Resenha | Instruções para dançar, de Nicola Yoon

sexta-feira, 27 de maio de 2022

 O amor vale a pena? Esse é um dos questionamentos que Evie tem em sua vida, após não acreditar mais nos livros que tanto amava.

Nicola Yoon


Instruções Para Dançar, lançamento da Nicola Yoon, publicado pela Editora Arqueiro, vai contar uma história onde os livros era o maior refúgio de Evie Thomas, nossa personagem principal, mas após a separação de seus pais, ela deixa de acreditar no "felizes para sempre".

Desacreditada no amor e com o coração partido, algo estranhíssimo começa acontecer em sua vida: ao ver um casal se beijando, ela é dominada por uma visão do início daquele romance até como ele irá acabar. Ela sabe o passado, o presente e o futuro por conta de visualizar um beijo apaixonado.


"Segunda chance - hoje percebo que esse é o tema menos realista de todos. Se alguém magoa você uma vez, por que lhe dar a chance de fazer isso de novo?" (pág. 13)

 

Ao investigar porque essas visões apareceram e continuam surgindo, ela vai parar em um estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo Xavier, mais conhecido como X, como seu companheiro dessa jornada.

Ele é totalmente o oposto de Evie e tem como lema de vida dizer sim para tudo - inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que ele acabou de conhecer. E ela começa a se questionar de inúmeras coisas, até mesmo se é possível escapar ileso do amor.

Se tem uma coisa que Nicola Yoon sabe fazer perfeitamente bem, é criar um contexto envolvente, cheio de enigmas, que prende a atenção do começo ao fim e com personagens que a gente se apaixonada facilmente.

Logo nos primeiros capítulos, senti meu coração apertadinho por Evie não acreditar mais nos romances em que lia por conta da separação dos pais. Me coloquei em seu lugar, afinal, em alguns momentos também já me questionei se encontraria um romance igual aos que eu lia.


"A felicidade é uma coisa engraçada. Às vezes é preciso lutar por ela. Mas outras vezes - as melhores -, ela chega por trás, segura sua cintura e puxa você para perto." (pág. 170)

 

Acredito que tudo o que acontece em nossa vida é pelo momento em que estamos vivendo, mas os livros podem nos ajudar de diversas formas. Apesar da Evie não ter percebido isso imediatamente, ela aprendeu a valorizar muitas coisas em sua vida.

Quando as visões que ela começa a ter após ver um casal se beijando, fiquei realmente presa e curiosa para entender mais sobre o real motivo disso tudo. E adorei. Adorei a forma como a Nicola explorou o assunto, mostrando em como devemos aprender a valorizar os pequenos momentos, sem fugir do incerto.


"Não sei por que perdemos pessoas que amamos nem como se espera que sigamos vivendo depois de perdê-las. Mas o que eu sei é que amar é humano. Nós não podemos evitar. Os poetas e filósofos dizem que o amor é a resposta, e o próprio motivo que nos leva a fazer a pergunta. Ele é todas essas coisas. Todas elas juntas." (pág. 214)

 

Com todo esse cenário, ainda somos apresentados com um ritmo de dança que deixa o coração quentinho. Confesso que conforme avançava na leitura, sentia vontade de praticar os mesmos passos. É quase impossível não se apaixonar por todo esse contexto criado pela autora.

E por fim, Xavier é apaixonante. Sabe aquele jovem aventureiro, apaixonado e ousado? Essas são as características perfeitas para descrevê-lo. E a forma como ele vai se conectando com Evie, deixou meu coração quentinho.

Instruções Para Dançar é uma história leve, divertida e realmente apaixonante, que vai mostrar a importância do primeiro amor e a magia dos livros, tudo com uma pitadinha de dança para deixar a trama ainda melhor.


Nicola Yoon
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: Instructions for Dancing
Escritora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Ano: 2022
Gênero: jovem adulto

SINOPSE
Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar.
Afinal, como Evie tem aprendido, mesmo as maiores histórias de amor terminam com um coração partido.
Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, mais conhecido como X.
O jovem é o oposto de Evie: aventureiro, apaixonado, ousado. Ainda por cima, tem como lema de vida dizer sim para tudo – inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer.
Apaixonar-se por X definitivamente não estava nos planos de Evie. Se as visões lhe ensinaram alguma coisa, é que ninguém escapa ileso do amor. Mas, à medida que os dois se aproximam, ela é forçada a questionar tudo o que achava que sabia. No fim das contas, será que o amor vale a pena?

2 comentários

  1. ah que legal conhecer esse livro, as vezes eu procuro por algo mais leve e divertido pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra que realmente vale a pena. Curti muito! Espero que goste também

      Excluir