Resenha | Uma farsa de amor na Espanha, de Elena Armas

terça-feira, 5 de julho de 2022

 O que você faria se tivesse que ir ao casamento da sua irmã, na Espanha, e tivesse que reencontrar seu ex que, por acaso, é padrinho do noivo? Iria sozinha ou tentaria arrumar um date para esse momento? Esse foi o grande dilema de Catalina.

Elena Armas


Catalina é uma jovem espanhola que trabalha como engenheira em Nova York e agora, com o casamento da sua irmã chegando, ela precisa de um acompanhante para esse evento tão marcante, afinal, ela contou  uma mentirinha para sua família, dizendo que ela tem um namorado americano.

Uma mentirinha inofensiva, mas que ela terá que resolver em pouco tempo. Então para lidar com tudo isso, ela vai ter que arranjar um date para esse dia. O problema é que o casamento está quase chegando a sua única opção é Aaron, o cara do escritório que ela não gosta de jeito nenhum.

Mesmo ele se candidatando à vaga de namorado de faz de conta por saber que um mês para encontrar alguém para cruzar o Atlântico é quase impossível, ela se recusa a aceitar, mas sabe que ele é sua única opção e terá que passar um final de semana inteiro com ele e em outro país. O que poderia dar errado?

Comédia romântica é um gênero que sempre conquista meu coração, ainda mais quando temos dois personagens em ambiente de trabalho, que não se suportam, mas são "obrigados" a conviverem juntos por alguns dias e toda a percepção de um para com o outro, acaba mudando.

Exatamente isso que acontece em Uma Farsa de Amor na Espanha. Catalina e Aaron trabalham juntos e ela é a única mulher no setor. Isso é um ponto que a deixa incomodada, pois alguns homens acabam sendo grosseiros e desrespeitosos com ela. Aaron é apenas calado, mas observa tudo desenrolando ali em sua frente.


"O que eles tinham era real. Um amor sincero, dedicado, palpável. Que transcendia a distância, as diferenças e os obstáculos. O tipo de amor que se via nos livros." (pág. 233)

 

Seria esse um bom motivo de Catalina odiá-lo? Talvez. Mas tem tantas coisas que aconteceram anteriormente que a faz questionar sobre sua personalidade e caráter. E conforme a história vai acontecendo, a gente vai entendendo mais sobre esse conflito que existe entre os personagens.

Posso dizer que o decorrer da trama, tudo vai ficando ainda mais envolvente. Gostei de acompanhar a dinâmica que vai surgindo entre ambos, principalmente quando viajam para a Espanha, mas também existem outras questões abordadas ao longo do livro, mostrando um pouco mais da vida pessoal de Aaron (o que me tocou bastante) e todo empoderamento de Catalina.


"No mundo real, há uma consequência para cada decisão tomada. Para cada escolha feita. Não existe um mundo perfeito em que a vida se desenrole de forma organizada, ideal. A vida é uma bagunça, muitas vezes bem difícil, e ela não espera a gente estar pronto para os solavancos na estrada." (pág. 267)

 

Com uma riqueza de detalhes, pensando sempre no contexto como um todo, Elena Armas escreveu um romance que faz o leitor se divertir bastante ao longo de cada capítulo, assim como recheia alguns parágrafos com referências de filmes e livros.

Para quem gosta de obras que aquecem o coração e proporcionam ótimos momentos, com certeza esse é um livro altamente indicado.


"Não é preciso ser jovem para que a vida mude em uma hora, alguns minutos ou mesmo alguns segundos. A vida muda o tempo todo, incrivelmente rápido e terrivelmente devagar, quando menos se espera ou depois de um tempão correndo atrás da mudança. A vida pode virar de cabeça para baixo, do avesso, de trás para a frente ou até mesmo se transformar em outra coisa totalmente diferente. E isso acontece em qualquer idade, mas, mais importante, a qualquer tempo." (pág. 424)


Elena Armas
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: The Spanish Love Deception
Escritora: Elena Armas
Editora: Arqueiro
Páginas: 448
Ano: 2022
Gênero: romance / chick-lit

SINOPSE
Catalina Martín é uma jovem espanhola que trabalha como engenheira em Nova York. Com o casamento da irmã se aproximando, ela precisa desesperadamente de um acompanhante, porque não quer encarar sozinha toda a família e, principalmente, o irmão do noivo, que é ninguém menos do que seu ex.
Sentindo-se pressionada, ela conta uma mentirinha inofensiva sobre ter um namorado americano. E agora todos em sua pequena cidade estão ansiosos para conhecê-lo.
Lina tem apenas um mês para encontrar alguém disposto a cruzar o Atlântico com ela e participar da sua farsa. Mesmo assim, quando Aaron Blackford, seu colega de trabalho, se candidata à vaga de namorado de faz de conta, ela se recusa a aceitar. Embora ele seja alto, charmoso e lindo de morrer, também é condescendente, exasperante e insuportável.
Porém, quanto mais o casamento se aproxima, mais tentadora se torna a oferta.
Enquanto os dois se perguntam se serão capazes de sustentar a história por um final de semana inteiro, Lina começa a perceber que, na vida real, talvez Aaron não seja tão terrível quanto é no escritório...

Postar um comentário