Resenha | Amigos, amores e aquela coisa terrível, de Matthew Perry

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

 Todo mundo conhece Matthew Perry pelo seu icônico personagem em Friends - o querido e amado Chandler Bing. Mas o que muitas pessoas não sabem é que por trás das suas aparições, ele estava enfrentando momentos delicados e conturbadores, que quase o levaram à morte.

Matthew Perry


“Oi, meu nome é Matthew, embora talvez você me conheça por outro nome. Meus amigos me chamam de Matty. E eu devia estar morto.”

Logo nessa primeira frase, você já consegue imaginar o impacto que a obra "amigos, amores e aquela coisa terrível" vai proporcionar, certo? E foi exatamente essa sensação em cada capítulo.

Friends é um dos meus seriados favoritos e apesar de não ter o costume de ler biografias, devo dizer que essa eu tive que ler. Tive que conhecer a história por trás de sua vida. Entender os motivos que o levaram a se tornar um dependente.


"Ninguém pensa que alguma coisa ruim vai acontecer na própria vida. Até que acontece." (pág. 25)

 

Nessa biografia, Matthew Perry conta exatamente tudo que enfrentou em sua vida ao longo dos seus 50 e poucos anos. Conta histórias da sua infância, momentos que marcaram muito a sua vida e o transformaram em quem ele é hoje. Em como Friends salvou a sua vida também.

Nesse ponto foi onde eu senti meu coração quentinho, afinal, quantas vezes uma série ou um livro pode salvar as nossas vidas? E ver que Matthew foi salvo por ter feito um dos seriados mais famosos e aclamados do mundo, assim como o mesmo também foi capaz de salvar várias outras pessoas, me deixa feliz por ele.

E aqui ele fala com todo carinho sobre a série, sobre os criadores e sobre o elenco. É perceptível como eles criaram um vínculo bem grande durante as gravações, em como um ajudava o outro sempre que possível. Era um laço realmente de amizade e companheirismo. Achei lindo ler esse relato.

Porém a jornada do ator não foi fácil. Ele realmente vivenciou momentos onde chegou ao fundo do poço, passou por incontáveis cirurgias, teve inúmeros relacionamentos fracassados e vários papéis que não o deixavam realmente feliz com o rumo que estava seguindo.

Matthew sempre quis ser famoso. Sempre quis ser salvo dessa doença, mas levou muitos anos e diversos acontecimentos para realmente entender o que ele queria em sua vida.

É perceptível em sua fala, em cada capítulo, em como ele queria ser amado. Em como ele queria ser visto e receber ajuda das pessoas. Porém, em vários momentos na reabilitação, ele tinha a sua recaída. Ele queria apenas se sentir feliz e completo e, para ele, as bebidas e as drogas eram o melhor caminho.


"Sabe quando, às vezes, o universo tem planos para você que são difíceis de acreditar, quando o mundo quer uma coisa para a sua vida apesar de você ter feito de tudo para bloquear esse caminho?" (pág. 99)


Triste em pensar nisso. Doloroso em ler tudo aquilo. Mas é a história dele. É a sua história sendo contada para o mundo. O mundo conhecendo quem o Matthew Perry é de verdade. Quem ele é e sempre foi antes de ser Chandler Bing.

Esse é um livro que você precisa estar preparado para conhecer o outro lado do ator. Um lado que talvez tenha sido comentado em diversos momentos, mas que não foi totalmente detalhado. Um relato de superação, de uma jornada com diversos altos e baixos (principalmente baixos), mas que ele teve a oportunidade de estar vivo e de contar.

Matthew foi extremamente corajoso em contar sobre sua jornada, abrir seu coração, contar seus medos, seus pensamentos e em como essa doença pode acabar com a vida de qualquer um, independente do seu status.


"Porém, nos últimos anos, comecei a entender a importância de Friends para as pessoas. E desde o começo sabíamos que a série seria muito, muito especial." (pág. 111)

 

Uma biografia que todo fã de Friends e fã do autor deveria ler. Mas lembre-se que essa é uma história verdadeira, de partir o coração e que contém muitas referências de drogas e alcoolismo. Então cuidado com os gatilhos!


Matthew Perry
Compre na AMAZON

  • Título original: Friends, lovers, and the big terrible thing: a memoir
  • Escritor: Matthew Perry
  • Editora: Best Seller
  • Páginas: 294
  • Ano: 2023
  • Gênero: biografia
  • Classificação: +17
SINOPSE
“Oi, meu nome é Matthew, embora talvez você me conheça por outro nome. Meus amigos me chamam de Matty. E eu devia estar morto.”

Assim começa a fascinante narrativa do aclamado ator Matthew Perry, que nos guia pelas intensas e sensíveis memórias de sua trajetória, desde a ambição de infância em alcançar a fama à luta contra o vício e à sua recuperação após um susto ocasionado por um problema de saúde que pôs em risco sua vida. Antes das frequentes visitas ao hospital e passagens por centros de reabilitação, havia o pequeno Matthew de 5 anos, que viajou de Montreal a Los Angeles, se dividindo entre pais divorciados; o adolescente de 14 anos, uma estrela do tênis canadense em nível nacional; o jovem de 24 anos, que conquistou o cobiçado papel como um dos protagonistas do piloto da tão comentada e até então intitulada série Friends Like Us… e muito mais.

Postar um comentário