Resenha | Prisioneiros do Tempo e do Sangue (Everless #1 e Evermore #2), de Sara Holland

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

O que fazer quando o seu tempo é roubado e seus dias estão esgotando? Como lidar com toda essa hierarquia onde os ricos controlam tudo, até mesmo o tempo, e você luta para sobreviver? Com essa premissa instigante que a história de Everless, de Sara Holland, acontece.

Sara Holland


Nessa obra somos apresentados ao reino de Sempera, onde os ricos possuem o controle de tudo. Desde a era da alquimia e da magia, horas, dias e anos são extraídos do sangue e vinculados a moedas de ferro. Isso faz com que aristocratas como a família Gerling vivam por séculos, enquanto os pobres sangram até a morte.

Impossível não sentir uma raiva disso, né? E é exatamente esse rancor que Jules Ember carrega. Uma década atrás, ela e seu pai eram serviçais em Everless, uma propriedade dos Gerling, até que algo acontece e eles foram obrigados a fugir do local.

Porém, Jules está desesperada para ganhar mais tempo e é quando uma proposta surge para auxiliar nas preparações para o casamento de Roan, o mais jovem lorde, que ela retorna para Everless e vê uma grande oportunidade se abrir ao seu caminho.

Só que para isso, ela terá que lidar com o irmão do Roan, Liam, os rumores que circulam a cidade e muitos perigos em seu caminho. Além de descobrir mais sobre si mesma e inúmeros segredos que serão revelados ao longo da sua estadia em Everless.

Essa foi a primeira fantasia que li agora, em 2023, e devo dizer que acabou me fisgando bastante pela trama e todos os acontecimentos. Ver uma personagem que luta contra o tempo, luta pela sua sobrevivência e as pessoas de uma hierarquia maior tem todo o controle sobre ela e do mundo, é algo que realmente me instigou muito.

Comecei a leitura de Everless já me envolvendo com a história de Jules e o porquê ela queria voltar para onde teve que fugir. Ela precisava de tempo; seu pai precisava de tempo. Como conseguir isso se não servindo a rainha e todos do reino?

Uma decisão perigosa, eu diria. Mas mesmo assim, mostrou como Jules é uma personagem corajosa e pronta para lutar contra qualquer situação para conseguir o que quer.

E como é de se esperar, essa ida dela para lá traz inúmeras revelações. Ela descobre mais sobre seu passado, sobre segredos que sempre foram mantidos longe de sua vida e a curiosidade começa a instigá-la a desvendar mais sobre isso, além de lidar com todas as outras situações que acontecem em volta de Everless.

O final do primeiro livro é aberto, afinal, tem o segundo e último livro da duologia, Evermore, que relata os caminhos que Jules e outros personagens tomaram após as decisões e todos os acontecimentos.

Nessa segunda obra, Jules sabe que as lendas que ouviu na sua infância são verdadeiras. Ela tem passado por situações que mostram o quanto precisa lutar e lidar com tudo aquilo que achava impossível. E é quando ela precisa mergulhar nas histórias do seu passado e correr contra o tempo para se salvar.

Não vou me aprofundar muito, afinal, Evermore é o segundo livro de fantasia, mas para expressar o que achei sobre a segunda obra, sem spoiler, é que ela concluiu da maneira que deveria ser concluída.

O que quero dizer é que a obra acabou sendo previsível. Tanto Everless quanto Evermore são livros com um enredo simples, fácil de entender e de se envolver. Mas eu não sou uma pessoa tão apta ao gênero de fantasia, então para mim, as obras acabaram atendendo minhas expectativas.

Porém, acredito muito que quem já gosta muito de ler fantasias, talvez ache a história muito tranquila. Há conflitos, há luta pela sobrevivência, há uma personagem forte e determinada lutando para sobreviver, mas em muitos momentos, alguns acontecimentos são lineares e deixam a leitura mais amena.

Num contexto geral, acabei gostando dessa duologia, sim, apesar de alguns momentos já imaginar qual seria o plot de cada obra. Everless, o primeiro livro, acabou me conquistando mais do que o segundo, Evermore.

Recomendo essa duologia para quem quer iniciar ao gênero de fantasia ou quem tem curiosidade em se aventurar pelo reino de Sempera e conhecer a antiga lenda de que o coração da bondosa Feiticeira foi roubado e todo o povo do reino ficou condenado a viver e morrer de acordo com o tempo preservado no sangue.


Sara Holland
COMPRE EVERLESS

  • Título original: Everless
  • Escritora: Sarah Holland
  • Editora: Morro Branco
  • Páginas: 368
  • Ano: 2019
  • Gênero: fantasia
  • Classificação: +14

SINOPSE EVERLESS

No Reino de Sempera, os ricos controlam tudo ― até o tempo. Desde a era da alquimia e da magia, horas, dias e anos são extraídos do sangue e vinculados a moedas de ferro. Agora, aristocratas como a família Gerling prosperam por séculos, enquanto os pobres sangram até morrer.

E ninguém guarda mais rancor deles do que Jules Ember. Uma década atrás, ela e seu pai eram serviçais em Everless, a propriedade feudal dos Gerling, até que um fatídico acidente os obrigou a fugir. Agora, desesperada para ganhar mais tempo, Jules precisa retornar a Everless em meio às preparações para o casamento de Roan, o mais jovem lord Gerling, com a filha da Rainha.

Entre a inesperada bondade de Roan, a crueldade de seu irmão Liam e os terríveis rumores que rondam a Rainha, Everless traz mais tentações ― e perigos ― do que Jules jamais imaginou. As histórias de sua infância começam a ganhar outro significado, revelando um passado que ela mal reconhece e uma rede de nefastos segredos que podem mudar o seu futuro ― e o curso do próprio tempo ― para sempre.


Sara Holland

COMPRE EVERMORE

  • Título original: Evermore
  • Escritora: Sarah Holland
  • Editora: Morro Branco
  • Páginas: 352
  • Ano: 2022
  • Gênero: fantasia
  • Classificação: +14


SINOPSE EVERMORE

Retorne a Sempera para a conclusão surpreendente de um conflito eterno, forjado em sangue e tempo.

Jules Ember cresceu ouvindo as lendas sobre a magia do perverso Alquimista, que roubou o coração da bondosa Feiticeira e condenou o povo de Sempera a viver e morrer de acordo com o tempo preservado no sangue de cada um. Enquanto a aristocracia desfruta de vidas prósperas por séculos, os serviçais mal vivem alguns anos.

Mas agora Jules sabe a verdade. As lendas não são meras histórias e sua vida está intrinsecamente entrelaçada à existência do Alquimista. E com o retorno da Feiticeira, em busca do coração roubado há séculos, um conflito eterno finalmente se aproxima de sua conclusão.

Forçada a fugir de Everless e a mergulhar nas histórias perigosas que assombram o seu passado, Jules terá de correr contra o tempo se quiser salvar a pessoa que capturou o seu próprio coração. Apenas ao enfrentar o seu passado ela poderá quebrar a maldição que vincula o tempo ao sangue e libertar não só Sempera, mas a si mesma.


Postar um comentário