Resenha | Ao Seu Lado, de Kasie West

segunda-feira, 7 de junho de 2021

 O que você faria se ficasse preso em uma biblioteca? Em Ao Seu Lado, escrito por Kasie West e publicado pela Verus, vamos conhecer a história da Autumn que, por acidente, acabou ficando um final de semana presa dentro de uma biblioteca e ela não estava sozinha.

ao seu lado


"Livros! O lugar estava cheio de livros. Podia pegar um, encontrar um canto e ler até alguém me achar. Algumas pessoas considerariam esse cen[ario um sonho que se realizava. Eu também. Havia poder nos pensamentos. Isso era meu sonho se tornando realidade." (pág. 12)

Autumn Collins estava indo viajar com seus amigos, porém, precisou fazer uma parada rápida. Sem perceber, ela estava presa dentro de uma biblioteca e seus amigos não sentiram a sua ausência. Como se não pudesse piorar ficar presa um final de semana todinha lá, ela descobre que existe mais uma pessoa trancada com ela.

Dax Miller é conhecido por uma briga da qual ele se meteu e também pelo breve período no reformatório. Somado à isso, a sua fama de antissocial não é exatamente a companhia perfeita para o final de semana. Tentando manter a calma, Autumn ainda acredita que seu quase namorado e amigos irão perceber o mais rápido possível que ela ficou para trás e que não desistiu da viagem.


"Do que eu tinha medo? De deixar alguém se aproximar? De dar a ele o poder de me magoar? De abrir mão do controle? Possibilidades não doíam tanto quanto realidades. Possibilidades são empolgantes e infinitas. Realidades são definitivas." (pág. 24)

 

Com as horas seguindo e os dias passando, Autumn percebe que ninguém irá resgatá-la no final de semana. Então ela se vê obrigada a compartilhar esses dias com Dax, assim como barrinhas de cereal. Ela acaba percebendo que ele tem muita coisa da qual não deixa transparecer e toda aquela fama são apenas boatos e ela começa a se abrir mais com ele também.

Imagina ficar presa, um final de semana inteiro, recheada de livros?  Acho que isso seria um sonho para muitos leitores. E se nela houvesse outra pessoa da qual você vê apenas de passagem no colégio, conhece toda a sua fama, mas percebe que deixa o coração palpitando mais forte? É o que realmente acontece em Ao Seu Lado.

Apesar de ser uma história clichê e a já esperar o desenrolar da mesma, a autora ainda abordou outros temas, principalmente a questão da ansiedade. Nesse ponto me identifiquei bastante com a Autumn, afinal, somente quem tem crises de ansiedade sabe bem como são algumas situações. Mas senti que a Kasie West poderia ter explorado ainda mais essa questão, assim como os dilemas enfrentados pelo Dax.


"Às vezes a ansiedade me pegava de surpresa, quando eu não estava esperando. Quando não parecia lógico. Quando eu achava que tinha feito um trabalho perfeito, esclarecendo para mim mesma um gatilho. É como se meu coração não ouvisse." (pág. 63)

 

Como eu já conhecia a escrita da autora, então foi fácil me conectar com os personagens e a trama, mas a falta de aprofundamento em algumas questões foi o que deixou a desejar, principalmente por se tratar de assuntos relevantes.

ao seu lado

Um outro ponto que me incomodou um pouco foi com relação aos amigos. Como eles simplesmente "esqueceram" da Autumn? Como esquece alguém que está viajando com você? Senti que faltou um pouco de empatia por parte deles. A Kasie explica alguns acontecimentos ao longo da leitura que justificam esse ocorrido, mas ainda assim, não era o esperado.

Gostei pela autora ter abordado temas importantes, apesar do que já citei, e também por ter conhecido um pouco mais desses personagens. De qualquer forma, Ao Seu Lado é uma leitura leve, perfeita para passar o tempo. 


"Eu é que não me aceitava como era. Era eu quem precisava me sentir mais confortável comigo mesma." (pág. 265)


Conheça também:


ao seu lado
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: By Your Side
Escritora: Kasie West
Editora: Verus
Páginas: 276
Lançamento: 2019
Gênero: jovem adulto

SINOPSE
Depois de se ver trancada acidentalmente na biblioteca pelo fim de semana inteiro, Autumn Collins não acha que as coisas podem piorar. Mas ela percebe que não está sozinha. Dax Miller está trancado com ela.

Autumn não sabe muito sobre Dax, só que ele é problema. Entre os rumores sobre uma briga em que ele se meteu (e o breve período no reformatório que veio a seguir) e sua fama de antissocial, ele não é exatamente a melhor companhia para um fim de semana. Ainda assim, Autumn tenta manter a calma e lembrar que é apenas uma questão de tempo até Jeff, seu quase namorado, perceber que a deixou na biblioteca e vir resgatá-la.

Mas Jeff não aparece. Ninguém aparece.
Diante disso, fica claro que Autumn terá que passar o fim de semana se alimentando de barrinhas de cereal e tentando conversar com um garoto que claramente não quer nada com ela. Até ela perceber que há muito mais em Dax do que ele deixa transparecer.
Conforme Autumn e Dax vão se abrindo um para o outro, ela fica impressionada com a conexão entre eles. Mas será que os sentimentos vão sobreviver quando o fim de semana acabar e a vida de Autumn voltar ao normal?

Postar um comentário