7 livros com personagens adolescentes para você conhecer

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

 Livros young adult, também conhecidos como jovem adulto, são obras que me conquistam muito! Por isso separei 7 obras com personagens adolescentes e que você deveria dar uma chance.

livros jovem adulto


Para quem não conhece o termo, young adult é um gênero literário com protagonistas adolescentes, na faixa de 14 a 17 anos.

Dentro dessas obras, temas como identidade, sexualidade, depressão, suicídio, relacionamento familiar, amoroso, status social, bullying, entre outros, são abordados.

E como eu gosto de livros onde tem personagens nessa faixa etária e gosto de conhecer mais sobre a sua jornada, separei algumas obras que vale a pena dar uma chance.

Confira!


Já disse que te amo?

Estella Maskame
Três verões inesquecíveis de segredos, mágoas e amores proibidos e avassaladores.

Eden Munro foi para a Califórnia aproveitar o sol, as praias e celebridades. Seria um verão maravilhoso se ela não tivesse que conhecer sua nova família, repleta de estranhos: um pai que não vê há três anos, uma madrasta simpática até demais e três irmãos postiços.

Na casa chique, ela vai ter que ficar bem ao lado do quarto de Tyler Bruce, o mais velho dos irmãos. Ele tem olhos verdes que transbordam raiva e sarcasmo, um ego maior que uma mansão de Beverly Hills e cara de poucos amigos. Eden nunca tinha conhecido alguém tão desagradável e tão... intrigante.

Aos poucos, Eden tenta entender o que faz de Tyler uma pessoa tão envolvente quanto o clima da Califórnia. Em meio às festas e às novas amizades, ela percebe que está se apaixonando pela única pessoa que não deveria.


Tweet cute

Emma Lord
Pepper é capitã da equipe de natação, aluna de destaque e perfeccionista crônica. Sua família pode estar em ruínas, mas a rede de fast-food de que são donos não para de crescer – principalmente graças a Pepper, que administra a conta do Big League Burger no Twitter ao mesmo tempo em que equilibra todas as suas obrigações pessoais off-line. 

Jack é o palhaço da turma e um tormento constante para Pepper. Quando ele não está lutando para sair da sombra de seu irmão gêmeo superpopular, está ocupado trabalhando na lanchonete de sua família. Sua relação com o estabelecimento que lhe garantirá um futuro é de amor e ódio. Mas, quando o Big League Burger rouba a icônica receita de queijo quente de sua avó, ele fará o que for preciso para derrubar o concorrente, custe o que custar.

Tudo vale a pena se a fatia não é pequena – bem, isso até a briga de Pepper e Jack viralizar no Twitter. Mal sabem eles que, enquanto brigam publicamente com memes sarcásticos e batalhas de tweets, eles também estão se apaixonando na vida real, em um aplicativo de bate-papo anônimo criado por Jack. À medida que suas travessuras virtuais aumentam e a batalha fica cada vez mais pessoal, o relacionamento deles também se aprofunda.

É quando esses dois rivais não poderão mais ignorar que estão destinados ao romance mais inesperado, estranho e cheio de sensações de suas vidas.



Nós somos inevitáveis

Gayle Forman
Aaron Stein acreditava que livros eram milagres. Mas sua fé acabou. Mesmo trabalhando no sebo da família, o único livro que Aaron suporta ler ultimamente fala da extinção dos dinossauros.

É um tema que ele conhece muito bem, agora que o irmão e a mãe partiram e os amigos o abandonaram, deixando-o sozinho com o pai na loja de uma cidadezinha onde ninguém mais parece ler, à espera do inevitável fim.

Então, quando se depara com a oportunidade de vender a livraria, Aaron a aproveita, pensando que é a única forma de sair daquela situação. O que ele não imaginava era que Chad, um conhecido da época do colégio que agora é cadeirante, e um grupo de velhos lenhadores resolveriam tomar para si o projeto de reconstruir a loja.

E ele com certeza não esperava conhecer Hannah, uma linda e corajosa musicista, que talvez seja exatamente o tipo de inevitável pelo qual vinha esperando.

