Resenha | A travessia de Greta James, de Jennifer E. Smith

sexta-feira, 29 de julho de 2022

A vida de Greta James mudou completamente nos últimos tempos e desde então, ela vem fazendo o possível para conseguir lidar com todas as questões que surgem e o avalanche de emoções.

Jennifer E. Smith


Greta teve uma grande "explosão" como cantora, mas nunca foi um caminho fácil. Antes de conseguir ingressos esgotados para seu show, ela passou grande parte da sua adolescência tocando violão na garagem e se aperfeiçoando cada vez mais.

Helen, sua mãe, foi sua primeira fã e seu rosto sempre se iluminava na plateia. Em contrapartida, seu pai, Conrad, não via futuro em sua carreira, então acabava se distanciando e não prestigiando o talento da própria filha.


"É um tipo de perda particularmente estranho, quando uma coisa que você nem sequer deseja é tirada de você." (pág. 46)

 

Só que a vida de Greta muda completamente quando sua mãe morre, poucas semanas antes de lançar seu aguardado segundo álbum. Ela desmorona no palco e o vídeo viraliza. Agora, dando um tempo em sua carreira para digerir tudo o que aconteceu, ela embarca em um navio para o Alasca com o seu pai, já que era a forma que ele e a sua mãe completariam o aniversário de casamento.

Em meio a todos os acontecimentos, Greta vai tentar recuperar a sua confiança, tentar se aproximar de seu pai e vai acabar descobrindo mais do que esperava.

Já havia lido outras obras da Jennifer E. Smith, então conhecia a sua escrita. Quando soube desse lançamento, fiquei realmente instigada em conhecer mais sobre a trajetória da personagem e como tudo iria desenrolar.

Me deparei com uma história que vai além da relação entre pai e filha. Essa é uma obra que mostra uma personagem tentando superar o luto e tentando lidar com todos os sentimentos conflitantes que o mesmo é capaz de proporcionar. Também vemos uma personagem lidando com o futuro da sua carreira após um vídeo ganhar uma enorme expansão na internet, afinal, hoje em dia é muito simples ter um conteúdo viralizado, ainda mais de uma forma ruim.


"Quando falam que livros podem mudar as pessoas, eu sempre acho graça, porque sim, claro que podem. Mas no meu caso não é uma metáfora. Minha vida teria sido completamente diferente se eu não tivesse encontrado aquele livro. Ou se o livro não tivesse me encontrado." (pág. 63)

 

Então ver essa trajetória da Greta me deixou presa na história. Em muitos momentos ficava um pouco incomodada com algumas falas de seu pai. Entendo por ser um personagem na terceira idade, estar triste por ter perdido sua amada esposa, mas a forma como ele e sua filha se relacionam, me deixou realmente triste. Aqui fica perceptível como há feridas abertas em ambos os personagens.

E quando Greta conhece Ben, um historiador que também está passando por um momento delicado em sua vida e está no navio para fazer uma palestra sobre o livro O chamado selvagem, que sua mãe adorava, ela percebe uma grande conexão com ele e se apoiam um no outro para compartilhar e compreender as escolhas da vida. Nesse ponto posso dizer que gostei de ver a relação de ambos. Era visível como estavam fragilizados e precisavam disso para conseguirem não só sobreviverem aos dias no navio, mas também como seguirem com a vida.


"Às vezes, Greta acha quase doloroso pensar em todas as vidas diferentes que poderia estar vivendo, saber que todas as escolhas que fez significaram a perda de tantas outras possibilidades.  Todos os dias, mais portas se fecham. Sem nem tentar, apenas por seguir em frente, compromete-se mais com a vida que escolheu. E a única forma de sobreviver é se comprometer integralmente com ela, dizer a si mesma que é a escolha certa. Mas e se não for verdade?" (pág. 180)

 

Num geral, A Travessia de Greta James foi uma leitura boa. Ela me proporcionou inúmeras emoções ao decorrer de cada capítulo: estava realmente triste em ver a relação entre pai e filha, e torcia para que tanto Greta quanto Conrad, conseguissem superar essa dor tão grande. E em outros, estava curiosa para saber o contexto final dessa história sobre luto, fama e amor.


Jennifer E. Smith
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: The unsinkable Greta James
Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2022
Gênero: romance

SINOPSE
Greta James teve uma ascensão meteórica como cantora, mas não foi um caminho fácil. Antes da fama e dos shows com ingressos esgotados, ela passou a adolescência tocando violão na garagem.
Sua primeira fã foi a mãe, Helen, cujo rosto brilhava em meio ao público dos bares onde ela começou a se apresentar. Mas nem todos a encorajaram a ir em busca de seus sonhos: seu pai, Conrad, não via futuro naquela carreira.
Greta sempre tentou provar que ele estava errado em suas previsões, mas, três meses após a súbita morte da mãe e a poucas semanas de lançar seu aguardado segundo álbum, ela desmorona no palco e o vídeo viraliza. Na tentativa de escapar da humilhação, ela aceita, relutante, acompanhar Conrad em um cruzeiro até o Alasca.
Esta acabará sendo uma viagem de descoberta para pai e filha – assim como para Ben Wilder, um historiador que também sofreu um grande baque na vida. Ben está no cruzeiro para fazer uma palestra sobre o livro O chamado selvagem, de Jack London, que Helen adorava.
Enquanto Greta procura recuperar a autoconfiança e Ben enfrenta seu futuro incerto, eles se apoiam um no outro para compreender as escolhas difíceis da vida.

Postar um comentário