando Nina passa a sujar todos os cômodos de propósito só para assisti-la limpar, Millie tenta não perder a cabeça. Quando ela conta mentiras perturbadoras sobre a própria filha e tortura psicologicamente o marido, que parece mais e mais fragilizado, Millie tenta ignorar.

Afinal, com seu passado problemático, ela tem mais é que agradecer por ter conseguido esse emprego.

No entanto, ao olhar bem dentro dos lindos e doces olhos de Andrew e ver o sofrimento contido neles, Millie não consegue deixar de imaginar como seria ter a vida de Nina. O closet cheio de roupas, o carro elegante, o marido perfeito.

Logo os Winchesters vão descobrir que não fazem a menor ideia de quem Millie é de verdade. Nem do que ela é capaz de fazer...

Postar um comentário