Todos eles ajudarão Aaron a compreender tudo que perdeu, tudo que ganhou, quem ele é agora e quem deseja ser. E lhe mostrarão que a destruição nem sempre leva à extinção – às vezes, leva à criação de algo completamente novo.




Quando não há palavras

julie Buxbaum
Às vezes, tudo o que precisamos é de uma nova perspectiva para entendermos o mundo.

Quando uma improvável amizade começa a surgir entre Kit Lowell, uma das meninas mais populares do ensino médio, e David Drucker, o garoto nerd e isolado, todos ficam surpresos... principalmente Kit e David. A garota está tendo dificuldades em lidar com a perda do pai após um acidente de carro, e acaba apreciando a honestidade contundente de David. Na verdade, parece que ele é o único capaz de ser objetivo sobre diversos assuntos, inclusive a morte, e ela acha isso estranhamente revigorante.

David, que não tem muitos amigos e é vítima constante de bullying na escola, fica encantado com a atenção que recebe de Kit e natureza curiosa da nova amiga. Quando ela lhe pede ajuda para descobrir mais sobre o trágico acidente de seu pai, David topa na hora. Mas nenhum deles poderia prever o resultado dessa busca; nem sempre é fácil lidar com a verdade.


Instruções para dançar

nicola yoon
Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar.

Afinal, como Evie tem aprendido, mesmo as maiores histórias de amor terminam com um coração partido.

Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, mais conhecido como X.

O jovem é o oposto de Evie: aventureiro, apaixonado, ousado. Ainda por cima, tem como lema de vida dizer sim para tudo – inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer.

Apaixonar-se por X definitivamente não estava nos planos de Evie. Se as visões lhe ensinaram alguma coisa, é que ninguém escapa ileso do amor. Mas, à medida que os dois se aproximam, ela é forçada a questionar tudo o que achava que sabia. No fim das contas, será que o amor vale a pena?



Nosso lugar entre cometas

Fernanda Nia
A série de livros Cometas da Galáxia é o único ponto em comum entre uma menina destemida, um garoto inseguro e uma jovem fugindo de si mesma. Ou, ao menos, é o que Lorena, Gabriel e Stefana pensavam, até que a criadora da série vem pela primeira vez ao Brasil para o maior evento literário do país, a LivroCon.

A visita de Cassarola Star, que deveria ser a melhor notícia que os três já tiveram em seus 17 anos de vida, se torna uma jornada cheia de obstáculos em busca da chance de conhecer a famosa autora. Só que nem o plano mais mirabolante para encontrá-la vai funcionar enquanto cada um não vencer os próprios desafios.

Lorena acha que todo mundo é seu inimigo – especialmente o Gabriel. Gabriel tem dificuldade de se abrir para as pessoas e assumir os próprios gostos e sonhos, principalmente para amigos e familiares. E Stefana sonha em vestir seu tão amado cosplay, mas morre de vergonha de chamar atenção, além da insegurança que tem com o corpo.

No fim das contas, o que está em jogo é a mudança mais significativa que poderia acontecer em 24 horas: a coragem de entender quem somos e do que gostamos.


Oceano entre nós

Tahereh Mafi
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América passam por um momento muito turbulento. Mais turbulento ainda para alguém como Shirin, uma garota muçulmana de 16 anos que está cansada de ser estereotipada.

Shirin não se surpreende mais com as atitudes horríveis das pessoas. Está cansada dos olhares atravessados, dos comentários degradantes - até mesmo da violência física - que ela suporta como resultado de sua etnia, de sua religião e do véu que ela usa todos os dias.

Para se proteger de tudo isso, ela constrói barreiras ao seu redor e não permite que ninguém se aproxime dela o suficiente para machucá-la. Mas tudo muda quando Ocean James surge em sua vida – a primeira pessoa que realmente demonstra querer conhecê-la de verdade. E isso a apavora, pois eles parecem vir de dois mundos irreconciliáveis. Shirin está com a guarda levantada há tanto tempo que não tem certeza se será capaz de baixá-la.


Postar um comentário