Resenha | Um pequeno gesto de gentileza, de Lucy Dillon

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

 Já imaginou como um pequeno gesto, por menor que seja, pode mudar bastante a vida de alguém? É exatamente com essa reflexão que começo a resenha de "um pequeno gesto de gentileza", um livro escrito por Lucy Dillon e publicado pela Editora Arqueiro através do selo Romances de Hoje.

Lucy Dillon


Aqui nessa história vamos conhecer a jornada de duas mulheres: Libby e Alice.

Libby é uma mulher bem otimista e sonhadora. Tem a vida que sempre esperou em Londres, porém, sua vida muda no instante em que seu sogro morre e ela e o marido se mudam para o interior da Inglaterra para ajudar a sua sogra a cuidar do hotel da família.

Essa mudança de rotina poderia ser o auge para que Libby mudasse os eu humor também, mas ela fica realmente animada para transformar a simples hospedagem em um hotel butique. Só que nem tudo são flores e, aos poucos, ela vai percebendo coisas das quais não gostaria.


"É engraçado como queremos sempre ser diferentes quando somos crianças, e, depois, exatamente iguais a todo mundo quando crescemos." (pág. 43)

 

E como se a vida de Libby não pudesse acontecer mais nada, ela testemunha um atropelamento em frente ao hotel.

Alice, a nossa outra personagem e vítima do acidente, perde a memória e não sabe quem é ou porquê estava naquele lugar. Sem documentos e até mesmo seu celular, ela não consegue dar nenhuma informação para a polícia local para ajudá-la encontrar pessoas próximas.

E é quando Libby lhe oferece abrigo e toda a história começa acontecer.


"Era assim que alguém sabia quem era. Uma vida inteira de episódios anedotas, testes e momentos confirmados e catalogados por amigos. E, se eles desapareciam - os amigos e as memórias -, como era possível saber quem você era sem ter que começar tudo de novo?" (pág. 72)

 

"Um pequeno gesto de gentileza" era um livro que já estava há alguns meses na minha estante e não sei porquê, mas estava um pouco relutante em lê-lo. Porém, assim que fui me aventurando em cada capítulo, percebi que foi a melhor leitura para finalizar o ano de 2022.

Lucy Dillon trouxe uma história de gentileza, amizade, companheirismo e confiança.

Ao longo dos capítulos vamos conhecendo melhor Libby e tudo que tem acontecido em sua jornada, desde a restauração do hotel, as mentiras que lhe foram contadas ao longo dos anos e em como ela irá se reencontrar no meio desse avalanche de emoções.


"Os cães têm uma coisa... eles vivem o momento presente, então você acaba diminuindo o ritmo também e aprecia as pequenas coisas. E eles são uma companhia adorável." (pág. 127)

 

Por outro lado, embarcamos junto com a Alice em sua dificuldade em recuperar a memória, em saber quem ela realmente é, quem são as pessoas de sua família e como ninguém a procurou até aquele momento.

Então com esses capítulos intercalados, a autora me deixou extremamente envolvida na trama e na trajetória de cada uma. Cada virar de página me fazia desejar mais, em descobrir mais, em buscar respostas para cada uma das dúvidas que pairavam na cabeça das personagens.

Gostei muito de acompanhar essas jornadas, mas devo dizer que só não fiquei ainda mais encantada por tudo porque o final deixou a desejar.


"É possível confiar nos nossos instintos quando não conhecemos as pessoas? Ou os instintos são apenas uma reação às coisas que as pessoas nos contam?" (pág. 167)

 

A autora trabalhou perfeitamente cada detalhe da obra, fazendo com que o leitor se conectasse em diversos momentos com Libby e até mesmo com a Alice, trabalhou em questões importantes, principalmente quando a personagem volta com a sua memória, mas o final ficou realmente rápido.

Esse é o único ponto que tenho para ressaltar dessa obra, pois "um pequeno gesto de gentileza" foi um livro que me conquistou bastante, principalmente na generosidade de Libby em ajudar uma pessoa desconhecida e como ela tem um coração gigante, principalmente no quesito de perdão.

Também adorei acompanhar a forma como Alice foi retornando à sua vida. Como pequenos acontecimentos podem gerar gatilhos em nossas vidas e isso nos trazer memórias há muito tempo esquecidas ou até mesmo perdidas.


"A única pessoa que importa, a única pessoa que realmente te conhece é você. E, se você acha que é o tipo de pessoa que pode se recuperar depois de passar por algo assim, continuar e terminar o trabalho, então você é. Você só não tinha precisado fazer isso até agora. Não significa que não tenha sido essa pessoa o tempo todo." (pág. 269)

 

E é claro que a amizade que ambas construíram foi realmente incrível! É aquela amizade que aconteceu do nada, em um momento bem inesperado, mas que se tornou algo que tanto Libby quanto Alice precisavam naquele momento.

Então posso finalizar essa resenha dizendo que vale a pena, sim, dar uma chance para essa obra. É aquele livro que nos faz torcer pelas personagens e nos deixa realmente envolvida do começo ao fim em descobrir como tudo irá acontecer.


Você pode gostar também:

Lucy Dillon
Compre na AMAZON

Título original: One small act of kindness
Escritora: Lucy Dillon
Editora: Arqueiro
Páginas: 416
Ano: 2022
Gênero: chick-lit / romance
Classificação: +14

SINOPSE
Libby é uma mulher otimista e sonhadora que leva uma vida bastante sofisticada em Londres. Com a morte de seu sogro, ela e o marido decidem ir para o interior da Inglaterra, para ajudar sua sogra a cuidar do hotelzinho da família.
   É uma mudança e tanto na rotina dos dois, mas Libby logo fica animada para transformar a simples hospedagem em um hotel butique. Em pouco tempo, porém, ela percebe que esse projeto é muito mais estressante do que imaginava. Além disso, apesar de estar convivendo bem mais com o marido, ela nunca se sentiu tão sozinha.
   Um dia, ao testemunhar um atropelamento em frente ao hotel, Libby não faz ideia de que sua vida está prestes a mudar drasticamente de novo. Alice, a vítima do acidente, perde a memória e, como está sem telefone ou documentos, ninguém consegue saber sua origem. Enquanto ela não se recupera, Libby lhe oferece abrigo.
   De maneiras diferentes, as duas mulheres se veem em uma crise de identidade, e esse pequeno gesto de gentileza de Libby dá início a uma reação em cadeia de novos começos para elas e todos ao seu redor.

4 comentários

  1. Boa noite . Acabei de ler o livro e realmente deixou muito a desejar o final, eu esperava muito mais , a autora esqueceu até do desfecho da Fido :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente foi nesse final que senti falta de um desenvolvimento também :( o que é uma pena

      Excluir
  2. o romance é entre quem? tô louca pra ler, mas sinto que vai ter mais amizade do que romance! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros do selo romances de hoje são focados em outros tópicos além do romance. Então aqui vamos ter duas histórias e dois desenvolvimentos.

      Excluir